Bullying

sábado, 10 de março de 2018

OS RIOS CRESCEM PORQUE SUAS ÁGUAS SE ENCONTRAM. SE NOS ENCONTRARMOS COM O OBJETIVO DE CUIDAR DE NOSSAS ÁGUAS, CRESCEREMOS TAMBÉM.



Realizamos neste sábado dia 10 de Março o nosso 3º encontro Pedagógico, sempre regado por muitas discussões polêmicas e decisões que envolvem o nosso fazer docente. O tema da V Conferência ocupou quase todo o tempo: Cuidar do Brasil, cuidando das águas! Podemos também parafrasear: Cuidar da escola, cuidando das águas. E começamos o dia com uma palestra ministrada por um dos nossos alunos. 

O aluno do 2º ano Yann fez uma palestra para os professores, trazendo o problema da água da chuva e os impactos da mesma na escola e no seu entorno. Ele enfatizou a necessidade que se tem de fazer a captação da água da chuva e usá-la para fins não potáveis como: regar o jardim da escola, limpeza geral do prédio escolar bem como o uso na descarga dos vasos, como forma de uso consciente deste recurso que é de todos.
Vejam os slides da palestra do Yann:





Compartilhamos aqui todos o material utilizado na reuinão:
https://drive.google.com/drive/folders/1a5VOSEdgAJjIwgUL-U3BQE0gsMOGhIqp?usp=sharing

Voltamos ao tema da Conferência avaliando e retomando os pontos da sua organização:

Vimos que o tema “CUIDAR DE NOSSAS ÁGUAS” é extremamente importante, por inúmeros motivos, e abordá-lo no processo educativo é de grande valia para nossa escola e para construção das boas atitudes em nossos estudantes. 
Não basta falar por falar do tema. É preciso proporcionar ao aluno a informação correta e conquistá-lo para uma atitude de protagonismo  em relação à proteção da ÁGUA. Mas, como proteger a ÁGUA?
 O nosso Rio Mucuri tão sofrido é o resultado do encontro de vários pequenos rios e por isso ele é nosso rio maior. Se a gente se encontra  o objetivo de refletirmos e cuidarmos das nossas águas, também nos tornaremos grandes.

Trazendo para o universo pessoasl, vimos que:

CUIDAR DA ÁGUA é também ter como prática o uso responsável e o combate ao desperdício, ou seja, desenvolver o hábito de não escovar os dentes ou fazer a barba ou lavar a louça com a torneira aberta; não lavar a calçada com a mangueira aberta, desperdiçando água; reaproveitar a água da lavagem de roupa; guardar a água da chuva, não demorar muito embaixo do chuveiro, etc.


Aqui a discussão pegou, quando se analisou o problema do esgoto. Todos os presentes acham que estão pagando taxa de esgoto mas não está recebendo este serviço. Será que os nossos esgotos estão sendo lançados in natura no rio porque é fato que a taxa de esgoto está sendo cobrada em nossas contas. Mas falta nos esclarecimentos.
Que ações de cuidado das águas poderiam ser desenvolvidas?

 O bom e o correto uso do solo no espaço da Bacia Hidrográfica do nosso Rio Mucuri é fundamental para a proteção da ÁGUA: a existência de rede de coleta e de tratamento do esgoto para que o mesmo não seja lançado diretamente (“in natura”) no rio; a separação no domicílio e coleta do lixo para que o mesmo não seja carregado pela água da chuva para dentro do rio; o reflorestamento da mata ciliar e a manutenção do restinho que aind existe para retenção dos resíduos e fixação do barranco na beira do rio, de forma a impedir o seu processo erosivo; a vegetação ribeirinha necessária para a manutenção da temperatura adequada da água e também para evitar a erosão; o não uso de agrotóxico na beira do rio - (penso que isto aqui não temos) e a não construção de casas sobre nascentes ou na beira de rios e o não manilhamento dos cursos d’água são ações importantes de CUIDADO COM A ÁGUA.

Nenhum comentário: