Bullying

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Escola João Beraldo entra em campo, junto com a seleção brasileira e já usa atividades pedagógicas para trabalhar o Campeonato Mundial de Futebol com os seus alunos.


  

Quando falamos de esporte no Brasil, estamos falando de futebol.  O futebol é o esporte mais importante no contexto social. É uma das maiores paixões do povo brasileiro. No período da Copa do Mundo, devemos aproveitar esse acontecimento para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber mais sobre todos os países que participam deste evento internacional.  Devemos trabalhar interdisciplinarmente, fazendo conexão com todas as disciplinas do currículo e a sua disciplina em particular.    Para o antropólogo e professor Édison Gastaldo, o futebol “é um caminho potencial para descobrirmos verdades profundas sobre a nossa cultura, e sobre quem somos. Dentro de um campo de futebol, dramatizam-se valores e aspectos fundamentais do que significa ser brasileiro”. A Copa do mundo é o momento mais importante de celebração da nacionalidade brasileira. E explica: “isso aparece no índice de audiência das partidas do Brasil na Copa que tradicionalmente, ao longo de décadas, vem representando as maiores concentrações históricas de audiência midiática de todos os tempos. Uma partida do Brasil na Copa do Mundo concentra normalmente de 97 a 98% dos televisores ligados. Nenhum outro evento concentra tanta gente na frente da TV para ver a mesma coisa. É a hora em que todo mundo se veste de verde e amarelo, em que todo mundo canta o Hino Nacional, em que todos se abraçam, choram, vibram. Um jogo do Brasil na Copa do Mundo é o fato social total brasileiro. Concentram-se multidões de pessoas no mesmo lugar, em torno de um único valor: nós contra os outros. Por isso a Copa é tão importante. É o momento de ver quem somos frente aos outros, expresso na metonímia de que 11 pessoas são o Brasil”. Devido a  isso não se pode deixar de fazer a conexão da Copa do Mundo na Rússia com a sala de aula. Contextualizar seu conteúdo e plano de aula com o momento é certeza de garantir ao seu aluno uma aprendizagem significativa.

Escola João Beraldo entra em campo, junto com a seleção brasileira  e já usa atividades pedagógicas para trabalhar o Campeonato Mundial de futebol com os seus alunos. A menos de 20 dias da Copa do Mundo na Rússia, já planejamos  para este momento envolvente. O pontapé pedagógico inicial já foi dado com a elaboração de um Projeto recheado de sugestões de trabalho para todos os componentes curriculares. 
Clique para conhecer o nosso projeto

https://1drv.ms/w/s!AhFGJ2ekm76SjGUBsiKCM64NK5gl

Atividades sobre a Copa encontrada na Internet, própria para o 5º ano, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/10N0T1_ux4H-TihHX-ZVen77ExMSI5TXo/view?usp=sharing




A abertura da Copa do Mundo de 2018 vai acontecer no dia 14 de junho, no Estádio Luzhniki, em Moscou. A apresentação deve acontecer momentos antes da partida inaugural do mundial, entre a anfitriã Rússia e Arábia Saudita, partida esta que está marcada para às 16h do horário da capital russa – 12h do horário de Brasília.


Participação do Brasil na 1ª Fase

17 de junho (domingo) - BRASIL x SUÍÇA - 15h

22 de junho (sexta-feira)-BRASIL x COSTA RICA-9h

27 de junho (quarta-feira) - BRASIL x SÉRVIA - 15h

Com a habilidade de craques, alunos e professores realizam  pesquisas sobre os  32 países que participarão do Mundial.



Estamos programando também o Campeonato interno que inicia dia 14 de Junho, acompanhando a abertura da Copa na Rússia.  Vamos entrar no ritmo da Copa e fazer valer o slogan:  torcer, jogar e aprender juntos!
     Se os melhores jogadores do mundo competirão nos estádios da Rússia, alunos e alunas da  escola também demonstrarão seu  talento na quadra e na sala de aula. 
 Na  COPA JOÃO BERALDO, as equipes, formadas por cada turma-sala, representarão cada país. 


      Toda a magia  que envolve a temática está sendo usada para incentivar a aprendizagem. Em sala de aula, os alunos conhecem um pouco mais sobre o lobo-jogador de futebol, símbolo da Copa do Mundo na Rússia, de 2018 que é o mascote da Copa.
O Ensino Médio faz discussões sociológicas sobre o futebol enquanto esporte que constrói a identidade do Brasil.


Segundo o sociólogo Edson Gastaldo, "um jogo do Brasil na Copa do Mundo é o fato social total brasileiro", também pudera gente, 98% dos televisores, ligados no momento de um jogo do Brasil, não é pouco não.
 Os países que participarão da Copa,  são temas de estudos das aulas de História e Geografia. A partir do momento em que o professor leva a temática para a sala, dá a oportunidade aos alunos de pesquisar e saber a história, taxa de analfabetismo, mortalidade, relevo, economia, tipos de solo, e aí quando forem assistir os jogos tem já  uma visão diferente que confere muito significado àquele momento. 
Para problematiza podemos relacionar a greve dos caminhoneiros e a copa. Será que tem pertinencia?
Disponível em:
Faz diferença um aluno assistir um jogo da Croácia,  já sabendo  que é um país rico e que tem um dos parques naturais mais preservados do mundo, bem como saber que o turismo e a economia na Croácia são muito importantes.
Cada professor tem muito para fazer com seu componente curricular. Outros temas: doping, que pode ser explorado em Biologia e as bandeiras dos países participantes que podem ser produzidas no conteúdo de arte.


Vamos todos nos envolver pedagogicamente, a Copa do Mundo de 2018 na Rússia,  começa em quinta-feira, 14 de junho e termina no domingo, 15 de julho de 2018. Ao todo seleções de 32 países participarão da competição. Os jogos serão realizados em 12 cidades-sede.
Vamos incorporar a temática da copa nos Planos de Aula. Elabore suas atividade e nos envie. Vamos criar um banco de atividade alusiva ao tema relativo a todas as disciplinas.

Nenhum comentário: