Bullying

domingo, 25 de outubro de 2015

A PERSISTÊNCIA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA SOCIEDADE BRASILEIRA foi o tema da redação do enem este ano. Importante e bastante acessível exatamente por ser um problema social de grande relevância social, bastante amplo que envolve muita complexidade.

Penso que pelo fato deste ser um tema muito recorrente na sociedade e de já ter sido amplamente debatido pelo meios de comunicação,  até onde acompanhamos não vi o mesmo sendo aventado  como possível assunto do ENEM 2015.  De qualquer forma,  A PERSISTÊNCIA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA SOCIEDADE BRASILEIRA foi um  tema importante e bastante acessível exatamente por ser a violência contra a mulher um problema social de grande relevância social, bastante amplo que envolve muita complexidade. Ninguém pode negar que a mulher na nossa sociedade patriarcal, machista é vítima de vários tipos de violência, exatamente pelo fato de ser mulher. Podemos aqui elencar várias tipos de agressões: assédio moral, virtual, agressões dos companheiros, todo tipo de preconceito no trabalho. Sabemos que tudo isto tem implicações psicológicas e sociais gravíssimas.
      Sempre orientamos os nossos alunos a seguir um processo de criação do texto, buscando um esquema de: apresentar o tema, discutir suas causas, suas implicações e consequências e por fim apresentar uma proposta para dar contar de tal situação.
      Foi muito importante colocar mais de 7 milhões de pessoas para refletir sobre este grave problema da nossa sociedade em um exame de tão grande importância na vida dos jovens, pois assim se está contribuindo, para que ganhe força sempre maior a consciência de  defesa da integridade da mulher.  Que mulheres vítimas desta violência devem denunciar às autoridades legais quando estas vierem sofrer tal agressão. Aproveitamos também para parabenizar a todos aqueles que fizeram o enem. É grande o esforço empreendido. Esperamos que consigam um resultado que te garanta uma vaga na universidade pública e gratuita.

O que você achou do tema da redação do ENEM deste ano?     Deixe sua opinião aqui em nosso blog.

                                                                                                                                   Deodato

Nenhum comentário: