Bullying

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

ILUMINAÇÃO INTELIGENTE NAS SALAS DE AULA DA ESCOLA JOÃO BERALDO, GARANTE EXCELENTE AMBIENTE DE ESTUDO. Economia de até 85% em cada ponto alterado. Veja porque.



Foram substituídas todas as lâmpadas e iluminárias por lâmpadas de led, na Escola João Beraldo, por meio da participação da Escola no Programa Energia Inteligente.  É notório a melhora da qualidade da iluminação, que está trazendo reflexos positivos na aprendizagem dos alunos. Os nossos estudantes passaram a visualizar melhor o quadro, a leitura do material usado no dia a dia fica mais tranquila e o tom da luz é mais leve, o que não cansa os olhos. Isto tem significado mais conforto e tranquilidade para a aprendizagem  dos estudantes. 


A Escola foi integrada a um Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), depois de fazermos muitos deveres de casa. A iluminação de todo o prédio passou a contar com alta eficiência. Como não ficar feliz!  Está sendo também realizada medições específicas, antes e após a instalação, para demonstrar a eficiência energética obtida. Recebemos também uma reserva técnica de 5% da quantidade de lâmpadas substituídas (bulbo LED e tubo LED) e placa alusiva ao projeto.



O Programa Energia Inteligente no qual a Escola foi contemplada tornou a iluminação de toda nossa escola super eficiente, através da substituição do sistema incandescente ou fluorescente pelo de LED padronizado.

O cenário da escola mudou, os ambientes estão mais harmonizados, a nossa iluminação agora tem qualidade e grande redução no consumo – de até 85% em cada ponto de iluminação – e nos custos de manutenção elétrica para nossa escola nessa época de crise financeira. Depois de conhecer este avançado jeito de iluminar gente, vejo que precisamos divulgar a tecnologia LED, que é mais eficiente. 
O material substituído foi todo destinado para a reciclagem, o que minimiza os impactos no meio ambiente e a geração de resíduos sólidos, devido à maior durabilidade das lâmpadas a LED.

EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Disseminar a educação para o uso consciente e sustentável de energia é uma ação contínua da  Escola João Beraldo. Na Feira de Ciências deste ano de 2018, por sugestão minha, a professora Ayume montou um stand, junto com o professor Adriano e estudaram com os alunos a temática da sustentabilidade e o consumo consciente de energia. É preciso um grande movimento para alertar a comunidade escolar sobre a necessidade de criação de atitudes de economia de energia em casa e aqui na escola. 

O TRABALHO COM A TEMÁTICA DA ENERGIA FOI MUITO INTERESSANTE.


Todo o trabalho que desenvolvemos é no sentido de que os nossos estudantes mudem seus hábitos de consumo e influenciem suas famílias a fazerem o mesmo, resultando na redução e eliminação do desperdício de ENERGIA como forma de bom uso e preservação dos recursos naturais.

Acesse o folder completo do Programa

VEJA COMO A ESCOLA FICOU DEPOIS DA ILUMINAÇÃO DE LED

IMAGENS NO FACE
                                   Por  Deodato Gomes Costa

Nenhum comentário: