INSCRIÇÃO

INSCRIÇÃO
INSCRIÇÃO

ESCOLA INTERATIVA

ESCOLA INTERATIVA
ESCOLA INTERATIVA

APRENDIZAGEM

APRENDIZAGEM
APOIO

AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO

DIÁRIO DIGITAL

DIÁRIO DIGITAL
DIÁRIO DIGITAL

ENEM

ENEM
ENEM

Inscrição

Inscrição
INSCRIÇÃO

ENCEJJA

ENCEJJA
encejja

Instituto Avaliar - PAAE

Instituto Avaliar - PAAE
Instituto Avaliar - PAAE

MECFLIX

MECFLIX
MECFLIX

COPESE

COPESE
sasi

CAMPANHA CONTRA O BULLYING

OBRAS DO SASI

OBRAS DO SASI
OBRAS DO SASI

Registro

Registro
registro de experimento

sábado, 26 de maio de 2018

Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), ministra palestra para todos os estudantes da Escola João Beraldo, na sua própria sede e foi bastante conveniente e frutífera.


Sabemos da importância de comprar no comércio local, pois este promove o desenvolvimento da cidade, contribui para a inserção de jovens no mercado de trabalho, contribui com os impostos municipais e movimenta diversos setores da economia da nossa cidade.
Importante, conveniente e favorável foi o inteligentte trabalho desenvolvido junto aos adolescentes e jovens da Escola João Beraldo, por Claudio, gerente executivo da CDL e sua equipe. O trabalho, concebido por palestras no próprio ambiente da CDL, aproximou este segmento social,  a esta instituição pouco conhecida pelos jovens, objetivando desenvolver uma consciência de valorização do comércio local. Uma semente foi plantada no coração dos jovens por Claudio que falou e interagiu muito bem com os estudantes sobre a importância do comércio e sua relevância  para garantir a inserção do segmento jovem no mercado de trabalho local. Ele tocou em um ponto muito sensível aos estudantes, o que o jovem mais quer é trabalhar, segundo pesquisa que realizamos junto aos alunos do ensino médio da escola. Faltam pesquisas para saber quantos jovens o comercio local emprega e a importância do trabalho na formação de sua personalidade bem como do quanto o consumo realizado pelos Carlos Chaguenses em outras cidades deixa de contribuir para o crescimento da cidade. O trabalho muito contribui para redução da violência que tem envolvimento do jovem.

A CDL é a voz que sempre difundiu a ideia obvia de se comprar aqui como forma de impulsionar a economia local e o setor de serviços. Teófilo Otoni é um centro regional e presume-se que consome muito dos recursos que poderiam ser aplicados na cidade, quando aquela cidade deveria ser procurada apenas para atender o que Carlos Chagas não oferece ao consumidor local.
Claudio  e sua equipe iniciou esta campanha que busca sensibilizar a população da nossa cidade sobre a importância de priorizar o Comércio local devido às várias vantagens apresentadas e destacadas no panfleto da entidade, como: 

  • o fato do comércio ajudar no desenvolvimento econômico da cidade e por consequência proporcionar a melhora da qualidade de vida da população;
  • proporcionar também condições do empresariado local garantir produtos de melhor qualidade, menor preço e maior variedade;
  • contribuir para circulação do dinheiro na cidade proporcionando o aumento dos postos de trabalho, ponto que muito interessa aos jovens, cada vez mais ociosos e sem oportunidades na nossa cidade;
  • o fato também de ser economia de tempo, viagem, gastos com trasnporte; sem falar na oportunidade, como o panfleto do CDL destaca, de convivência e conhecimento das pessoas da localidade.


Não sei se pode se afirmar assim de forma tão radical, mas o propósito de valorizar o comércio local e de em consequência fazer nossa cidade crescer neste campo da economia é uma consciência que ainda passa bem distante dos cidadãos de Carlos Chagas. Em sua fala, Claudio até mencionou que se alguma coisa não é bem oferecida aqui, cabe aos consumidores de bens e serviços da cidade lutar para melhorar a oferta. Mas a preferência primeira para comprar deve ser antes de tudo aqui na cidade. 


A palestra aconteceu nas próprias dependências da CDL e isso foi um fator importante para o sucesso desse trabalho. Os alunos adoraram e demonstraram grande interesse nas palavras de Claudio, que a proposito foram proferidas com excelência, primazia e sublimidade. Ficamos até surpresos com o interesse dos estudantes e sua atitude de escuta exemplar, que inclusive foi comentário de professores que participaram também dos vários momentos. 

Constatamos que os estudantes não sabiam nem o que era a CDL, muito menos sua função. Claudio iniciou seu trabalho apresentando a CDL como uma entidade privada sem fins lucrativos e que já existe em nossa cidade há 31 anos. Ele inclusive trabalhou a logomarca que ninguém sabia decifrar esta imagem. Coisas que a população na sua maioria não sabe e muito menos os adolescentes e jovens. 
Enfim falou sobre a logomarca, fez se um histórico do comércio desde a idade antiga, citando os povos Fenícios que se destacaram como exímios comerciantes. Claudio de forma muito pedagógica ( parecia um professor bastante experiente) contextualizou, acolheu os conhecimentos prévios dos estudantes e interagiu bastante e apontou os  remanescente destes antigos comerciantes em nossa cidade,  como por exemplo a família Nacur,  Chequer que migraram para Carlos Chagas e  que aqui também se dedicaram a atividade comercial, sendo verdadeiros agentes  e pioneiros do progresso local.

Claudio apresentou, a  campanha desenvolvida pela CDL para valorizar o comércio local, que ficou muito curiosa e cativante em função também dos personagens escolhidos para dar "cara" e  visibilidade à publicidade. Pessoas supersimpáticas  que encantam e envolvem a todos com seus carismas emprestaram simpatia e sorriso para a Campanha.  O nosso querido João Vovô, este grande professor de Inglês da nossa cidade, Marly Torres que se destacou por uma visão muito otimista da cidade e seus registros de tudo que a cidade tem e oferece de melhor através das fotografias nas redes sociais, Dr. Eder, este profissional que acreditou em nossa cidade e instalou sua clinica aqui, que inclusive muitos alunos nossos são atendidos pelo mesmo evitando mais gastos com deslocamentos para colocação de aparelhos, isto para citar apenas um serviço que a clínica oferece. A Campanha tem também Alex, jovem funcionário da Max Beef que estampou seu sorriso para esta Campanha. 

A Campanha tem várias peças interessantes. Veja como Marly Torres aparece, uma grande entusiasta que divulga os pontos e eventos mais positivos da nossa cidade. 


O Alex que emprestou sua juventude e sorriso para a Campanha de Valorização do Comércio local. 


Este é o Dr. Eder que acreditou em nossa cidade e trouxe sua clínica que oferece os mais variados serviços a nossa população, proporcionando oportunidade de tratamento às famílias mais pobres.



Ficamos devendo aqui João Vovô, o nosso querido e eterno professor de inglês, digno educador de várias gerações jovens de nossa cidade, porque não temos a peça de divulgação da campanha com ele. 

Claudio nos enviou este cartão de agradecimento pela parceria, na verdade somos nós que agradecemos pela oportunidade da CDL abrir as portas para acolher adolescentes e jovens oportunizando momentos fascinantes de aprendizagem.  Louvamos Claudio e sua equipe por este trabalho primordial que  parece até uma bravata, uma luta de David contra o gigante Golias,  pois não se vê mais ninguém na cidade  empunhando esta bandeira. Vamos todos nos juntar ao CDL, a Claudio e à sua equipe para reforçar este trabalho de vital importância para a vida econômica de nossa cidade. 

Agradecemos de coração Claudio por este gratificante trabalho desenvolvido junto aos nossos estudantes. Repetimos, mesmo não sendo professor ele soube dialogar muito bem com os jovens. É dessa fé, vibração e esperança de dias melhores  que precisamos em nossa cidade. Parabéns Cláudio,  que Deus multiplique seus talentos.




As flores que recebemos enfeitou a Festa das Mães. 




Foram várias momentos que abrangeram quase todos os alunos da escola, por um período de duas semanas. Vejam todas as fotos do momento no link a seguir:

Por Deodato Gomes
E você? O que acha desta Campanha de Valorização do Comércio local? Afinal é ou não importante comprar aqui em nossa cidade? Por que? Deixe seu comentário na caixa a seguir.

Um comentário:

fabio sampaio disse...

A valorizaçao do comercio onde vivemos ainda é a melhor forma de crescimento economico, com certeza que o melhor seria um bom investimento no comercio e acreditar no sucesso que a crise pode ser vencida, mais precisamos investir na cidade que moramos...