Bullying

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

CONCLUSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL II- TELESSALA E ALUNOS DOS 9ºs anos

Muito Boa Noite a todos!

Estimados alunos dos 9ºs  ano e da Telessala do ano de 2018, caros pais, professores, e todos os presentes. 
A gente sempre pergunta qual o sentido de estarmos aqui para este momento em que alunos estão concluindo uma simples etapa da Educação Básica que é o Ensino Fundamental II. 
Foi toda uma caminhada, desde a pré-escola na Educação Infantil até aqui, que é preciso ser valorizada. 
Todos os grupos humanos em todos os tempos e de todas as culturas, os seus adolescentes, sempre foram marcados por rituais de passagens para a juventude. O sentido que encontramos para este momento é de que ele é uma passagem para uma vida mais madura. Está bem demarcado, você está deixando de ser adolescente e se tornando um jovem. De adolescente para mais moço são muitos os dilemas, conflitos e situações que estão no jogo da subjetividade destes meninos e meninas. 
As responsabilidades e o comprometimento são muito maiores para um jovem do que para um adolescente.  Este tem mais responsabilidade sobre si mesmo, sobre sua própria vida do que um adolescente. O jovem passa a assumir mais desafios e depender um pouco menos dos seus pais. Quais são os desafios colocados para você que entra nesta fase tão bonita da juventude?
Conto aqui a História do jovem que quis enganar o sábio: -O Jovem e o Sábio
Tem uma canção que diz: “Nossa linda juventude, página de um livro bom”. 
Os desafios para você que entra na juventude, talvez a mais linda fase da vida é de fazê-la mais linda ainda. Escrever uma página de comprometimento no livro bom da sua vida. 


A responsabilidade que a vida coloca para vocês hoje,  ainda é de manter a escalada dos seus estudos. Tenham firmeza, determinação, garra e coragem nesta nova etapa da educação básica que iniciarão no próximo ano. É o início do Ensino Médio.  Não desista, não existe mágica nesta vida, conhecimento é resultado de esforço e de busca. Ingressar no Ensino Médio, focar nos estudos é essencial para sua realização. 

Faça uma caminhada de compromisso para o  ingresso no curso superior, já a partir do 1º ano em 2019. Aqui na Escola levamos todas as informações necessárias para você, basta que você tenha vontade e estude. 
Não desanime frente aos problemas e dificuldades que vão enfrentar. É preciso persistir na luta, logo vão concluir o Ensino Médio, e se perseverar pode ingressar alcançar sucesso, trocando sua escola por uma  universidade. 
Receba todo nosso carinho e afeto.  Agradecemos aos pais pela confiança. Acreditem em seus filhos, invistam neles, são verdadeiros tesouros.  Acompanhe-os,  não deixem que se percam pelo caminho.  Gilberto Gil disse: “Mães Zelosas, pais corujas, vejam como de repente as águas ficam sujas”. As águas sujam quando negligenciamos o nosso papel de autoridade familiar.  Mais um ano de muito trabalho e grandes resultados vai se encerrando e abrindo caminho para mais sonhos serem realizados. Que o espírito de Natal renove as nossas energias para o ano que vai nascer.

Desejamos aos nossos alunos, pais,  professores um Feliz Natal e um Ano Novo com muitas realizações e sucesso! 
                                    Por Deodato Gomes 
Vejam todas as fotos da Cerimônia de conclusão.

Nenhum comentário: