Bullying

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Devem ser reforçadas, medidas contra o Aedes Aegypti, em tempo de chuva.

Devem ser reforçadas,  medidas contra o Aedes Aegypti, em tempo de chuva.

Recomeçam agora com as chuvas toda a preocupação com a proliferação do mosquito transmissor da dengue e da febre Chincungunya. Como se só a Dengue não bastasse, apareceu mais esta novidade ruim. A questão é que necessitamos despertar a lembrança sobre os cuidados que precisam ser adotados no dia a dia para que todos voltemos a ficar atentos pois a temperatura elevada e as chuvas que tanto esperávamos e chegaram, aumentam a proliferação do vetor. Segundo estatísticas divulgadas,  80% de focos estão localizados em nossas casas. Parece que  esquecemos que a dengue é uma doença infecciosa e febril, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti e dura em torno de 10 dias. e provoca ´muita dor de cabeça, no corpo, nas articulações, por trás dos olhos somada também à muita febre.
É preciso despertar novamente a lembrança sobre os cuidados a serem adotados no nosso dia a dia.
A infecção pelo vírus chincungunya provoca febre alta, dor de cabeça, dores nas articulações e musculares. Seria ótimo se já tivéssemos uma vacina e um tratamento específico, para estes dois males, pois já tivemos algumas mortes aqui e já vimos muitos pessoas muito mal mesmo. Mas vacina ainda não tem.

É preciso reforçar equipes de conscientização junto à população da nossa cidade, sobre à necessidade de adotar hábitos preventivos e cotidianos para evitar a proliferação do mosquito. É um trabalho de educação que deve ser feito junto a população. Palestras, rodas de conversas e distribuição de material informativo devem ser promovidos com o objetivo de envolver a todos como corresponsável pela própria saúde e pela saúde de todos.
Aqui em Carlos Chagas não houve nenhuma ação relativo a instituição deste dia  pelo  Ministério da Saúde.
Nós que trabalhamos em escola podemos fazer muito junto aos nossos alunos no sentido de mobilizá-los como multiplicadores de informações, além de instituir o Dia D escolar contra dengue e a febre chicungunya, onde todos os professores montam um Plano de Aula sobre o tema e conclui com cartazes e expressões sobre o assunto. Mas é preciso ficar ao final uma conclusão maior, mais do que ter informações é preciso partir para a ação.
Ficou prejudicada a compreensão da  mensagem no outdoor próximo da ponte,  pois as partes que compõe o mesmo foram disposta em  ordem diferente da que deveria ser.
Este mosquito faz  realmente muito estrago e é uma ameaça às nossas vidas.

Nenhum comentário: