INSCRIÇÃO

INSCRIÇÃO
INSCRIÇÃO

ESCOLA INTERATIVA

ESCOLA INTERATIVA
ESCOLA INTERATIVA

APRENDIZAGEM

APRENDIZAGEM
APOIO

AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO

DIÁRIO DIGITAL

DIÁRIO DIGITAL
DIÁRIO DIGITAL

ENEM

ENEM
ENEM

Inscrição

Inscrição
INSCRIÇÃO

ENCEJJA

ENCEJJA
encejja

Instituto Avaliar - PAAE

Instituto Avaliar - PAAE
Instituto Avaliar - PAAE

MECFLIX

MECFLIX
MECFLIX

COPESE

COPESE
sasi

CAMPANHA CONTRA O BULLYING

OBRAS DO SASI

OBRAS DO SASI
OBRAS DO SASI

Registro

Registro
registro de experimento

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Ex aluno retorna à Escola João Beraldo para ministrar palestra.


Hoje pela manhã nos surpreendemos com a presença de um jovem que chegou à escola com o objetivo de ministrar uma palestra para os nossos estudantes sobre eleições e participação política.  O palestrante para nossa alegria era o Edmazinho,  filho da D. Lêda e do Sr. Edimar, nascido em nossa cidade, que só nos orgulhou com sua presença.  Estudou, se preparou, virou advogado, professor universitário e hoje retorna com sua palavra de incentivo e defesa da participação jovem na vida cidadã.  


De todas as lembranças que envolve este jovem com a Escola João Beraldo, destacamos aqui a presença constante de D. Lêda na vida escolar de todos os seus filhos, inclusive com sua participação sempre atuante no Colegiado da instituição. Lembramos também a presença do Sr. Edmar (o pai) que sempre comparecia à escola para ensinar aos nossos  alunos sobre os processos de tratamento da água, numa ação do Projeto Chuá. Por último lembramos aqui, entre muitas outras coisas, apenas para ilustrar, o Cover dos Mamonas Assassinas montado pelo jovem Edmazinho que encantava a todos da escola à época. 




Vamos fazer um pouco de memória. Edmar ingressou na Escola na antiga  1ª série em 1991 e ficou até 8ª série em 1998, pois era o que oferecíamos na época.  Sua primeira professora foi Tia Nádia na 1ª série, na 2ª foi Tia Almerinda(in memorian), na 3ª série Tia Neuma e na 4ª série Tia Cecy e Tia Vitória. E daí seguiu estudando na escola até 1998 na antiga 8ª série, hoje 9º ano, tendo muitas boas histórias para contar.


A presença do jovem Edmazinho, nos permita falar assim, porque foi como  carinhosamente era chamado na escola em seu tempo de estudante por aqui, enriqueceu o conhecimento de todos, porque trouxe incentivo à participação do jovem no processo eleitoral com seu voto e na política de modo geral. Conforme enfatizou é importante a participação do estudante desde a escola, no Grêmio Estudantil  até uma participação mais ampla na sociedade através do voto. Política se discute sim, afirmou ele, e passa longe de uma posição para voto branco ou nulo em eleições. Nesta postura de anular o voto ou votar em branco estamos concordando com o estado das coisas colocado aí. As ideias defendidas são que  política não é papo careta, e não diz respeito apenas ao governo, aos políticos profissionais (deputados, vereadores, prefeitos...), ou que tem a ver apenas com discursos, eleições, partidos ou é coisa somente  de especialista. Edmar mostrou aos jovens que na verdade, a política não está fora de nós, não é algo apenas dos políticos. Ela interessa a todos nós, faz parte do nosso dia a dia.   De acordo com Valdeí, a mensagem foi passada de forma didática, utilizando uma linguagem referenciada na cultura dos estudantes  que prendeu a atenção proporcionando uma interação com os presentes. Sabemos que a atenção do jovem hoje é uma das coisas mais preciosas e mais difíceis de se conseguir. 



Vemos que os jovens não são alienados pois querem saber de política sim, prova disso foi o interesse e a atenção com que os alunos da nossa Escola  acolheu esta palestra. A bibliotecária Bebiana Gomes Chaves assim se expressou na rede social sobre este importante trabalho desenvolvido por Edimar junto aos alunos: “Excelente palestra, grande aprendizado que aconteceu de uma forma descontraída, todos nós adoramos e agradecemos por este empenho”. Agradecemos a Edmar pela presteza e presença tão honrosa em nossa escola. 



Sua presença entre os nossos jovens foi muito importante e valiosa. O jovem hoje busca espelhos em outro jovem para construir seus modelos de escolha. Sua presença já é em si educadora e  indicadora de caminhos para os estudantes. Mais do que tudo você ensinou de que, com estudo e dedicação é possível encontrar uma trilha de realização. Parabéns pelo trabalho e nós agradecemos de coração pela disponibilidade em realizar este trabalho junto aos nossos estudantes e pela inestimável presença. Queremos contar muito mais vezes com você. Parabéns a D. Lêda e ao Sr. Edmar pela consistente educação dedicada ao filho. 
TODAS AS FOTOS DO EVENTO

Nenhum comentário: