Bullying

sábado, 3 de setembro de 2011

ESCOLA PROMOVE CAPACITAÇÃO SOBRE GÊNEROS TEXTUAIS



  Aconteceu nesta quarta-feira, dia 01-09-2011,  um momento importante de Formação Continuada em nossa escola, ministrada pelas especialistas Fabiana Cantão Sena e Genaína Simone de Castro que teve como tema e objetivo uma reflexão sobre Os Gêneros Textuais e nossa prática docente, para os professores dos anos iniciais. É preciso manter o excelente nível de proficiência que a Escola  vem alcançando desde 2009 de 681,1 e em 2010 que foi de 604,00,  nas nossas turmas de alfabetização, e para isto sabemos da relevância que a reflexão da nossa prática docente interna tem, quando bem orientada e conduzida.  A Formação Continuada comtemplou os gêneros textuais,  matéria prima do trabalho nas turmas de  alfabetização e letramento. Constatamos que são queimadas etapas no trabalho com os  gêneros textuais, e que para se chegar a uma aprendizagem consistente é necessário uma sequência didática que, inciando com a oralidade, como forma de introduzir uma modalidade de texto, passa-se pela dramatização que objetiva a sistematização de um gênero e por fim a consolidação. Esta  fase é a que  o professor atualmente  mais desenvolve, atropelando assim toda uma pequena caminhada cognitiva que o aluno deveria fazer para consolidar o domínio de um tipo de texto. A ênfase docente na fase de consolidação provoca distorções na aprendizagem do aluno que pode ser levada para todos os níveis de ensino e para toda sua vida, caso não venha ser a corrigida.  O fato do professor supervalorizar e desenvolver apenas a fase da  consolidação,   provoca vários distúrbios de aprendizagem promovendo sérias consequências no processo de leitura e escrita da criança. O trabalho foi muito bem avaliado pelas participantes,  professoras  dos anos iniciais, que de início sem acreditar muito, e amparados em suas experiências e crenças  de anos de trabalho, diziam já saber como trabalhar com os vários tipos de textos, passaram a ver como interessante e fundamental  o passo a passo para o trabalho. Parabenizamos à nossa Analista Sandra Liesner, presença importante e  orientadora do trabalho junto a equipe pedagógica da escola e a  nossas especialistas Fabiana Cantão Sena e Genaína Simone de Castro que conduziram este momento com profissionalismo e responsabilidade,  marca importante do trabalho  educativo em nossa escola, mostrando mais uma vez  o compromisso que a escola tem com a expansão do conhecimento dos seus alunos. 
         O princípio que norteia o trabalho educativo  é o mesmo em todos os níveis da educação, portanto como foi uma ação da Intervenção Pedagógica que deu certo já estamos nos  organizando para estender a capacitação para os professores dos anos finais do ensino fundamental e para os professores do ensino médio.

2 comentários:

Juelice Costa Coutinho disse...

O mais gostoso da educação é que quando achamos que sabemos tudo, na verdade ainda temos muito que aprender. Parabéns ao grupo da capacitação!

diego disse...

As pessoas iam se arrepender por causa de nao dar atençao aos comerciais da nossa natureza.Nao da para ver nosso mundo se arvore e animais.