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sábado, 15 de setembro de 2018

ENCONTRO MUNICIPAL DO CURRÍCULO DE MINAS - 14-09-2018



A canção que ilustra o video é Raindrops Keep Fallin' on My Head, de BJ Thomas, trilha sonora de um filme de 1960 chamado de  Butch Cassidy and the Sundance Kid. Flme muito premiado por sinal.

Os professores de Carlos Chagas cumpriram importante papel no grande ENCONTRO MUNICIPAL DO CURRÍCULO DE MINAS GERAIS que teve como objetivo discutir a versão preliminar do documento curricular que vai abranger toda Minas Gerais incluindo Carlos Chagas. O Estado de Minas entra na reta final da construção deste documento que vai determinar os conhecimentos, competências e habilidades imprescindíveis que os estudantes devem desenvolver ao longo da sua trajetória pela Educação Básica.





O documento neste encontro, que se encontra em sua versão preliminar,  foi submetido à apreciação de todos os professores que se dividiram em GT-Grupos de Trabalho por componente curricular com o objetivo de debater e contribuir com sugestões de inovações para o documento.

Este documento se encontra também em processo de Consulta Pública. Para participar, deve se fazer o cadastro e opinar sobre a pertinência e a clareza das alterações já inseridas à Base. Caso você responda não, tanto para clareza quanto para pertinência, abrirá uma caixa de texto para que se possa inserir detalhes e explicações acerca da  sua sugestão.
Pedimos a todos os professores que se cadastrem e  participem deste momento importante da definição de um instrumento que é essencial para a  nossa educação.




Para organizar o encontro, fomentar e articular os debates, uniu-se as forças, e foi criada pela Secretaria Municipal de Educação uma Comissão composta por membros da Secretaria, Diretores das Escolas Estaduais e privadas que juntos montaram a logística do encontro e fez os devidos encaminhamentos. Colaborativamente podemos muito.

O envolvimento dos presentes revelou o compromisso de todos e a vontade de  contribuir para a construção de um currículo que atenda a todas as redes de ensino do estado e consequentemente da nossa cidade. 

Enfatiza-se aqui a importância que este documento tem ao indicar os conhecimentos essenciais que os alunos de todas as escolas devem aprender ano a ano durante toda a sua trajetória na Educação Básica. No processo de construção do mesmo começa agora um período decisivo e de imenso desafio. Necessário se faz que todos os docentes conheçam, se aprofundem e  adequem seus planos de aula ao novo currículo de Minas, tornando-o uma espécie de Bílbia do seu fazer profissional. 
A partir deste documento será revisto todos os materiais didáticos, matrizes de avaliação e formação de professores bem como todas as políticas públicas educacionais serão repensadas e  alinhadas com esta carta curricular. 

Destacamos a presença do Ilustre Prefeito Municipal Acácio que em nosso encontro falou sobre o problema da falta de repasse dos recursos financeiros à Carlos Chagas por parte de  esferas de governos superiores. Segundo ele isso tem impedido a prestação de um serviço de qualidade para os cidadãos, inclusive forçando a Prefeitura a escalonar o pagamento dos professores, como aconteceu neste último mês.  Aos presentes disse que há um descompromisso do Governo do Estado, com a retenção dos recursos constitucionais do município. Falou com entusiasmo das suas realizações,  projetos e metas para a nossa cidade. 
Vivemos um tempo difícil imposto pela Emenda Constitucional nº 95 que reduziu os investimentos em educação de forma drástica e maldosa. Sabemos que educação não se faz sem investimento e estamos sentindo os efeitos desta emenda em todas as nossas escolas. O governo estadual também tem denunciado veementemente a falta de repasse de recursos federais para Minas. São praticamente as mesmas reclamações, inclusive sobre a discriminação de Minas Gerais, que tem sofrido com esta situação, obrigando o governo mineiro a escalonar o pagamento dos seus servidores.  As eleições é um caminho para corrigir estas situações para que todas as distorções sejam normalizadas, e cada ente federativo seja contemplado com aquilo que é devido constitucionalmente e possa  inclusive a normalizar o pagamento dos servidores de sua rede de ensino. Me perguntaram se os professores não reclamam de receber pagamento escalonado, respondi que já até acostumamos, porque sabemos que o nosso governador se tivesse os recursos nos pagaria em dia. Depois de mais de 50 mil nomeações que fortalece o serviço público, postura contrário do que acontece no país que vive a febre das terceirizações promovendo  o desmonte do serviço público e de aumentar o salário do professor em quase 50%,  o atual governador vai ficar na história. Nenhum outro governo fez pela Educação de Minas o que Pimentel tem feito. Sem falar da sua política Educacional que é construída e  discutida junto aos profissionais da educação sem as pressões que sempre sofríamos. Penso que se depender do segmento exclusivamente educacional Pimentel será reconduzido ao cargo por tudo que fez pela educação de Minas Gerais. Está é minha opinião. 

O Diretor da Escola João Beraldo teve também uma participação. Falou da importância deste documento enquanto ferramenta de trabalho para o docente e da necessidade dos professores conhecerem e se apropriarem do Currículo de Minas criando uma intimidade com o mesmo, estabelecendo um envolvimento com o movimento de construção deste documento que vai nortear o trabalho do professor em sala de aula. Este será um dos mais relevantes instrumentos de trabalho do professor, uma vez que ali estarão  conhecimentos essenciais que os alunos de todas as escolas do país devem aprender ano a ano na Educação Básica e subsidiará os planos de aula de cada docente. 

Na explanação do Diretor Deodato ele apresentou um pouco das idéias de currículo da Guiomar Namo de Melo, que define como sendo tudo aquilo que a sociedade considera necessário que alunos aprendam ao longo de sua escolaridade. A vertente teórica de currículo apresentada pela autora  que mais  fundamenta a BNCC e o currículo de Minas Gerais, combina conhecimento e aluno, tendo o conhecimento um poder emancipador, e o aluno um papel ativo em sua própria aprendizagem. Nesse sentido o conhecimento que é falível deve ser problematizado e alvo do contraditório não sendo suficiente apenas a sua apropriação mas sua efetiva aplicação às situações que demandam intervenção humana. Este é um dos requisitos do ensino por competência. A habilidade preconiza com o seu moderador esta exigência, ao contrário é continuar no velho ensino transmissivo e conteudista. Esta vertente, inclusive, considera insuficiente a reconstrução do conhecimento descomprometida com a intervenção na realidade. Por esta concepção o estudante é peça fundamental do processo de ensino e entendido como protagonista do seu próprio saber, que deve ser reconstruído utilizando estratégias que privilegiam  metodologias ativas que colocam como referencia a cultura e a realidade do estudante. A autora diz que:
“Reconstrução do conhecimento para um projeto ou um objetivo é o que o torna inseparável da intenção e do valor, por isso o conhecimento está centrado na aprendizagem e no resultado, entendido como aquilo que o aluno é capaz de saber e fazer. Por essa razão é também denominado currículo referenciado em competências”.
                                             Por Deodato Gomes Costa



Quem quiser ver o álbum com todas as fotos do evento educional, clique aqui:
Álbum completo com todas as imagens do evento

Parabéns a todos por este importante momento de cidadania e de construção de uma ferramenta imprescindível para uma educação democrática e de qualidade. 

O Encontro Municipal do Currículo de Minas Gerais aconteceu de acordo com o cronograma abaixo:
CRONOGRAMA
7:00 – Assinatura da lista de frequência dos servidores municipais e estaduais e funcionários das escolas privadas.
07:20 – Abertura
07:30 – Pronunciamento do Prefeito;
07:40 – Pronunciamento do Secretário Municipal de Educação;
08:00 – Explanação da BNCC pelo diretor Deodato Gomes Costa
08:40 – Lanche
09:00 – Encaminhamento para os grupos de discussão.
10:20 – Início da plenária – 11 minutos por relator
11:30 – Encerramento do encontro

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