AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO

DIÁRIO DIGITAL

DIÁRIO DIGITAL
DIÁRIO DIGITAL

ENCEJJA

ENCEJJA
encejja

Campanha

Campanha
Campanha

CAMPANHA CONTRA O BULLYING

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

É muito desagradável para um profissional que batalha tanto por seu diploma de curso superior e na hora de ser contratado para uma vaga descobre que seu documento está com problema. Através do Portal e-mec qualquer um pode saber se o seu diploma é reconhecido e tem validade nacional. Veja o passo a passo da pesquisa de validade de diploma.

O Portal e-mec é a plataforma criada pelo MEC para disponibilizar informações sobre o ensino superior. É por meio deste portal que verificamos a situação das faculdades e dos cursos superiores de todo o Brasil. É preciso saber a qualidade da faculdade ou da universidade responsável pela emissão de seu diploma diante de tantos documentos falsos lançados no mercado. por meio desta plataforma sabe-se o diploma tem validade nacional.  A regional de educação tem alertado os diretores a verificarem os diplomas no momentos das designações de professores. 

Veja como saber se o curso e a faculdade são reconhecidos pelo MEC:


1-Acesse o portal do e-mec http://emec.mec.gov.br/ 

2-Clique em Consulta Avançada 

3-Na aba 'Buscar por' escolha ‘Instituição de Ensino Superior’ ou 'Curso de Graduação' (Dica: a pesquisa pela instituição é mais simples e exige uma quantidade menor de informações)

4-Ao optar pela pesquisa através da instituição, será aberta uma caixa solicitando informações adicionais. 

5-Informe o nome ou sigla, UF (estado) e município da faculdade

6-Em situação escolha a opção ‘Ativa’

7-Digite o código de verificação 

8-Em seguida, será exibida uma caixa com o nome da instituição. Clique e você será direcionado a uma nova página.

Nessa nova página você tem acesso a diversas informações sobre a faculdade. Na aba ‘Graduação’ é possível visualizar todos os cursos ofertados e, ao clicar neles, você é direcionado a um novo link para acessar os atos regulatórios dos cursos. Para cada ato regulatório é disponibilizado um PDF explicando a situação do curso junto ao Ministério da Educação. 

Entenda credenciamento, reconhecimento e autorização de cursos:https://drive.google.com/file/d/1quph7sEzQJemnXpcV1rz7MIf5Exhldsk/view?usp=sharing

Assista a reportagem do Fantástico sobre diploma falso.




Nenhum comentário: