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segunda-feira, 6 de outubro de 2014

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO. Recomendo todos os recursos tecnológicos abaixo aos professores. Vou acrescentando pouco a pouco todos muito bem conhecidos por mim. Já era para ter feito isto, mas é grande a correria.    Deodato
1-Google Sala de Aula, um aplicativo criado para facilitar o trabalho de educadores e alunos. Por meio da ferramenta, o docente pode gerenciar tarefas escolares, acompanhar a execução de trabalhos, criar e enviar automaticamente cópias de documentos para cada estudante e tirar dúvidas em tempo real. A ferramenta é gratuita para quem leciona na rede pública para quem leciona na rede pública, sendo necessário fazer um cadastro. A desvantagem équese precisa ter um domínio e se paga 10 dólares por ano para mantê-lo. Mas vale a pena.




http://classroom.google.com
2-Webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda informação com os alunos interagem provém da internet. Uma Webquest tem várias partes: introdução, tarefa, processo, fontes de informação, avaliação, conclusão e créditos. O planejamento de uma  Webquest é feito pelo professor e precisa de muita imaginação. Serve para: resolver um problema, solucionar um mistério, formular e defender uma opinião, analisar uma problemática e colocar em palavras uma descoberta pessoal. Depois que o professor faz o cadastro leva uma semana para enviarem o link. É totalmente gratuito.
3-Blog - Olha colegas, penso que o Blog até dispensa comentários. Nosso Girassol é um sucesso com mais de 40 mil visitas. O Blog é um espaço de ampliação da sala de aula que amplia a comunicação entre docentes e alunos.Os alunos podem dialogar entre si, com outras escolas além  de publicar textos, tecer comentários, apresentar opiniões, resolver atividades,  enfim favorece bastante a produção escrita e leitora.  Eu gosto muito desta ferramenta que vou colocar o link ao lado, pois no blogger  é muito fácil de operar.
4-HISTÓRIA EM QUADRINHOS-Todos conhecem o caráter lúdico das histórias em quadrinhos (HQs) e muitos a consideram uma forma de arte. Além de entreter, as HQs podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos mais diversos conteúdos, como geografia, matemática, história, português e idiomas estrangeiros. Baseado nestas características positivas das HQs, surgiu a proposta de desenvolvimento do software HagáQuê, um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos. O HagáQuê foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação. E, como resultado do crescente uso por pessoas com necessidades especiais, o software vem passando por um processo de redesign visando melhorar sua acessibilidade.
5-O museu representa potencialidades educativas a partir de objetos que representam a cultura material. É preciso selecionar os objetos e organizar a temática da visita. É preciso possibilitar a construção de narrativas por meio da reorganização dos objetos e de suas interpretações.
6-JOGOS ELETRÔNICOS   A aprendizagem se dá, de maneira mais satisfatória, se for realizada de forma prazerosa e é isso que os jogos promovem: uma relação de prazer entre ensinar e aprender. 
7-O PRAL é o portal de relacionamento educacional que facilita a vida dos estudantes e professores, que podem interagir por meio das várias  ferramentas oferecidas.














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