Bullying

domingo, 27 de setembro de 2015

27 DE SETEMBRO, DIA DE SÃO COSME E DAMIÃO. Hoje é comemorado, o dia de Cosme e Damião. Um costume que nasceu da mistura entre as religiões católica e de matriz africana. As gerações mais novas de Carlos chagas não conhecem esta tradição.

Nos dias 26 (para os católicos) e 27 de setembro (para o Candomblé e a Umbanda), comemora-se o Dia de Cosme e Damião. Aqui em Carlos Chagas era intensa as comemorações deste dia com D.Geralda de Seu Dema. As crianças divertiam muito com os tambores além de ganhar muitas guloseimas.  Cosme e Damião eram dois irmãos gêmeos  médicos e viveram na Ásia Menor. Ficaram conhecidos porque curavam pessoas e animais sem cobrar dinheiro. Morreram por volta do ano 300 d.C. degolados, vítimas de uma perseguição do imperador romano Deocleciano. Na religião católica, o dia 26 de setembro lembra os jovens que pregavam os ensinamentos de Jesus Cristo. Eles são considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina. “Não são as mesmas figuras, mas em ambas são irmãos com histórias de vida muito parecidas”, explica Pai Nino D Osumarê.

No Candomblé e na Umbanda, o dia de Cosme e Damião é 27 de setembro. Nessas crenças, eles são conhecidos como os orixás Ibejis.São filhos gêmeos de Xangô e Iansã. Os devotos e simpatizantes têm o costume de fazer caruru (uma comida típica da tradição afro-brasileira), chamado também de “Caruru dos Santos” e “Caruru dos sete meninos” que representam os sete irmãos (Cosme, Damião, Dou, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi), e dar para as crianças.
Na Igreja Ortodoxa, os santos são celebrados no dia 1º de novembro. Já os ortodoxos gregos comemoram em 1º de julho.

São Cosme e Damião também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças. Por isso, as pessoas criaram o costume de distribuir os doces para homenagear os santos ou cumprir promessas feitas a eles.
Adaptado do site de notícias EBC

Um comentário:

Antônia Vitória disse...

As mais novas gerações não conhecem o quão especial é esse dia !