OBRAS DO SASI

OBRAS DO SASI
SASI

ESCOLA INTERATIVA

ESCOLA INTERATIVA
ESCOLA INTERATIVA

APRENDIZAGEM

APRENDIZAGEM
APOIO

AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO

DIÁRIO DIGITAL

DIÁRIO DIGITAL
DIÁRIO DIGITAL

SASI

SASI
SASI

ENEM

ENEM
ENEM

CAMPANHA CONTRA O BULLYING

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

QUANDO NÃO SE SABE PARA AONDE VAI, QUALQUER CAMINHO SERVE.-Reunião de Planejamento dia 28 de Fevereiro de 2015-Sábado a partir das 7:30 horas. Com almoço no local do Planejamento.


Todo ano durante o nosso Planejamento relembramos  a obra clássica de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas, mais especialmente a parte  em que Alice, querendo sair da casa da Duquesa, pergunta ao Gato:
__ Poderia me dizer por favor que caminho devo tomar para ir embora daqui?
     Pergunta Alice ao Gato, que se encontrava sobre uma árvore.
__ Depende bastante para onde quer ir. Respondeu o Gato.
__ Não me importa muito para onde, disse Alice
__ Então responde o Gato ... não importa que caminho tome.
    
 Resumindo  este diálogo, concluímos  que “quando a gente não sabe para onde vai, qualquer caminho serve” . Por aí vemos a importância do que é ter um ponto de partida  para  o trabalho docente,  expresso em um bom Planejamento. Não se admite mais um professor em que seu trabalho não esteja assentado sobre um  Planejamento.       É imprescindível a existência de um um bom Plano de Trabalho para que se consiga chegar a algum lugar. Planejar não é só preencher papel, é fazer recortes e refletir o que pode ser feito, a partir do esforço para se conseguir uma aprendizagem significativa e efetiva para uma boa formação das nossas crianças, adolescentes e jovens. 
Como bem nos ensina  o  romano Sêneca com sua filosofia estoica, “Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir”, neste sentido é preciso traçar os caminhos,  mesmo porque eles só existem quando caminhamos. Sêneca ainda diz que se não sabemos a que porto nos dirigimos, nenhum vento nos será favorável.

Nenhum comentário: