Bullying

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

CONCLUSÃO DA 2ª ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA-2017. "A vida e o mundo só abrem as portas para quem sabe onde ir"



A família é parceira da escola no processo de formação humana e acadêmica de seus filhos que neste dia de hoje 21 de dezembro de 2017 concluem a segunda etapa da educação básica.

É muito bom celebrar momentos importantes com os alunos pois não existe conquista maior na vida do que a do conhecimento. Este liberta, torna capaz e ensina a viver. O conhecimento que vem a partir de um esforço é tesouro precioso, guardado no âmago mais profundo do ser. E ele se torna possível vigoroso porque é fruto do trabalho laborioso de professores que educam com  zelo. Não existe mágica, isto é trabalho, força de desejos que se encontram na relação professor aluno. O palco é sempre a Escola João  Beraldo.

Este momento é  bastante simbólico na vida destes adolescentes. É um rito de passagem para uma vida adolescente que vai se tornando cada vez mais consequente. Vida que vai se abrindo cada vez mais em responsabilidades que devem ir sendo assumidas. O cerco vão se fechando porque vai se tornando mais solitariamente a vida que deixou a criança no passado.  Os desafios se aumentam para estes alunos que avançam um pouco mais na direção do futuro. É uma nova etapa de escolarização que se vislumbra: o Ensino Médio, são, novas aprendizagens e oportunidades surgem daqui prá frente.

Que os nossos alunos possam passar por todas turbulências dessa idade e sobreviver fisicamente e emocionalmente. Falta muito amor para eles. Amor não somente de palavras de vento, mas amor traduzidos em gestos de políticas que proporcionem lazer, cultura, perspectiva de futuro para que eles, os  adolescentes não se percam pelo caminho. É preciso ter personalidade, saber fazer escolhas inteligentes e não se envolver com o mal que está na sociedade e  de braços abertos, aguardando uma fraqueza, um momento de vacilo  para ocupar a vida conflituosa do adolescente.

É preciso responsabilidade com a própria vida para ir se  superando e  não deixar se transformar em  um adolescente caído sobre o seu próprio sangue.
Neste tempo bonito do Natal, em que o espírito de gratidão toma conta do momento agradecemos por este passo dado na vida destes adolescentes em direção ao ensino Médio. São 71 anos de serviço educacional construído em cada detalhe que nos fazem acreditar no jovem e ajudá-lo a encontrar seu caminho nesta estrada de poucos.

Professores são  peça fundamental do processo educacional que tem incursão indiscutível na vida destes adolescentes. Professores sonhem e tenham esperanças, a vida é maior que tudo. 
Adolescentes,  vislumbrem a vida, o otimismo e o mundo que abrem as portas para quem sabe onde quer ir. Apaixonem e sonhem pelo conhecimento buscando com toda a garra concretizar um projeto de vida maior.

Concluir o ensino Fundamental é sem dúvida um momento significativo apenas de início dos passos maiores que precisam ser dados. O conhecimento éuma continua tarefa que se renova a cada instante e estágio da vida. Muitos obstáculos precisam ser transpostos para se chegar “la”.

Façamos da aprendizagem o nosso sentido de vida e dos valores trabalhados o nosso referencial de caminho. Que se possa viver o encanto a sensibilidade e o respeito, marcados insistentemente pela busca de  aprender  na direção da realização dos seus sonhos.

Feliz Natal e um 2018 repleto de aprendizagens!
Deodato Gomes

Vejam todas as fotos do momento da cerimônia:

Nenhum comentário: