INSCRIÇÃO

INSCRIÇÃO
INSCRIÇÃO

ESCOLA INTERATIVA

ESCOLA INTERATIVA
ESCOLA INTERATIVA

APRENDIZAGEM

APRENDIZAGEM
APOIO

AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO

DIÁRIO DIGITAL

DIÁRIO DIGITAL
DIÁRIO DIGITAL

ENEM

ENEM
ENEM

Inscrição

Inscrição
INSCRIÇÃO

ENCEJJA

ENCEJJA
encejja

Instituto Avaliar - PAAE

Instituto Avaliar - PAAE
Instituto Avaliar - PAAE

MECFLIX

MECFLIX
MECFLIX

COPESE

COPESE
sasi

CAMPANHA CONTRA O BULLYING

OBRAS DO SASI

OBRAS DO SASI
OBRAS DO SASI

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Escola João Beraldo realiza encontro pedagógico com professores para auxiliar implementação da Base Nacional Comum Curricular.



Foi assim que concebemos nosso "Dia D da Base", como um momento formativo importante em que nos aproximamos ainda mais do documento e que atendemos ao chamado de engajamento ao processo de implementação da Base na escola. 
Para dar conta deste grande desafio de colaborar na transformação  da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em currículo da rede estadual de Minas e da nossa escola,   é que os professores da Escola João Beraldo reuniram hoje, dia 04 de Maio de 2018, para discutir e conhecer mais profundamente este documento que é destaque na garantia dos direitos de aprendizagem de todos os estudantes e da qualidade social  da educação. É preciso que todos  os profissionais da escola se apropriem do conteúdo da Base para que possa levá-la à prática das  salas de aula na rotina do seu dia a dia um ensino sintonizado com as exigências do século XXI. 


Existem dimensões importantes que envolvem a implementação deste documento obrigatório  na construção do currículo do Estado de Minas Gerais e talvez a que se coloca como a mais importante é da grande necessidade do mesmo se tornar amplamente compreendido e exercitado pelos docentes. Se os docentes não tomar a BNCC como uma ferramenta importante de seu trabalho, como um recurso fundamental que surge para orientá-lo na preparação dos seus planos de aula, adquirindo completa familiaridade e domínio sobre o mesmo,  a Base estará fadada ao fracasso.  É de suma importância que nos habituemos com toda essa temática e ampliemos a nossa compreensão para que possamos colaborar na construção do currículo da rede estadual de Minas Gerais como um todo e da nossa escola em particular. 

Sugiro os vídeos com comentários, onde professores falam sobre os fundamentos da BNCC para cada componente curricular:
https://www.informativogirassol.blog.br/2018/04/na-area-de-linguagens-da-bncc-estao.html#links
Nesse sentido a Base Nacional Curricular vem provocar mudanças na dinâmica interna da escola promovendo a revisão do seu Projeto Político Pedagógico, alterando as relações do professor com as temáticas a serem trabalhadas, as concepções de educação, aprendizagem. Ou seja este documento necessita ser atualizado com as demandas do século XXI. É preciso fazer os devidos alinhamentos do PPP com a Base. O PPP direciona o fazer pedagógico, e a Base traz  determinações que devem ser contempladas no PPP, dispositivo  que norteia e conduz a dinâmica interna da escola. 

Depois do "Dia D da BNCC" que aconteceu na Escola João Beraldo e em todas as escolas de Minas, ocorrerão os desdobramentos importantes, conforme o calendário apresentado pela Secretaria de Estado, para que se efetive e aconteça o currículo, instrumento essencial para a conquista da qualidade educacional. Vamos conferindo os próximos passos, e acompanhando o cronograma apresentado:



Slides que usamos para apresentação da temática:
https://drive.google.com/file/d/1dL3zuOsHu4Tjkc6d2DoplLnv2BcNkrFQ/view?usp=sharing

Durante a apresentação assistimos estes vídeos do MEC, explicando as competências gerais e das áreas:

10 COMPETÊNCIAS GERAIS
http://midias.baseemacao.org.br/BNCC/BNCC_AS_DEZ_COMPETENCIAS.mp4





Enfatizamos que a Base é um documento complexo, obrigatório e para que este tenha sucesso no processo de implementação é importante o entendimento dos professores enquanto principal agente de implementação e de  transformação do documento em currículo escolar.
Resultado das nossas discussões:
https://drive.google.com/file/d/1Ad0JVdVLDfF7zUoEV8fNSNneIeNZlm2p/view?usp=sharing

Valeu colegas, aprendemos muito juntos!
                                                                   Deodato Gomes

Nenhum comentário: