Bullying

domingo, 22 de janeiro de 2017

A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível. Leonardo da Vinci. Blogagem Coletiva #52Semanasdegratidão

Fiquei refletindo o que poderia apresentar nesta 3ª Semana da Gratidão. Não tem como fugir do universo no qual estou inserido. As experiências vividas por aqui são ricas. Aprender com os acontecimentos do nosso dia a dia é possibilitar o nosso próprio crescimento. Em muitos momentos falta entendimento de certos descaminhos que vivemos e só diante das grandes trajédias do outro vem o reconhecimento. Perdemos o que temos de mais sensato para nos orientar: nossa cabeça. O caso da Elaine desta semana é emblemático neste sentido e exemplifica bem o caos que fazemos de pequenos fatos. É preciso redimensionar as coisas: alguém que queimou a mão com um pingo de gordura quente diante de alguém que se queimou quase toda... São os parâmetros  da situação do outro, que pode levar qualquer um a reconsiderar  e relativizar as situações difíceis da vida com as quais sempre nos deparamos. 

Vivenciei experiencias interessantes  a partir do contato que tive  com a a arte. Visitar o Museu de Arte Murilo Mendes aqui em Juiz de Fora foi espetacular.  A Arte é poderosa! E se agente deixa levar por ela  nos tornamos mais sensíveis e abertos a todas expressões humanas. Afinal vivemos o tempo da multiculturalidade. Basta que contemplemos e nos permitamos ser atravessados, tocados em nosso coração pela grande magia envolta em uma obra de arte. Ainda que diante dela ficamos a buscar o fio da compreensão do que se está vendo. Precisamos pensar que a criação humana tem sempre um objetivo simbólico, belo ou de representação de um conceito. Basta nos entregar por inteiro para alcançar o sentido maior do objeto cultural que  se encontra diante de nós, e assim vivendo a conexão com as outras dimensões aceitar o convite a seguir um caminho  para além de tudo que vemos e sentimos. 



A arte é feita de uma grande rede de afetos, de emoções e de surpresas! É fabrica de imaginário  que sublima a vida e  dribla frustações.  É uma experiênca especial de edificação do humano em nós.  Não temos como não nos emocionar diante desta expressão da Professora Edina Rezende que se encontra exposta no Museu Murilo Mendes. Um trabalho lindo com mulheres terminais e esta mulher que aparece na tela relatou, antes de falecer, que jamais em toda sua vida tinha vivido um amor, ninguém, nunca em momento nenhum havia se interessado por ela.  Quem sabe ser esta a razão do artista ter colocado em sua mão um coração, como sua maior oferenda.  Sem palavras... complete ... com o que te toca.


Lembro aqui das pessoas que batalham pelo Teatro. Trabalhos riquíssimos já foram feitos para a comunidade. Em vários deles que assisti, percebe-se o esforço de produção e a alegria de levar lições tão importantes de uma forma bem leve para muitas pessoas. Até onde vai o poder criativo do ser humano e sua expressão para alcançar a todos as pessoas com seus ensinamentos, fazê-las chorarem, sorrirem e se alegrarem com os espelhos do palco. É preciso dizer que os valores que se apreendem também com a arte:. A simplicidade, a acolhida, a gratidão, a sensibilidade, a solidariedade e a confiança são preciosidades capazes de reconfigurar o mundo individual e transportar as pessoas para uma dimensão inimaginável da vida. É interessante o trabalho do produtor Claudio Ramos daqui de Juiz de Fora. Popularizar o teatro é um desafio para os agentes de cultura, fazer chegar as pessoas este bem é um linda ação humanitária. Ele, fazendo uma Campanha de popularização do Teatro, assim que terminou o espetáculo, pediu que convidássemos a todos para ver seu trabalho. Me diverti e descontraí a beça assistindo o Velório a Brasileira no Teatro Solar. Foi como celebração do meu aniversário. Valeu a pena! 


Teatro Solar - em cartaz  Velório a brasileira.

Dia 23 de Janeiro, segunda feira é o dia da gratidão maior. Afinal é meu aniversário! O grande autor da vida me escreveu na história. O maior artista, Aquele que detém o maior poder criador do universo me inseriu no mundo, com um detalhe, colocou muitos desafios e imperfeições pelo meu caminho. Olho para trás e vejo Deus nestes pequenos detalhes desta minha história de vida. Como não ser todo gratidão. Um aniversário é um marco e pede sempre uma celebração ainda que seja uma  festa simbólica que acontece apenas no meu coração. E assim a gente se alegra, como o poeta Vinicius de Morais: "E melhor ser alegre que ser triste, alegria é a melhor coisa que existe,  é assim como a luz no coração". Obrigado Deus pela minha existência, pelo meu vir a ser...obrigado Senhor pela oportunidade de reanimar-me sempre, por todos os presentes que recebi até hoje de tantas pessoas queridas: lealdade, atenção e consideração.  

E você o que pensa de tudo isso? 
 Por  Deodato Gomes



7 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Bom dia, Deodalto!
Deus seja louvado pelo dom de ser sensível pois é o que vi em seu post e em vc!
Ter um dia para dar graças e para se dedicar, com ânimo e generosidade, à gratidão é uma beleza! é como se fizéssemos uma parada no cotidiano para restauração do nosso ser.
Abraços fraternais

Maria Reciclona disse...

Prezado Deodato.
Saber vestir as roupas da gratidão e subir ao palco do mundo para celebrar a vida, é saber, de alguma forma, dizer o indizível e buscar diariamente traduzir a arte de Deus.
Desejando-lhe um feliz aniversário, deixo um forte abraço e votos de muita saúde e paz.

Ana Maria Brogliato disse...

Olá Deodato,
Obrigada pela visita e também já quero lhe dar os parabéns pelo seu aniversário. Amanhã é seu dia de celebrar à vida e agradecer por ela.
Seu texto nos leva a uma excelente reflexão, como o exemplo da pequena queimadura diante de quem queimou todo o corpo. Isso me lembrou um outro texto que eu li há poucos dias: têm pessoas que gostariam de trocar a cor dos olhos, mas tem outras que apenas gostariam de enxergar!
Precisamos de mais gratidão e menos reclamações!
Abraços,
Ana
www.viagensebeleza.com

Sônia Rocha disse...

Deodato:
Ter o dom da arte é uma benção do céu.
Feliz aniversário.
Até breve
www.lugaresdicasecuriosidades.com

Anabela Jardim disse...

Feliz aniversário! Gratidão pela vida que é uma dádiva de Deus. Boa semana!

Anônimo disse...

Oi Deodato, também estou participando da Blogagem Coletiva #52semanasdegratidão
Feliz aniversário! Mesmo que já passou! seu texto fez meu dia mais bonito!
Abraço!
www.acasadaritablog.blogspot.com.br

Andreia Alves disse...

Olá querido Deodato!
Primeiramente quero lhe desejar um feliz Aniversário! Atrasado sim, mais desejo que o Senhor derrame bençãos sem medidas sobre ti e que Ele continue a te capacitar a fazer seu trabalho com destreza e que você seja sempre sensível a esses detalhes da vida e do ser humano!
Seu texto é ímpar! A arte traduz tudo o que há em nós de mais profundo, é ver os sentimentos do artista através de sua arte!
Sabe, fiquei triste ao saber que ela nunca foi amada! Como passar por essa vida sem conhecer o verdadeiro amor!
Foi um prazer estar com vc de novo!
Bjooo no coração. ..

https://devaneiosdocotidianoo.blogspot.com