Bullying

domingo, 1 de fevereiro de 2015

APERFEIÇOAMENTO GRATUITO PARA PROFESSORES - Atividade Física para Pessoa com Deficiência.

Depois dos professores da Escola João Beraldo, no último dia 30-01-2014 (sexta-feira) assistirem ao filme "Sofia" da 9ª Mostra de Cinema, onde teve-se a oportunidade de discutir a inclusão de pessoas surdas na Escola Regular, sabendo que pessoas com deficiência já é uma realidade e  ficando constatado a necessidade de aquisição cada vez mais de conhecimento por parte dos professores para que possa incorporar com naturalidade as pessoas com deficiência aos  Planos de Aula, é que vimos divulgar este Curso, totalmente  gratuito de Aperfeiçoamento em Atividade Física para Pessoas com Deficiência. Como o Diretor da escola João Beraldo, Sr. Deodato Gomes disse "não se concebe mais de que em uma aula de Educação Física, um cadeirante fique sem atividade, é preciso fazer esta incorporação com naturalidade".  As inscrições estão abertas, e o mesmo é promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (NGIME) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Serão oferecidas duas mil vagas direcionadas a professores da rede pública de ensino, visando capacitá-los para atuarem na inclusão de pessoas com deficiências em suas aulas. 
O curso é oferecido na modalidade à distância. Com previsão de início em abril, tem duração de cinco meses (180h).


As inscrições podem ser feitas no período de 12 de fevereiro até o dia 10 de março e constam de duas etapas: preenchimento de dados na ficha disponível no Siga e o envio pelos Correios da documentação exigida (fotocópia do diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso de graduação, fotocópia do documento de identidade, fotocópia do CPF e fotocópia da certidão de nascimento ou casamento). Para a efetivação da matrícula é imprescindível o envio de todos os documentos listados acima. Não serão recebidos documentos escaneados por e-mail, apenas os enviados pelos Correios.

Anote o endereço para envio da documentação:
Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid)
Núcleo Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino à Distância (NGime)
Universidade Federal de Juiz de Fora
Campus Universitário s/n – Martelos
CEP: 36036-900
Juiz de Fora – MG



Imagem copiada do blog: O fututo está aqui.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Recomeços...A vida é cheia deles!...Confira abaixo o CRONOGRAMA do início do ano letivo de 2015 na Escola João Beraldo!

                 A vida é cheia de recomeços... Em todos os momentos estamos sempre recomeçando seja como  algo novo e inspirador ou retomando uma tradição. Certo é que existe sempre  uma oportunidade para fazer e  refazer de outra forma aquilo que já fizemos rotineiramente, como parte de um tarefismo estafante.  Começar repetindo tudo do mesmo jeito é recomeçar com as mesmas crenças, idéias e instrumentos que não farão  as coisas novas. Quando a transformação e o movimento são a grande essência da vida a inércia e a acomodação é a grande essência da morte. Parar é se encolher, é se deprimir é se acomodar em nosso egoísmo e se entregar para a morte.  Depois de uma parada... do merecido descanso...é hora de colocarmos a força da nossa  vida e fazermos as  retomadas. O desafio maior agora é conectar com o trabalho: fonte incondicional da nossa realização de ser humano. O desafio também é mobilizar de novo nossas potencialidades adormecidas com o descanso e  atualizá-las. Se comprometer e lutar, educar e construir,  e assim se tornar indestrutível e eterno através das nossas ações, este mesmo, é o nosso maior desafio. A vida mesmo se expressa é produzindo, é construindo, é fazendo história.
                  
Volta às aulas na João Beraldo
Que no ano letivo de  2015 as nossas amizades se eternizem... e tenha sempre um lugar especial em nosso coração. Que possamos superar as nossas lágrimas... e viver sempre a alegria de uma verdadeira festa.

  Que o perdão e a compreensão superem as amarguras e as desavenças.

 Que nossa meta absoluta seja sempre o nosso aluno. Vamos ser felizes, sorrir e acreditar, aqui em nossa escola. Traga sua Fé nesta caminhada e enfrente todos os  nossos medos e as sensações negativas. Apenas os sonhos são capazes de mover os corações.

   Aproveite o recomeço para fazer como Jesus, tornar todas as coisas novas. No recomeço tudo pode ser novo... mas novo mesmo apenas  se você quiser que seja. Novas expectativas, novos projetos, novos anseios, novos desejos. Seu envolvimento, sua dedicação, seu amor, sua confiança pode tornar todas as coisas realmente  novas.
                                                                                                      por Deodato Gomes Costa

  • Data: 30 de Janeiro de 2015 – Sexta-Feira
Ø  Abertura
Ø  18:00 - Informes Gerais – reforma e ampliação da escola
Ø  Discussão  do Calendário
Ø  18:15 - Atribuição de aulas e funções
Ø  19:00 horas - 9ª Mostra Internacional de Cinema e direitos Humanos
§  Discussão de um  Filme de 15 minutos – com a mediação dos professores do AEE
Ø  Resolver Pendências em Diários
Ø  Confirmar Notificação das Avaliações
  • 02 de Fevereiro de 2015 – Segunda Feira -
Ø  18:00  - Correção, acerto na  atribuição de aulas e funções
Ø  Organização da 1ª e 2ª Semana de Aula – do dia 03-02 a 13-02-2015
§  Precisamos revitalizar este período de aula antes do Carnaval e combater esta mentalidade de que é um tempo perdido.  Trabalhar  neste período Raciocínio lógico – (conforme orientações do Professor Carlos Torrente em reunião aqui na escola).
§  Acolhimento de todos os alunos.
§  Atenção especial dos alunos do 6º ano – dar importância especial aos alunos do 6º ano, com orientações sobre material a ser usado em seu conteúdo. Eles querem saber tudo.
  • 03 de Fevereiro de 2015 – Terça Feira
Ø  18:00 horas – Grande Aula – Presença de toda a Comunidade Escolar- Pais, alunos e professores e servidores de modo geral, muitas canções apresentadas pelo professor Breno, Alunos e ex-alunos.
Ø  Dinâmica das Supervisoras  Givanilma e Fabiana – Promessas de ensinar-aprender e acompanhar  em 2015

sábado, 24 de janeiro de 2015

MEC disponibiliza consulta às 213 mil bolsas de estudo do Prouni

   Inscrições serão abertas nesta segunda-feira (26). Pode concorrer quem tirou mais de 450 no Enem 2014 e não zerou redação.

         O Ministério da Educação disponibilizou a consulta pública às bolsas de estudo em faculdades particulares da primeira edição de 2015 do Programa Universidade para Todos (Prouni). A consulta pode ser feita no site do Prouni por instituição, curso e município.


















           O município de Carlos Chagas, MG tem oferta de 3 cursos pela UNOPAR: Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Jovem que lê escreve melhor e articula melhor os pensamentos, e não está entre os mais de 500 mil que zeraram a redação no ENEM.

         Um grande desafio vivemos hoje: formar jovens leitores a partir da escola. Os caminhos são muitos e todos eles esbarram em um grande trabalho a ser feito: como cultivar nas crianças, adolescentes e jovens com os quais trabalhamos todos os dias, o hábito da leitura, levando em conta o perfil do estudante que temos, aquele que assobia e chupa cana ao mesmo tempo e que não desgruda do celular? Os verdadeiros cérebros de pipoca, como bem pontuou um grande neurologista. O celular conectado às redes sociais utilizado para amenidades e não como instrumento de busca de informações que possam vir a se tornar conhecimento se tornou um grande problema a ser enfrentado. O desafio é grande pois vivemos na sociedade da dispersão, onde todo o tempo o jovem vive o apelo para a conecção inútil e nunca para uma reflexão que possa chamá-lo à responsabilidade para com sua história e da sua comunidade. Nossa cidade nada oferece para a formação da juventude, o que ele tiver de ser e construir será a partir da sua família, da escola e da Igreja a qual participa. Votou se no Congresso o Estatuto da Juventude, mas não se vê ações direcionadas ao acolhimento das demandas juvenis.
          Ações são necessárias no interior da escola para construção do leitor. Imaginem visitar a Feira Internacional do Livro de Paraty, seria um momento educativo bastante significativo ouvir palestras e ter um contato direto com autores de grande relevância nacional e internacional. Mas isto é só um sonho. Por enquanto pensamos apenas que precisamos fazer algo no espaço da nossa escola, agir localmente e nos tornamos todos agentes de construção de leitores. É preciso formar com nosso trabalho uma legião de leitores. E para que isso aconteça precisamos de pais engajados, que consigam passar para seus filhos o amor pela leitura e pelos livros, que ao fim de um árduo dia de trabalho tirem um momento para lerem um livro com seus filhos. Seria interessante trocar momentos das novelas da globo, que provocam ainda mais dispersão, por um tempo de leitura com o filho. É na mais tenra idade que se desenvolve o hábito, o prazer pela leitura. O papel de todos nós profissionais da educação nesse quadro, igualmente é também fundamental. Precisamos ser leitores apaixonados para que possamos passar credibilidade nessa relação de afeto com o livro para os jovens com os quais convivemos na escola. Quanto já se escutou que professor não lê? Muito mesmo se ouve isto, e é indiscutível a importância do professor neste processo de desalienação da criança, do adolescente e do jovem para a conquista da leitura enquanto habito de vida. Ao analisarmos os resultados da redação do ENEM, onde mais de 500 mil estudante zeraram a redação, não sabemos com quantos aqui em nossa Carlos Chagas aconteceu este problema que revela claramente o baixo desempenho na leitura de toda esta geração da tecnologia. O que precisamos fazer, então, é transformar o nosso jovem, este que está conosco todos os dias dentro deste espaço escolar, que não sabe ler, que é semianalfabeto ou analfabeto funcional, em um grande leitor, como tarefa não apenas do professor de português, mas responsabilidade de todas as áreas, de todos os professores, porque sabemos que quem lê escreve melhor, articula melhor os pensamentos e terá melhores condições de entrar no mercado de trabalho; terá melhores condições de se tornar um cidadão ativo, fazer escolhas inteligentes para sua vida sem falar que se encontra apto a participar de forma mais efetiva da construção de uma cidade melhor. Nas férias escolares os estudantes poderiam, dentre tantas coisas que fazem tirar um tempinho para uma gostosa leitura, quem sabe poderia a partir de um livro iniciar um novo modo de sentir e ver o mundo e as coisas?                             por Deodato Gomes Costa.

          Os murais do Eu amo leitura são todos muito bacana e instigante. Organizamos este slides e compartilho com todos. Participe da nossa Enquete sobre leitura, ajude na reflexão deste tema de tamanha relevância, deixe o seu posicionamento abaixo:


segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Inscrições abertas Sisu 2015 - de hoje, segunda feira 19-01-15 até 22-01-15, quinta feira. Cilque na imagem abaixo e acesse o sistema.

          Inscrições abertas Sisu 2015: A partir de hoje (19) até às 23h59 min da próxima quinta-feira (22), no horário oficial de Brasília/DF, estará aberto o período de inscrição do Sisu 2015 – Sistema de Seleção Unificada. Ao todo, 128 instituições públicas do ensino superior oferecem 205.514 vagas em 5.631 cursos de todo o país. Cique na imagem abaixo para acessar o sistema:

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

529 mil alunos ficaram com nota zero na redação do Enem 2014, diz MEC.

         
            A expressiva queda de 9,7% na nota média da redação do Enem 2014 em relação à edição anterior acendeu a luz amarela no governo e chamou a atenção de especialistas. Índices cada vez mais baixos de leitura e a pouca familiaridade com o tema proposto pelo exame — publicidade infantil — podem ter contribuído para o recorde de 529 mil candidatos, ou 8,5% do total, com nota zero. Apenas 250 entre 5,9 milhões de estudantes que tiveram seus textos corrigidos alcançaram o conceito máximo (mil). Ao resultado ruim na disciplina (nota 470,8, ante 521,2 em 2013) se somou ainda uma considerável queda (7,3%) no desempenho médio em matemática, contribuindo para uma diminuição da nota geral de 1%.
          Especialistas se assustaram com a queda no rendimento de redação. Para o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, em linhas gerais, o quadro mostra a necessidade de reforço no ensino e na avaliação acerca da leitura e da escrita nos anos finais dos ensinos médio e fundamental. Segundo ele, as escolas do Brasil não prioriza a leitura escrita.
— Na prática, as aulas de língua portuguesa não estão reforçando a dissertação — avalia. — E não estou falando de ensinar aos alunos como escrever em português formal, mas de lhes proporcionar condições de se expressar textualmente da maneira adequada.
     A educadora Andrea Ramal, doutora em educação pela PUC-Rio, reforça os argumentos de cara:
— Meio milhão de estudantes com nota zero é absurdo. Temos aí um número significativo de analfabetos funcionais, que não conseguiram entender o enunciado. Isso mostra que o Brasil continua a formar alunos no ensino médio sem a devida preparação para entrar na universidade.
Para ela, os resultados do Enem 2014 ratificam a estagnação vivenciada pelo ensino médio brasileiro nos últimos anos, revelada, inclusive, por outros indicadores.
— O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) já nos mostram que não saímos do lugar nos últimos anos — ilustra. — Desde o primeiro mandato da presidente Dilma, esse é o quarto ministro da Educação. E todos os anteriores disseram que uma das metas é reformar radicalmente o ensino médio. E, agora, Cid Gomes disse o mesmo. A gente percebe, então, que vão-se os ministros, ficam as promessas.
Em matemática, a queda na média das notas foi de 514,1 para 476,6. Neste caso, Daniel Cara disse acreditar que a baixa reflete uma oscilação esperada dentro do panorama de uma avaliação como o Enem, no contexto contemporâneo brasileiro.
— Como o número de participantes cresceu, a tendência é cair a média. Essa oscilação é natural e seguirá por mais alguns anos, enquanto houver essa variação no número de candidatos — observa. — E isso é bom, pois significa que mais brasileiros estão vendo o ensino superior em seus horizontes através do Enem.
Já a professora e coordenadora de Matemática do Colégio Sarah Dawsey, Andrea Canela, acha que uma mudança no perfil da prova observada ao longo dos últimos anos também pode estar por trás da queda no desempenho.
— Desde 2009, algumas pegadinhas começaram a aparecer com mais frequência. E, como a prova de matemática é a última de um dia bastante cansativo, já que há um total de 90 questões e a redação, os alunos não têm tempo de revisar suas respostas, muita vezes caindo nessas armadilhas — comenta. — A queda nas notas não chega a equivaler a um percentual altíssimo, mas mostra que é preciso observar com atenção os próximos resultados.  Houve aumento nos pontos conquistados em ciências humanas, ciências da natureza e linguagens. As notas de ciências da natureza apresentaram aumento médio de 2,3%: foram de 473,2 para 484. Em ciências humanas, a pontuação saltou de 515,1 para 543, um crescimento de 5,4%. E, em linguagens, houve incremento de 489,1 para 508,1 (3,9%).  Durante uma coletiva de imprensa para comentar os resultados, os representantes do governo federal elencaram as razões que levaram às anulações de mais de meio milhão de redações. Entre os candidatos que zeraram na disciplina, 217,3 mil fugiram do tema, 13 mil copiaram o texto motivador, 7,8 mil escreveram menos de sete linhas, 3,3 mil incluíram alguma parte desconectada do texto principal e 955 ofenderam os direitos humanos. Essas pessoas estão automaticamente eliminadas: não poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que será aberto na próxima segunda-feira.
O tema da redação foi diretamente relacionado pelo ministro ao resultado ruim na redação. Em 2013, o texto pedido era sobre a Lei Seca, assunto amplamente debatido na sociedade e na imprensa. A publicidade infantil, que apareceu no ano passado, não é, para ele, “popular”. O ministro da Educação, Cid Gomes, porém, não deixou de reconhecer que a má qualidade do ensino público e a pouca leitura dos estudantes ajudam a explicar o tombo.
— Os estudantes estão lendo pouco. Não dá para fugir, camuflar e dizer que o ensino público é bom. Está muito aquém do desejável. Estamos aqui para lutar para melhorar — disse.
Presidente do Inep, Francisco Soares lembrou que o Enem não é um exame obrigatório e, por isso, não abrange todos os alunos que concluíram o ensino médio. Ele acrescentou que comparar o desempenho dos estudantes em 2013 e 2014 não é justo, já que o tema da redação não foi o mesmo:
— Seria completamente equivocado dizer que a redação é um problema neste ano.

       OS MELHORES RESULTADOS ESTÃO NA REGIÃO SUDESTE
Os dados apresentados ontem revelam que o desempenho dos alunos do Sudeste é melhor do que os de todas as outras regiões. As redações dos alunos da região, por exemplo, apresentaram pontuação média de 486,9. Os piores resultados estão no Norte, onde os estudantes conquistaram, em média, 417,5 pontos na redação. Segundo Francisco Soares, o rendimento costuma ser melhor em regiões nas quais o nível social, econômico e cultural dos pais é maior.
A partir da próxima segunda-feira, e até o dia 22, com a nota do exame em mãos, o candidato poderá se inscrever em uma instituição pública de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Há 205.514 vagas ofertadas. Em comparação com janeiro de 2014, houve aumento de 11% no número de instituições participantes e 20% no número de vagas disponíveis.
Do total de 63 universidades federais, 59 participam do Sisu neste primeiro semestre. Todos os 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e os dois centros federais de educação tecnológica (Cefet) também oferecem vagas. O ministro afirmou que será uma prioridade conversar com os representantes das instituições que ainda não integram o sistema a fim de fazê-los mudar de ideia.
Cid Gomes também afirmou que vai trabalhar para aumentar a oferta do ensino médio em turno integral em todo o país. Segundo ele, o desempenho dos alunos no Enem é melhor onde há esse serviço. O ministro ainda prometeu informatizar o exame, para que os estudantes possam fazer as provas em terminais de computadores.
— O Enem on-line é uma comodidade para milhões de brasileiros. Temos técnica para isso, não precisamos fazer essa operação de guerra em todo o Brasil e ficar sujeitos a sabotagem. Pretendo levar à presidente Dilma Rousseff a proposta o mais rápido possível, para que possamos aproveitar tecnologias e realizar o Enem de forma remota. Devemos trabalhar para que possa ter Enem o tempo inteiro, toda hora, todo dia, quando quiser — disse o ministro.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

A PARTIR DESTA TERÇA FEIRA DIA 13-01-2015, TODOS OS NOSSOS ESTUDANTES PODEM CONHECER A SUA NOTA DO ENEM



         Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 já podem conferir as notas obtidas no exame. Os resultados individuais foram divulgados hoje (13) e podem ser acessados pelo portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para acessar o resultado, o estudante precisará do número de inscrição ou CPF e da senha.  Em todo o país mais de 6,2 milhões de estudantes fizeram o exame nos dias 8 e 9 de novembro de 2014. O gabarito das provas já estão disponíveis para os estudantes desde o ano passado. A nota, no entanto, não considera apenas a contagem de acertos e erros.  A correção é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros daquele item. Assim, um item que grande número dos candidatos acertaram será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos.   As notas do Enem 2014 poderão ser usadas em 2015 para o ingresso no ensino superior através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições poderão ser feitas entre 19 a 22 de janeiro e do Programa Universidade para Todos (ProUni), com inscrições de 26 a 29 de janeiro. Além disso, o exame é usado para certificar o ensino médio, obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para participar do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras.

NOSSA HOMENAGEM AO CASAL ADILSON E JUELICE PELOS 34 ANOS DE CONVIVÊNCIA MATRIMONIAL!

        Fazemos aqui a nossa homenagem ao casal Adilson e Juelice, que completou 34 anos de casados, no último 10 de janeiro de 2015. Parabéns a esta família, espelho para os jovens casais, que ensinam muito com seu exemplo. A família nuclear, base da sociedade, lugar onde Adilson e Juelice vive a experiencia da vivência dos valores familiares e do grande amor de Deus. Este casal testemunha com o seu casamento este grande Amor. Família é a mais bela e pura forma de demonstração de amor. Somente no coração de uma família, que vive o grande amor de Deus, é possível encontrar a vontade insuperável de transformar a si mesmo na magnitude da doação ao outro. Todas as bençãos para o casal Adilson e Juelice, bem como a toda a sua família. 

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Candidatos já podem consultar vagas da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada Interessados devem acessar a página do Sisu

           Já estão disponíveis para consulta as vagas da primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Serão ofertadas 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. As inscrições no Sistema serão abertas no dia 19 de janeiro. O prazo vai o dia 22 do mesmo mês. O resultado pode ser consultado no site do Sistema
           Podem se inscrever no Sistema, os estudantes que tenha participaram da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Fica impedido de se inscrever aquele que tenha tirado zero na prova de redação. O resultado do Enem será divulgado na terça-feira (13-01), no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
          Do total de 63 universidades federais, 59 participam do Sisu neste primeiro semestre. Todos os 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e os dois centros federais de educação tecnológica (Cefet) oferecem vagas pelo sistema.
As inscrições deverão ser feitas na página do Sisu na internet.
Confirme já as vagas da UFVJM no Campus avançado de Teófilo Otoni e Diamantina. Confira também as vagas de Direito da UEMG também em Diamantina.
UFVJM - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
CAMPUS AVANÇADO DO MUCURI (Teófilo Otoni, MG)
CURSO
GRAU
TURNO
TOTAL
DE VAGAS
AÇÕES
AFIRMATIVAS
ADMINISTRAÇÃO
Bacharelado
Noturno
15
Sim
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Bacharelado
Integral (Mat/Vesp/Not)
60
Sim
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Bacharelado
Noturno
15
Sim
CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Bacharelado
Noturno
15
Sim
MATEMÁTICA
Licenciatura
Noturno
15
Sim
MEDICINA
Bacharelado
Integral (Mat/Vesp/Not)
15
Sim
SERVIÇO SOCIAL
Bacharelado
Noturno
15
Sim
MG - Minas Gerais

UFVJM - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

CAMPUS JK (Diamantina, MG)
CURSO
GRAU
TURNO
TOTAL
DE VAGAS
AÇÕES
AFIRMATIVAS
AGRONOMIA
Bacharelado
Integral (Mat/Vesp/Not)
13
Sim
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Bacharelado
Integral (Mat/Vesp/Not)
75
Sim
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Licenciatura
Noturno
15
Sim
EDUCAÇÃO FÍSICA
Bacharelado
Integral (Mat/Vesp/Not)
9
Sim
ENGENHARIA FLORESTAL
Bacharelado
Integral (Mat/Vesp/Not)
13
Sim
HUMANIDADES
Bacharelado
Noturno
100
Sim
MEDICINA
Bacharelado
Integral (Mat/Vesp/Not)
15
Sim
QUÍMICA
Licenciatura
Noturno
15
Sim
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Bacharelado
Noturno
15
Sim
TURISMO
Bacharelado
Noturno
20
Sim
ZOOTECNIA
Bacharelado
Integral (Mat/Vesp/Not)
13
Sim
CAMPUS I (Diamantina, MG)
CURSO
GRAU
TURNO
TOTAL
DE VAGAS
AÇÕES
AFIRMATIVAS
EDUCAÇÃO FÍSICA
Licenciatura
Noturno
11
Sim
ENFERMAGEM
Bacharelado
Integral (Mat/Vesp/Not)
15
Sim
FARMÁCIA
Bacharelado
Integral (Mat/Vesp/Not)
15
Sim
FISIOTERAPIA
Bacharelado
Integral (Mat/Vesp/Not)
15
Sim
NUTRIÇÃO
Bacharelado
Integral (Mat/Vesp/Not)
13
Sim
ODONTOLOGIA
Bacharelado
Integral (Mat/Vesp/Not)
15
Sim

UEMG - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

CAMPUS - DIAMANTINA - CENTRO (Diamantina, MG)
CURSO
GRAU
TURNO
TOTAL
DE VAGAS
AÇÕES
AFIRMATIVAS
DIREITO
Bacharelado
Matutino
25
Sim
DIREITO
Bacharelado
Noturno
25
Sim