ESCOLA INTERATIVA

ESCOLA INTERATIVA
ESCOLA INTERATIVA

APRENDIZAGEM

APRENDIZAGEM
APOIO

AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO

DIÁRIO DIGITAL

DIÁRIO DIGITAL
DIÁRIO DIGITAL

ENEM

ENEM
ENEM

Inscrição

Inscrição
INSCRIÇÃO

CAMPANHA CONTRA O BULLYING

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

A Moradia Estudantil da UFVJM em Diamantina já está pronta para receber seus moradores. O Reitor, Gilciano Saraiva Nogueira, realizaram a última vistoria no prédio antes da entrega.

A Moradia Estudantil Universitária (MEU) é o conjunto de edificações destinadas a garantir o alojamento temporário de estudantes que tem necessidade, regularmente matriculados em um dos cursos de graduação presenciais da  UFVJM.



O objetivos é contribuir para que os estudantes tenham igualdade de condições para a permanência na educação superior, proporcionar ambientes em condições adequadas à moradia, estudo e convivência, visando o bom desempenho acadêmico e incentivar o espírito de organização, cooperação e convivência coletivos entre os discentes moradores.




A Universidade começou a receber os primeiros moradores em Diamantina.

Na foto (da esquerda para direita) estão a Coordenadora Administrativa da Moradia, Elen Paraíso; a Diretora de Assistência Estudantil da Proace, Danielle Pimenta; a aluna Thais França; e o Pró-reitor da Proace, Paulo Fidêncio.

SE INFORME MAIS SOBRE A MORADA ESTUDANTIL

Processo de seleção dos moradores

O discente que deseja pleitear uma vaga na Moradia Estudantil Universitária - MEU deverá concorrer ao edital de seleção/concessão de benefícios do Programa de Assistência Estudantil – PAE, publicado semestralmente.

Direito à moradia
Terá direito à moradia os discentes cadastrados no Programa de Assistência Estudantil que não possuírem residência fixa na cidade de Diamantina.

Estrutura dos apartamentos
Os apartamentos são unidades compostas por seis a sete quartos individuais, contando, ou não, com quartos adaptados para pessoas com deficiência. Há uma copa e dois banheiros de uso coletivo em cada apartamento. Os prédios possuem lavanderias de uso coletivo na área externa.

Funcionamento da moradia
O funcionamento, bem como demais normas de utilização dos espaços de uso coletivo, serão definidos pelo Conselho da Moradia Estudantil, respeitado o horário de silêncio, das 22h às 7h, em qualquer dia da semana.

Homens e mulheres ficarão no mesmo prédio
Os prédios serão mistos. Os apartamentos serão divididos entre masculino, feminino e misto e o discente poderá optar em qual tipo de apartamento deseja morar.



Escolha quarto de acordo com a identidade de gênero
Para garantir iguais condições de acesso e permanência na moradia, será permitido que o discente formalize a sua opção por ocupar vaga em apartamento destinado a sexo diverso ao seu, em virtude de sua identidade de gênero.

Levar móveis
A moradia foi construída de forma que o discente não precisará de outros móveis.

Limpeza dos apartamentos
A limpeza e conservação de todos os espaços internos do apartamento serão de responsabilidade dos moradores, bem como a conservação dos espaços de uso coletivo. Já a limpeza dos espaços de uso coletivo externos ao apartamento será responsabilidade da UFVJM.

Segurança na moradia
A portaria da moradia funcionará com porteiros das 7h às 19h e com segurança no período noturno. Todo o recinto será fechado por muros e/ou alambrados, sendo que o acesso dos moradores se dará através da apresentação de credencial, de uso pessoal e intransferível.

Penalidade pelo não cumprimento do regimento
Dependendo do tipo de infração, o morador poderá receber advertência, repreensão ou exclusão da moradia.


Recepção de visita
Desde que autorizada pelo Conselho da Moradia através de solicitação prévia. Além disso, não será permitido morarem ou pernoitarem dois moradores no mesmo quarto, salvo em caso de necessidade por questão de doença. Nesse caso, o morador também deverá solicitar autorização do Conselho da Moradia Estudantil.

Tempo de residência na moradia
O discente poderá permanecer na moradia pelo tempo que lhe faltar para concluir o curso, de acordo com as normas estabelecidas no regimento.

Férias acadêmicas pode permanecer na moradia
Desde que comunicado previamente à administração da moradia, de acordo com o período estabelecido.

Bolsas com a vaga na moradia
É permitido acumular a vaga na moradia com bolsa custeada por programas oficiais (como monitoria, iniciação científica, extensão/cultura, Pibid, Capes, Fapemig, Bolsa Permanência do MEC, etc.), exceto com a Bolsa Integração/PAE.

Taxa para residir na moradia
O discente classificado para a vaga na moradia não terá que pagar nenhuma taxa para residir

VISÃO GERAL DA MORADIA


Nenhum comentário: