Bullying

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

CARLOS CHAGAS, TERRA DOS NOSSOS SONHOS!



O natal é um momento de coincidências, concordâncias, correspondências e encontros. Na história deste menino especial que nasceu há mais de 2018 anos, a bondade encontrou a acolhida necessária para permanecer. Era o tempo divino. O que aconteceu naquele tempo não ficou naquele tempo. Chegou até Carlos Chagas neste 2018, que completou seus 80 anos.  Chegou como presente em forma de luzes e criou essa atmosfera inexpressável de Paz na cidade. 
O menino lindo que nasce,  ensinou o prazer das instituições que se unem e dão as mãos,  para iluminarem a nossa cidade e assim propiciarem a beleza das luzes de presente para sua gente. Poder celebrar, neste ambiente mágico os dois nascimentos,  da cidade e desse Menino lindo, é muito apropriado.  
O brilho na cidade traz um grande orgulho e propicia um verdadeiro acender da autoestima de todos os seus filhos. A iluminação de Natal, que acontece pelo segundo ano consecutivo é o prolongamento de um lindo presente que recebemos já no ano passado. Quantas manifestações de sorriso, de amor e de perdão cada uma de nossas praças testemunham silenciosamente neste tempo, porque foram vestidas com a luminosidade do Natal.
Cada cidadão que olha para o lindo presépio da praça do fórum, para cada ponto de luz instalado pela cidade é tocado e não vê ali nada mais do que ele próprio. A luz que consegue enxergar vem é dos valores pessoais e particulares que foram estimulados pelo brilho da cidade. Parece que a cidade iluminada ilumina o próprio interior daquele que se deixa iluminar.  A beleza com que Carlos Chagas se revestiu transpassa e brilha nos olhos e no coração de todos os seus filhos. A iluminação que reflete piscando no rosto de cada filho desta terra se transforma em alegria e em muito sorrisos. Paulo Freire disse que temos fome de boniteza, e é por isso que ficamos mais felizes de ver a cidade assim. Quando se junta o amor pela cidade e a beleza de uma decoração do Natal, no Natal do lindo menino e no Natal da linda cidade, a dignidade dos seus habitantes se inaugura, se multiplica e ressoa.
O menino que no natal nasceu, quando cresceu, ensinou que falta muito ainda para a gente aprender que a regra maior é de viver o amor indistintamente. A cidade que comemora o seu Natal precisa também aprender com o menino muito do amor maior e de cuidado com seus filhos. 

É impossível ver a cidade assim e não se sentir bem, não se sentir feliz e principalmente não sonhar. Afinal ganhamos de presente a cidade transformada em um grande presépio luminoso. A cidade iluminada  assim faz a gente sonhar acordado e a buscar os sentimentos mais nobres que sempre estão escondidos em corações apressados e perdidos em um cotidiano de inconformidades.  Os perversos, os que tramam contra um outro humano, irmão do mesmo barro, não encontram a paz e são incompetentes para ver boniteza. Mais sério, são incapazes de sonhar o sonho de um irmão. Ninguém que faz o mal a outro alguém encontra a felicidade, este é um ensinamento do menino.
Que a luz divina que ilumina a nossa cidade proporcionando tantos sentimentos de bondade, de humildade principalmente,   possa iluminar  o  caminho de todos os filhos de Carluxa neste e em todos os Natais que virão. Que as luzes de Natal que se acenderam em 2017 e se acendem também agora em 2018, jamais se apaguem do coração de cada filho de Carlos Chagas. Que nossa cidade continue sendo o melhor lugar do mundo e se torne um eterno e iluminado  presépio onde Jesus faça questão de nascer.  
                               Boas festas, Feliz Natal!
                             Por  Deodato Gomes Costa

Um comentário:

Anônimo disse...

Que texto lindo! Vc analisou cada detalhe. Que todos possam enxergar com os seus olhos a beleza do Natal e renascer para praticar o bem.