Bullying

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

SUPERINTENDENTE REGIONAL DA EDUCAÇÃO, MARIA HELENA, PROMOVE ENCONTRO COM TODOS OS DIRETORES DE ESCOLA DA REGIONAL O encontro foi um grande momento de congraçamento e aprendizagem!...


          Estivemos presentes no encontro de Diretores, que aconteceu do dia 02 a 04 de dezembro, no  Auditório da Escola Estadual Alfredo Sá,  convocado pela Superintendente Maria Helena, onde pela primeira vez um auditor do Estado comparece na Região do Vale do Mucuri.  O auditor, Dr. Leandro trabalhou assuntos tais como: Prestação de Contas das Caixas Escolares e Sindicâncias, bem como Orientações Jurídicas na verificação e apuração de denúncias com Inspetores de Teófilo Otoni, Aracuaí e Almenara, numa iniciativa da nossa Superintendente Senhora Maria Helena. Foi apresentado como deve ser a participação para construção da Base Nacional Comum e assim atender um chamado do MEC para tal. Distribuídos nos vários dias do encontro foram apresentados ainda outros temas relevantes para o dia a dia da escola, como: Projetos Financiáveis,  temáticas desenvolvidas nas escola, inclusive muito bem defendido  pela simpática Arlete.  As colocações acerca do tema Monitoramento do AEE, ficou por conta de Ivanilde e o Plano de Atendimento Escolar foi abordado por Jânia. Lilia levantou hipóteses prováveis sobre o quadro de escola vez que ainda não foi publicada a resolução que define o quadro de pessoal para 2016. Diante de vários questionamentos sobre o fim da efetivação, a superintendente informou que muitos esforços foram feitos, pela Secretaria de Estado da Educação,  para amenizar o impacto dessas efetivações em 31-12-2015. O último tema foi as eleições de diretores, e aí teve a participação também  de todos os candidatos não diretores. O tema foi  apresentado pelo competente Inspetor Neal, que depois abriu-se para colocações de dúvidas, questionamentos e informes relativas ao processo.  Maria Helena permaneceu todo o tempo no encontro, aconselhando, tomando posições e alertando sobre os processos de eleição que tem que acontecer dentro de um clima de respeito e ética entre os participantes, além das enfatizações do verdadeiro papel do gestor de escola frente aos desafios contemporâneos. O Encontro foi regado com um delicioso lanche, servido todos os dias e todos os Diretores tiveram pagas suas diárias para participar do momento. Apesar do ar condicionado o calor foi intenso e atrapalhou um pouco mas ajudou a criar um excelente clima de amizade e companheirismo entre diretores e servidores da S.R.E. 
         Ao final recebemos uma linda homenagem, um mimo,  oferecida pela Superintendente Maria Helena, por ocasião do dia do Diretor escolar, parabenizando a todos pelo árduo trabalho desenvolvido à frente das  escolas da regional. Maria Helena entregou uma lembrancinha para todos e trouxe também um músico que cantou e homenageou a todos presentes. Vivemos hoje um novo tempo da educação em nosso estado, onde todos estamos sendo chamados a contribuir para a construção de uma política educacional edificada a partir da escuta dos jovens, dos professores e de todos que fazem o dia a dia da educação.  O nosso encontro foi marcado pela escuta, pela fala, pelos questionamento, dentro de um clima de muita amizade e liberdade. Acabou-se o tempo em que arbitrariamente as coisas já chegavam prontas e acabadas, devendo àqueles que estavam nas bases apenas cumprir o que era determinado nos gabinetes. Que Deus dê muita saúde, força e inteligência a Maria Helena para que ela possa conduzir e liderar o processo educacional em nosso sofrido Vale do Mucuri.

Nenhum comentário: