Bullying

domingo, 8 de abril de 2018

Proteger nascentes é garantir água para todos. Escola João Beraldo realiza duas excursões educativas de proteção à nascentes em nosso município.


A água,  como estudamos em nossa V Conferência,  é de vital importância para todos nós,   mas existe a possibilidade  de acontecer a sua escassez num futuro bem mais próximo que pensamos. Depois da nossa Conferência percebemos o crescimento da consciência e preocupação dos estudantes com este líquido precioso.




Sabemos que o Brasil possui 12% da reserva de água doce do mundo. A abundância da água é só aparente, por isto as pessoas tratam esse recurso como se ele jamais fosse acabar. O desmatamento e uso inadequado do solo são alguns dos principais problemas que nossas águas vem enfrentando.


Álbum completo da equipe liderada pelos Professores Odeni e Terezinha que visitaram uma nascente em um sítio há 5 km de Epaminondas Otoni
https://photos.app.goo.gl/MDlJzyWHuJbzjMZs1

Álbum completo da excursão de visita à Fazenda de um pai de nossos alunos conhecido como Kitão Norte liderada pelo Professor Adriano:
https://photos.app.goo.gl/C5jgR30wYbbaUzw43


Nós somos nascentes. Corremos pela terra, seguimos nosso curso, transformando lugares e pessoas por onde passamos. Nossas cores, o alimento que comemos, a energia que nos move, somos seres diluídos em água e água em seu estado: vivo. Nós somos a aquarela, a da escola, a do Brasil e a da vida. 

É preciso valorizar o recurso essencial para todos e tudo. 


Fizemos duas excursões com o objetivo de colaborar com a  preservação das nascentes. Uma das formas de proteger as  Nascentes  que são as manifestações superficiais de águas armazenadas em reservatórios subterrâneos é fazer o enriquecimento das matas nativas, que é o que nós estamos buscando fazer. 


Precisamos dar a devida importância às nascentes,  pois são fontes de água valorosas que alimentam a existência dos nossos rios.




O olho d’água, a mina d’água ou o fio d’água como são chamadas as nascentes aparecem na superfície da terra e  vão somando uns com outros, dando origem aos rios, que surgem quando a água armazenada no subsolo atinge a superfície e começa a jorrar.


Realizamos estas  Excursões Educativas com o objetivo de contribuir com a preservação das nascentes. Plantamos várias mudas de árvores. Sabe-se que a falta de árvores no entorno das nascentes deixam as mesmas desprotegidas.




Repetimos aqui o slogan que foi dito durante a nossa V Conferência:

"OS RIOS CRESCEM PORQUE SUAS ÁGUAS SE ENCONTRAM. SE NOS ENCONTRARMOS COM O OBJETIVO DE CUIDAR DE NOSSAS ÁGUAS, CRESCEREMOS TAMBÉM."



Os transportes dos alunos foram realizados pelo pela Prefeitura, agradecemos ao Secretario de Educação Sr. Aureo e a Homero o coordenador dos transportes escolares.







Nenhum comentário: