Bullying

domingo, 25 de junho de 2017

Muito à frente do seu tempo, um visionário, artista, emocional, louco e lúcido.Quem afinal Van Gogh


Esqueça a orelha cortada, os romances fracassados e a loucura de Vincent Willem Van Gogh. Vamos falar da arte deste grande gênio holandês do movimento pós-impressionista, nascido nas águas de março há 164 anos, e que via nas cores a força verdadeira da expressão de sua arte. “Uma boa imagem é equivalente a uma boa ação”, dizia ele.

Van Gogh era mantido pelo irmão, Theo, gerente de uma galeria de arte, para quem enviou cartas que anos depois foram compiladas em um livro. Um dos maiores artistas que já passou por este planeta, Van Gogh morreu pobre e desnutrido, aos 37 anos, por conta de ferimentos causados por uma tentativa de suicídio.


Na contramão de seus colegas contemporâneos Monet e Gauguin, o holandês optou por um estilo mais ousado e menos convencional, com cores intensas e vibrantes. Dramático e liricamente rítmico, o artista estava completamente mergulhado no esforço de explicar sua luta contra a loucura ou sua compreensão da essência espiritual do homem e da natureza.

O desenho “Tristeza” (1882) e os quadros “Girassóis” (1888) e “A Noite Estrelada” (1889) são um exemplo disso, assim como seus autorretratos.


Tristeza - 1882
Tristeza - reprodução

Girassóis
Girassóis




A Noite Estrelada” (1889)


A arte parecia ser um ponto de equilíbrio entre os ataques de epilepsia, ansiedade e depressão que assolaram Van Gogh. Chegou a fazer tratamentos em hospitais psiquiátricos, mas desistiu de lutar consigo mesmo: preferiu a liberdade do espírito. Sua vitória foi a influência e o legado artístico que deixou. E que a Ecológico rememora, na compilação de frases a seguir, deste grande gênio pós-impressionista:


Vinhedo Vermelho de 1888
Vinhedo Vermelho de 1888 - única tela que conseguiu vender.
                                                                         Fonte: site da Revista Ecológico.



Veja que trabalho simples e bacana pode ser feito junto com os alunos, depois de ter estudado sobre Van Gogh.




Trecho do quinto conto do filme Sonhos, de Akira Kurosawa. Um estudante de artes descobre-se dentro do vibrante e por vezes caótico mundo dentro dos trabalhos de arte de Vincent Van Gogh durante uma visita a um museu de artes.
Mar
“O coração do homem é muito parecido com o mar, ele tem suas tempestades, suas marés e suas profundezas; ele tem suas pérolas também.”

“Os pescadores sabem que o mar é perigoso e que a tempestade é terrível, mas eles nunca julgaram esses perigos como razão suficiente para se permanecer em terra.” 

 Consciência
“A consciência é a bússola de um homem.”

“Tudo o que é realmente bom e muito bonito, o interior, moral, espiritual e sublime beleza em homens e suas obras, vem de Deus. E tudo o que é mau nas obras dos homens não vem Dele.”

 Conhecimento
“Se nos aperfeiçoarmos em apenas uma coisa e a compreendemos bem, adquirimos além disso a compreensão e o conhecimento de muitas outras coisas.”

 Ser atrevido

“É melhor ser atrevido, mesmo cometendo mais erros, que ter a mente fechada e ser muito prudente.”

 Arte
“Pela arte, onde se tem necessidade de tempo, não seria nada mal viver mais de uma vida.” 

 Autojustiça
“O pior mal de todos os males é a autojustiça, erradicar em si mesmo um trabalho interminável de remoção de ervas daninhas.” 

 Doenças
“Pessimismo e melancolia são as doenças que mais afetam as pessoas enquanto trabalham.”  

 Ambição
“Se a infância e a juventude são apenas vaidade, não deve ser a nossa ambição nos tornarmos homens?” 

 Aventureiro
“Eu não sou aventureiro por escolha, mas pelo destino.” 

 Natureza

“Não é a linguagem dos pintores, mas a linguagem da natureza que se deve ouvir. O sentimento pelas coisas em si, pela realidade, é mais importante do que o sentimento pelas imagens.”
                                                                                                                                     Fonte Ecológico                                                                                    




Nenhum comentário: