Bullying

terça-feira, 14 de março de 2017

John sugerindo a agonia trágica de um cisne ferido de morte, proporcionou excelente discussão e um bom momento de reflexão em nossa reunião pedagógica.


Levei o vídeo postado abaixo para nossa reunião pedagógica pela emoção que desperta e pela grande lição que ele proporciona. John Lennon da Silva em sua interpretação da Morte do Cisne, não apresentava visualmente nenhuma condição que pudesse convencer sobre a qualidade daquilo que ele faria, naquele concurso em que participava. Um garoto que resolve reinterpretar uma peça tradicional do mundo do balé a partir de uma leitura bem pessoal. Corajosamente abraça a possibilidade de mostrar a Morte do Cisne, do seu jeito e o resultado foi uma expressão de intensa beleza estética que consegue tocar os corações dos seus julgadores. De julgado pela sua roupa e aparência, ele é consagrado a verdadeiro artista e portador de grande talento.  John apresenta ao público a agonia trágica de um cisne ferido de morte movimento  de uma composição maior de 1886 do francês Camille Saint-Saëns chamado de "O Cisne".

A arte surge como luz para trabalhar a questão estética, o imaginário e trazer a tona a capacidade de uma força contrária a toda e qualquer forma de acomodação. Ao assistir o vídeo do John Lennon da Silva, percebe-se que ele faz um voo para além das suas próprias condições sociais e física. 



A experiência estética é sensorial e está muito além da informação. Tudo que nos chega à razão, vem pelos sentidos, a partir da nossa própria experiência.  Argan bem pontuou que todos são dotados dos sentidos, mas só o artista com sua técnica mental e manual, consegue orientar a experiência que as pessoas podem ter do mundo.
                                                                            Deodato Gomes Costa


Nenhum comentário: