Bullying

domingo, 28 de maio de 2023

Pentecostes: a celebração da descida do Espírito Santo e o início da expansão da Igreja


Pentecostes é uma celebração muito importante do calendário cristão. A data comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo.

Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, um conceito da Bíblia que diz que há três pessoas (Pai, Filho e Espírito Santo) em um só Deus.

O Dia de Pentecostes, é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa, dia da ressurreição de Jesus. Esse dia também coincide com o décimo dia depois da Ascensão, celebração religiosa que comemora o dia em que Jesus foi levado para o céu pelos anjos.

Significado de Pentecostes

O termo Pentecostes é de origem grega e significa "quinquagésimo", de cinquenta.

Cinquenta são os dias que contamos a partir da Páscoa até a festa de Pentecostes. O Tempo Pascal, ou Festa Pascal, começa no domingo da Páscoa e termina no dia de Pentecostes.

Festa de Pentecostes

No Pentecostes, os cristãos comemoram o dia em que os apóstolos receberam o Espírito Santo, um dom que permitiu que eles começassem a divulgar os ensinamentos divinos, a fim de converter as pessoas. 

Por isso, o dia de Pentecostes comemora o início da expansão da igreja.

Dia de Pentecostes na Bíblia

Conforme o Novo Testamento da Bíblia, que conta a história a partir do nascimento de Jesus, o Pentecostes é o dia da vinda do Espírito Santo. 

O Dia de Pentecostes, tal como é comemorado atualmente pelos cristãos, está descrito no livro de Atos dos Apóstolos, no capítulo 2.

"Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava." (Atos dos Apóstolos 2, 1-4)

Mas, Jesus trouxe um novo significado para o Pentecostes, porque antes de ele ter morrido e ressuscitado, o Pentecostes já era comemorado pelos judeus. 

No Antigo Testamento da Bíblia, que conta a história antes do nascimento de Jesus, o Pentecostes era celebrado tradicionalmente pelo povo hebraico como Shavuoth, que significa "semanas".

Nessa época, o significado desta celebração era agradecer a Deus pela colheita e, também, lembrar do dia em que Moisés recebeu as Tábuas com as Leis Sagradas (Torah).

"No dia da festa da colheita dos primeiros frutos, a festa das semanas, quando apresentarem ao Senhor uma oferta do cereal novo, convoquem uma santa assembleia e não façam trabalho algum." (Números 28,26)

FONTE: Calendarr-Brasil

Nenhum comentário: