Bullying

segunda-feira, 26 de março de 2018

Um dia depois em que se celebra o Dia Internacional da Água, a Escola João Beraldo realiza a sua V Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, em 23 de Março de 2018.



Foi mágico, foi grandioso foi bonito  demais o nosso evento. A participação de todos neste momento tão significativo para a Comunidade João Beraldo garantiu o alcance de muitas aprendizagens para todos os nossos estudantes. Um mês de intensas pesquisas e estudo, muito debate e  busca de entendimento sobre este líquido precioso  que garante a vida da humanidade na terra  que é a água. Foi um tempo de muitas aulas diferentes, de visita a nascentes de rio com ações de reflorestamento para proteção, visita ao rio, à Ascata, ao aterro controlado do lixo que trouxeram muita consciência da necessidade de um consumo sustentável.  Foi um tempo em que relembramos momentos cruciais de seca que vivenciamos em Carlos Chagas. Faltam palavras para expressar este mergulho nestes momentos tão ricos da nossa escola. Cada aluno, cada professor foi vetor importante deste processo  educativo que fez a abordagem acerca desse líquido que é agora um dos grandes problemas de todos os países do mundo. O problema da água proporcionou momentos singulares e  rico de importantes reflexões.  A água é um  dos mais importantes bens naturais, um bem comum, e  hoje se tornou o centro de disputa entre grandes empresas transnacionais. Portanto é preciso aproximar esta temática da realidade das novas gerações.  A água corre livre na natureza,  gera vida por onde passa, porque deixá-la virar  mercadoria e  ser privatizada? É preciso lutar para fazer a defesa deste ingrediente essencial para a vida.

Fica aqui este recado:

OS RIOS CRESCEM PORQUE SUAS ÁGUAS SE ENCONTRAM. SE NOS ENCONTRARMOS COM O OBJETIVO DE CUIDAR DE NOSSAS ÁGUAS, CRESCEREMOS TAMBÉM.


Além de transformar a água em  mer­cadoria, as grandes em­presas trans­na­ci­o­nais que uti­lizam muito a água para a pro­dução de seus pro­dutos e conquistar os seus lucros re­a­lizam  a guerra da água em vários países do mundo se apropriando e deixando as populações com sede. Para ga­rantir a ma­téria prima sob seu con­trole com­pram terras onde existem grandes len­çóis de água e pri­va­tizam os ma­nan­ciais. Em nosso país não tem sido diferente,   em­presas como a Nestlé, Ambev e Coca Cola seguem nesta postura.





Sucesso total a V Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente na Escola João Beraldo. Participação massiva de toda a comunidade escolar. Depois de pouco mais de um mês de muito estudo, debates e discussões em sala sobre o problema da água os estudantes divididos em grupo criaram seu Projeto de Ação voltado para enfrentar o problema da água em nossa comunidade. 

Veja álbum completo:
https://photos.app.goo.gl/xbEBTOWwKExN0JKo1
Na conferência os estudantes apresentaram e defenderam seus Projetos que foram submetidos à apreciação de todos os delegados na V Conferência. 


Tudo começou com um momento de oração conduzida por Fleuza

que fez referência ao livro de Gênesis 1:1-2
 No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas co­briam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

Fundamental para o sucesso da V Conferência foi o envolvimento dessa equipe que deram as mãos e fizeram este momento acontecer com todo sucesso. 


O Engenheiro Ambiental Paulo Cézar Tomich marcou presença e ajudou na reflexão e avaliação dos Projetos de Ação construídos pelos alunos. 



Foi um momento em que paramos para pensar de onde vem esse bem precioso que é a propria vida. Como chega e como é tratada na escola e em nossa casa essa água que consumimos? 



Mais consciência  se criou da importância de cuidar desse recurso que é vital para a sobrevivência do ser humano no  planeta.

Marcou presença uma representante da Comunidade Quilombola dos Marques que nos contou como enfrentam o problema da água naquela comunidade. 




O vereador e professor Odeni falou sobre a necessidade de implementação de uma coleta seletiva em nossa cidade. Durante o tempo de estudo e pesquisa o professor acompanhou os alunos até a ASCATA  onde se faz o processamento dos objetos recolhidos para reciclagem.




 Visitaram também o aterro controlado e deu para perceber a necessidade de uma política de coleta seletiva, para redução do material que é descartado no aterro e aumento dos objetos a serem reaproveitados. 



O prêmio do Projeto de Ação escolhido na V Conferência contemplou os estudantes vencedores com uma poupança que foi doada pelo vereador Odeni.



Nenhum comentário: