OBRAS DO SASI

OBRAS DO SASI
SASI

ESCOLA INTERATIVA

ESCOLA INTERATIVA
ESCOLA INTERATIVA

DIÁRIO DIGITAL

DIÁRIO DIGITAL
DIÁRIO DIGITAL

SASI

SASI
SASI

ENEM

ENEM
ENEM

CAMPANHA CONTRA O BULLYING

segunda-feira, 30 de maio de 2016

ATENÇÃO ESTUDANTES PARA A ABERTURA DAS INSCRIÇÕES DO PROUNI 2º SEMESTRE DE 2016 QUE COMEÇÃM NO DIA 07 DE JUNHO!

Inscrição ProUni 2016: O Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital com todas as regras e o cronograma oficial, incluindo o período de inscrições do ProUni 2016 (Programa Universidade para Todos) do segundo semestre deste ano. O prazo tem início no dia 07 de junho (terça-feira) e termina às 23h59min do dia 10 seguinte, numa sexta-feira, seguindo o horário oficial de Brasília/DF.
Criado pelo Governo Federal no ano de 2004 e instituído pela Lei nº 11.096/2005, o ProUni tem como objetivo principal democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil, concedendo bolsas de estudos integrais (100%) e parciais (50%) a estudantes de cursos de graduação e cursos de sequenciais de formação específica, em milhares de faculdades particulares. Por ano, são abertos dois processos seletivos do programa, selecionando os estudantes por semestre.
Requisitos para participar do ProUni 2016
As bolsas de estudo do ProUni 2016 segundo semestre são destinadas aos estudantes que participaram do Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio) e conseguiram nota superior a 450 pontos na média final, com um aproveitamento maior do que zero na prova de redação. Além disso, é necessário atender a pelo menos um dos requisitos para participar do processo de seleção:
1.      Ter cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública;
2.      Ter cursado o ensino médio em escolas particulares, na condição de bolsista integral na instituição;
3.      Ter cursado o ensino médio parcialmente em escolas públicas e parcialmente em escolas particulares, na condição de bolsista integral na instituição privada;
4.      Ser portador de deficiência;
5.      Ser professor da rede pública de ensino, em pleno exercício do magistério da educação básica.
Qual a renda do ProUni 2016 2º semestre? Para se inscrever no processo seletivo do Programa Universidade para Todos, o estudante também precisa se enquadrar no requisito de renda familiar. O valor máximo é diferente para os dois tipos de bolsa:
§  Bolsa integral do ProUni 2016: renda familiar mensal bruta de até um salário mínimo e meio por pessoa;
§  Bolsa parcial do ProUni 2016: renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
Os únicos candidatos que não precisam comprovar renda no ProUni 2016 são os professores de magistério da rede pública de ensino, que concorrem a vagas em qualquer um dos dois tipos de bolsa.
Como se inscrever no ProUni 2016 segundo semestre?
Antes de fazer inscrição no ProUni 2016 segundo semestre, é aconselhável que o estudante leia todo o edital do Programa, publicado no Diário Oficial da União (DOU – neste link). Assim, serão conhecidas todas as regras, exigências e datas do cronograma oficial a ser seguido.
De qualquer maneira, as inscrições do ProUni 2016 para o processo seletivo deste segundo semestre devem ser realizadas apenas via internet, na página oficial, acessível no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br/. No acesso, o candidato precisa informar o número de inscrição e a senha do Enem 2015. Desta maneira, o sistema já terá acesso ao aproveitamento do estudante no Exame, tornando possível a classificação.
Antes de escolher o curso e a instituição, é necessário atualizar o endereço de e-mail e o número de telefone cadastrados, pois estes serão os principais meios de comunicação entre o participante e a organização. Desta forma, é imprescindível que as informações sejam pessoais e válidas.
Os candidatos têm o direito de escolher até dois cursos diferentes, em ordem de preferência. Em cada curso deve ser indicado o tipo de bolsa (integral ou parcial) e a modalidade de concorrência para a bolsa selecionada. Além da ampla concorrência, também existem as modalidades de políticas de ações afirmativas, destinadas a estudantes que se autodeclaram indígenas, pardos ou pretos.
Resultado e lista de espera do ProUni 2016
resultado do ProUni 2016 segundo semestre sairá por meio de duas chamadas regulares, que acontecerão nos dias 13 e 27 de junho, respectivamente. Os aprovados na primeira chamada deverão se matricular até o dia 20. Por sua vez, quem for selecionado na segunda chamada terá até o dia 01 de julho para efetuar a matrícula. Os procedimentos para realização do registro acadêmico são informados pelas próprias instituições de ensino.
Quem não for selecionado para o curso de primeira opção e desejar manifestar interesse em participar da lista de espera do ProUni 2016 segundo semestre, precisa acessar o site oficial do Programa entre os dias 08 e 11 de julho. Além disso, é necessário entregar às instituições toda a documentação que comprove as informações prestadas durante a inscrição, nos dias 18 e 19 do mesmo mês.
A partir daí, caberá a cada faculdade analisar o documento dos candidatos em lista de espera, selecionando todos aqueles melhores classificados entre os que possuírem o direito.

Nenhum comentário: