OBRAS DO SASI

OBRAS DO SASI
SASI

Natal

Natal
natal

ESCOLA INTERATIVA

ESCOLA INTERATIVA
ESCOLA INTERATIVA

APRENDIZAGEM

APRENDIZAGEM
APOIO

AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO

DIÁRIO DIGITAL

DIÁRIO DIGITAL
DIÁRIO DIGITAL

ENEM

ENEM
ENEM

Inscrição

Inscrição
INSCRIÇÃO

CAMPANHA CONTRA O BULLYING

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

SUPERINTENDENTE REGIONAL DA EDUCAÇÃO, MARIA HELENA, PROMOVE ENCONTRO COM TODOS OS DIRETORES DE ESCOLA DA REGIONAL O encontro foi um grande momento de congraçamento e aprendizagem!...


          Estivemos presentes no encontro de Diretores, que aconteceu do dia 02 a 04 de dezembro, no  Auditório da Escola Estadual Alfredo Sá,  convocado pela Superintendente Maria Helena, onde pela primeira vez um auditor do Estado comparece na Região do Vale do Mucuri.  O auditor, Dr. Leandro trabalhou assuntos tais como: Prestação de Contas das Caixas Escolares e Sindicâncias, bem como Orientações Jurídicas na verificação e apuração de denúncias com Inspetores de Teófilo Otoni, Aracuaí e Almenara, numa iniciativa da nossa Superintendente Senhora Maria Helena. Foi apresentado como deve ser a participação para construção da Base Nacional Comum e assim atender um chamado do MEC para tal. Distribuídos nos vários dias do encontro foram apresentados ainda outros temas relevantes para o dia a dia da escola, como: Projetos Financiáveis,  temáticas desenvolvidas nas escola, inclusive muito bem defendido  pela simpática Arlete.  As colocações acerca do tema Monitoramento do AEE, ficou por conta de Ivanilde e o Plano de Atendimento Escolar foi abordado por Jânia. Lilia levantou hipóteses prováveis sobre o quadro de escola vez que ainda não foi publicada a resolução que define o quadro de pessoal para 2016. Diante de vários questionamentos sobre o fim da efetivação, a superintendente informou que muitos esforços foram feitos, pela Secretaria de Estado da Educação,  para amenizar o impacto dessas efetivações em 31-12-2015. O último tema foi as eleições de diretores, e aí teve a participação também  de todos os candidatos não diretores. O tema foi  apresentado pelo competente Inspetor Neal, que depois abriu-se para colocações de dúvidas, questionamentos e informes relativas ao processo.  Maria Helena permaneceu todo o tempo no encontro, aconselhando, tomando posições e alertando sobre os processos de eleição que tem que acontecer dentro de um clima de respeito e ética entre os participantes, além das enfatizações do verdadeiro papel do gestor de escola frente aos desafios contemporâneos. O Encontro foi regado com um delicioso lanche, servido todos os dias e todos os Diretores tiveram pagas suas diárias para participar do momento. Apesar do ar condicionado o calor foi intenso e atrapalhou um pouco mas ajudou a criar um excelente clima de amizade e companheirismo entre diretores e servidores da S.R.E. 
         Ao final recebemos uma linda homenagem, um mimo,  oferecida pela Superintendente Maria Helena, por ocasião do dia do Diretor escolar, parabenizando a todos pelo árduo trabalho desenvolvido à frente das  escolas da regional. Maria Helena entregou uma lembrancinha para todos e trouxe também um músico que cantou e homenageou a todos presentes. Vivemos hoje um novo tempo da educação em nosso estado, onde todos estamos sendo chamados a contribuir para a construção de uma política educacional edificada a partir da escuta dos jovens, dos professores e de todos que fazem o dia a dia da educação.  O nosso encontro foi marcado pela escuta, pela fala, pelos questionamento, dentro de um clima de muita amizade e liberdade. Acabou-se o tempo em que arbitrariamente as coisas já chegavam prontas e acabadas, devendo àqueles que estavam nas bases apenas cumprir o que era determinado nos gabinetes. Que Deus dê muita saúde, força e inteligência a Maria Helena para que ela possa conduzir e liderar o processo educacional em nosso sofrido Vale do Mucuri.

Nenhum comentário: