Bullying

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

DIA DO PROFESSOR, momento para refletir e discutir a profissão.

          Não poderíamos deixar passar em branco este dia. Desenvolvemos aqui em nosso blog esta pequena reflexão.   Sendo hoje o Dia do Professor e vivendo um momento de decisão importante da história do país, podemos nos prestar a  discutir esta essencialidade da vida em sociedade: SER PROFESSOR. Professor é aquele que deixa marcas. Muitas vidas são incessantemente tocadas em todo o tempo pela presença da  generosidade, e do amor  deste profissional.   Recebeu esta missão tão nobre da sociedade que é de cuidar e educar as crianças e a juventude. A fala, a escuta e a inteligência são suas armas invisíveis. Em meio a poderosas forças contrárias e alienantes que se alojam no âmago mais profundo  dos  jovens, estes lhes ensinam que existem outras possibilidades, que somos sempre chamados a construir um mundo novo firmados nos critérios da solidariedade e do amor. Estas forças seduzem a juventude para a busca das superficialidades, enquanto o professor aponta sempre para a plenitude. Sócrates  foi condenado a morte em função do seu processo educativo junto a juventude grega. Os Sócrates de hoje estão à condenados à morte do esgotamento emocional, das péssimas condições salariais e de trabalho. O jovem consciente e crítico constituía um perigo na Grécia para os poderes instituídos da polis e hoje também o status quo preferem o jovem conformista e uma sociedade passiva.   Apesar de toda aforça contrária muitas  vezes com  um simples gesto de escuta e com apenas um olhar se transforma a vida de uma criança, de um adolescente ou de um jovem. Jovem desperte... encontre-se... seja alguém. Não importa de onde seja e quem seja.  Este é o incessante apelo do professor!  É infinita a influência de um professor. Este ofício que  tem ressonâncias plenas no AMOR. Paulo Freire pontuou bem, se não fosse por um ato de amor, quantos já não teriam desistido desta profissão.  Existem elementos de imortalidade fortemente presentes nesta profissão. Deus inventou o ser humano mas o professor reinventa o mesmo a todo instante. Quantos gênios, quantos inventores, quantos engenheiros e  médicos existem como fruto de uma semente germinada pelas mãos de um professor.
                Quando os poderes capitalistas constituídos reconhecerão isto? Quando a sociedade cega pelas futilidades  aprenderá  dignificar a esta profissão?
Mural do pátio da escola.
            Nossa homenagem especial a todos aqueles que se esforçam tanto... aqueles que mudam realidades... que formam mentes e  corações. Nossa homenagem a todos os professores que fazem a educação da Escola João Beraldo.                                 Por Deodato Gomes Costa



Nenhum comentário: