Bullying

sábado, 9 de maio de 2015

NOSSA HOMENAGEM A TODAS VOCÊS MÃES QUE SÃO TAMBÉM PROFESSORAS!



MÃE PROFESSORA!

O Amor de Mãe é o mais puro e incondicional que existe! Se pudermos fazer uma analogia, este amor é como o reflexo do amor maior de Deus. Imagine dois amores cruzados, aliás três: mãe, professora e de Deus.  Parabéns àquela mãe, que rompendo as “fronteiras de sangue” acolhe em seu fazer profissional as crianças, os adolescentes e os jovens em uma eterna entrega de ensino.

Seus alunos é como filhos, e são filhos do saber. Somente a Mãe-Professora, que trazendo em sua alma a experiência de originar a vida,  faz brotar não do útero, mas do seu coração educador, vida nova na criança, no adolescente e no jovem com suas lições de vida.

Que sua vida profissional seja plena das bênçãos de Deus e frutifique graças em todos os alunos-filhos.

Parabéns a toda Professora-Mãe!

Parabéns a toda Mãe-Professora!

É impossível não confundir papéis sociais tão essencialmente iguais e importantes.

                                                              Por Deodato Gomes

NUNCA PENSEI QUE FOSSE LER UMA NOTÍCIA DESSAS! Tomara que seja realmente um novo tempo na educação de Minas! Estado assegura pagamento do piso nacional aos servidores da Educação. Foi fechada uma proposta nesta sexta-feira (8/5) entre entidades e Governo do Estado.

As entidades representativas reconheceram os avanços obtidos com a negociação. Foto: Crédito: Gil Leonardi/Imprensa MG

Em reunião realizada nesta sexta-feira (8/5), na Cidade Administrativa de Minas Gerais, entre representantes do Governo do Estado e entidades representativas dos servidores da educação, foi fechada uma proposta para a implantação do piso salarial e reestruturação da carreira dos trabalhadores. Participaram da reunião o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) e a Associação de Diretores de Escolas Oficiais de Minas Gerais (Adeomg). A proposta apresenta importantes avanços e a expectativa é de um retorno positivo dos trabalhadores da educação.
Os principais pontos dessa proposta são a garantia do pagamento do piso salarial nacional até 2018, com um reajuste de 31,78%, em três parcelas (13,06% em 2015, 8,21% em 2016 e 7,72% em 2017) na forma de abonos que serão incorporados ao vencimento básico, além da garantia de atualização do piso salarial estadual nos mesmos índices de correção do piso nacional do magistério; a isonomia para os aposentados; a extensão dos reajustes para as demais carreiras da Educação Básica. Outro ponto importante é a garantia da nomeação de 60 mil servidores concursados até 2018, na razão de 15 mil por ano. Já foram nomeados até o momento 3 mil aprovados em concurso.
As entidades representativas reconheceram os avanços obtidos com a negociação. “Nosso esforço foi para recuperar direitos que perdermos na última década. Reconquistamos a reorganização da carreira. Tivemos avanços significativos e corrigimos distorções importantes”, enfatiza a coordenadora geral do Sind-UTE, Beatriz Cerqueira. Sobre a polêmica do pagamento do piso, uma reivindicação histórica da categoria, ela foi enfática: “Está acabando”.
Com o acordo, o governo estadual garante, a partir de 2017, o pagamento do piso salarial nacional para uma jornada de 24 horas semanais. “Nenhum professor vai receber abaixo do piso nacional. O Governo reafirmou o compromisso de pagar o piso nacional e se comprometeu também em reajustar futuros aumentos. À medida que esses valores foram corrigidos, vamos fazer as alterações necessárias”, esclarece o subsecretário de Gestão de Recursos da Secretaria de Educação, Antônio David de Sousa Junior.
“Agora, o salário se torna o vencimento básico e, com isso, podemos avançar na discussão de benefícios e direitos. Se os reajustes do piso nacional se mantiverem na mesma proporção, estamos falando de mais de 70% de modificação dos vencimentos básicos”, diz Beatriz Cerqueira.
Para o secretário-adjunto de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Wieland Silberschneider, esse é um primeiro passo para restabelecer o diálogo do governo estadual com entidades representativas de classe. “Construímos propostas consistentes e uma relação com os professores. Tentamos pavimentar um ambiente para, a partir de 2018, prosseguir na valorização da carreira. Hoje, nosso objetivo é assegurar o pagamento do piso”, afirma.
O Governo tem a expectativa de que o acordo seja aprovado amplamente pelos trabalhadores da Educação para que um projeto de lei seja encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em regime de urgência. O acordo só passará a valer após a aprovação do projeto na assembleia.
Reajuste para aposentados
Os servidores aposentados nas carreiras da Educação Básica terão os mesmos aumentos (13,06%, 8,21% e 7,72%) previstos para os servidores em atividade, a partir das mesmas datas. Isso resultará no mesmo percentual de reajuste concedido a o professor, correspondente a 31,78%, além dos reajustes anuais do piso nacional. O benefício também vai ser estendido às demais carreiras do Grupo de Atividades de Educação Básica (Auxiliar de Educação Básica, Assistente de Educação, Assistente Técnico Educacional, Assistente Técnico de Educação Básica, Analista de Educação Básica e Analista Educacional).
“O piso nacional refere-se somente às carreiras do magistério. O que acertamos é que as propostas para as carreiras de magistério serão igualmente estendidas às demais carreiras da Educação para que, no conjunto, todos sejam contemplados igualmente. Estamos pactuando um entendimento histórico”, explica Antônio David de Sousa Junior.
Promoções
Em relação às promoções por escolaridade, que foram congeladas pela gestão anterior, a proposta do Governo é antecipar em quatro meses o benefício. Pelas regras atuais, as promoções só voltariam a ser concedidas a partir de janeiro de 2016, mas a proposta garante que os servidores da Educação tenham direito à promoção a partir de setembro de 2015. A proposta também prevê a antecipação das promoções subseqüentes.
“Isso evidencia o compromisso do governador Fernando Pimentel, neste contexto difícil e complexo, de fazer um imenso esforço para repactuar as relações com a educação pública do Estado de uma maneira serena, respeitosa e construtiva”, conclui o subsecretário Antônio David de Souza Júnior.
Diretores atendidos
As negociações também garantiram avanços importantes para os diretores. Entre eles, um reajuste de 10,25% na tabela remuneratória e um aumento de 30% para 50% da parcela da remuneração do cargo de diretor. “Foi positivo porque o governo manteve um diálogo conosco. Trouxemos nossas propostas e realmente tivemos um ganho, uma evolução. Nossa confiança nesse governo está toda em cima disso”, comenta a diretora da Adeomg, Ana Maria Belo de Abreu.
Ainda foi garantido ao servidor que ocupa cargo efetivo com carga horária de 24 horas semanais a opção por receber o dobro da remuneração desse cargo mais 50% da remuneração do cargo de diretor de escola.
Outros avanços
A proposta também assegura acesso à merenda escolar para todos os trabalhadores nas escolas, por meio de complementação financeira-orçamentária, o fim do passivo de aposentadoria e a anistia dos períodos de greve de 2011 a 2014.

Clique aqui e conheça a Proposta completa.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Edital de Designação nº 07/2015

sábado, 2 de maio de 2015

Caminhos da nossa Terra- Gênero Textual Relato de viagem - Neste dia 30 de Abril mais turmas do vespertino fizeram a visita à Pedra da Baleia. Logo depois os alunos redigem o seu relato de viagem.

Caminhos da nossa Terra-Relato de viagem

 É sabido que uma das grandes contribuições para a ampliação e consolidação da cultura de um indivíduo, é fazer com que o mesmo lance de tudo que está a sua volta para que consiga efetivamente identificar os valores que fazem parte de sua identidade. Nesse sentido conhecer o local onde vive, é requisito fundamental para que a pessoa se sinta parte de um grupo e valorize o seu meio.
Ações que precedem a excursão educativa:
• Trabalhar com os alunos o gênero relato de viagem, com o objetivo de instrumentálizá-lo;
• Passar informações prévias sobre o local da excursão educativa, localização e relevância para o município;
• Preparar panfleto de orientação ao aluno sobre a viagem: Calçar tênis, cada um deve levar sua água, usar protetor solar e levar lanche. Não pode levar refrigerante, pois dá sede e lá não tem água; quando chegar no ponto mais alto, à 280 metros de altitude respeitar a faixa amarela, considerando a lei de gravidade; foi projetado o vídeo como motivador da viagem e fragmento do livro do Amir Klink como forma de motivação da redação do relato de viagem.

Professor-monitor: 4 por viagem, presença obrigatória do professor de Língua Portuguesa.
Objetivo: Propiciar aos alunos da a oportunidade de conhecer ao menos um ponto turístico de nossa cidade, com o intuito de produzir um relato de viagem.
Público-alvo: Os alunos do Ensino Fundamental e Médio da E.E.Dr. João Beraldo e alunos do 5º e 9º ano das escolas convidadas
Recursos: Transporte para os alunos ( ônibus com 42 lugares).
• Projetar vídeo sobre o local de visita – Pedra da Baleia
Percurso: De Carlos Chagas para a Pedra da Baleia – Pedra da Baleia.
Trabalho final – Estudar o relato de viagem do Amir Klink onde ele atravessa o Atlântico em direção a Namíbia em um barco a remo e depois oportunizar ao aluno escrever o seu relato de viagem à Pedra da Baleia.




Para motivação este vídeo foi projetado para todas as turmas, além da leitura do Relato de viagem do Amir Klink

sábado, 25 de abril de 2015

CONCURSO ESCOLA JOÃO BERALDO DIA DAS MÃES: Você já beijou sua mãe hoje?

Envie uma  foto-selfie sua com sua mãe,  crie uma legenda para essa  imagem, sobre o  tema  do Dia das Mães: Obrigado Mãe! toda GRATIDÃO  a ti.  Faça  o  upload  da  foto-selfie  até  o  dia  08 de  Maio  de  2015.  Os  três conjuntos de  foto e  legenda mais curtidos e mais criativos serão premiados com 1(uma) uma vasilha  TUPPERWARE cada uma, para que o aluno possa presentear sua mãe. Concurso válido apenas para alunos da Escola Estadual Dr. João Beraldo. Antes de fazer o upload da foto é preciso clicar no botão PARTICIPAR. Acesse nossa página do evento no facebook com o seguinte 
link: https://www.facebook.com/events/467732633381828/

Clique na imagem para acessar a página do Concurso no facebook da João Beraldo

segunda-feira, 20 de abril de 2015

sexta-feira, 17 de abril de 2015

2º ANO MATUTINO FAZ VIAGEM EDUCATIVA À PEDRA DA BALEIA EM 16-04-2015, COM COMPROMISSO DE PRODUZIR GÊNERO TEXTUAL RELATO DE VIAGEM.

O estudo científico das rochas é chamado de petrologia, um ramo da geologia. A Pedra da Baleia é uma rocha aflorante que muito resiste a chuva e sol. Formação muito antiga e o afloramento se deu há 120 milhões de anos atrás. Tem a forma da Baleia Jubarte. Será a Pedra da Baleia uma Rocha Magmática, Sedimentar ou metamórifica? Pesquise.


Quem quiser ver a cobertura completa em fotos clique aqui:https://plus.google.com/photos/100562673127135073780/albums/6138569628820837441?sort=1

domingo, 12 de abril de 2015

REALIZAMOS NOSSA 2ª REUNIÃO PEDAGÓGICA DESTE 2015!

Neste sábado, 11 de abril de 2015, realizamos a nossa 2ª Reunião Pedagógica do ano de 2015. Tudo fizemos para vencer a pauta que era bastante extensa. No primeiro momento discutimos um tema recorrente que é o problema da Violência Escolar. Fizemos isso a partir de reportagens veiculadas nos meios de comunicação. Concluimos que nossa escola é de muita Paz, mas não podemos "baixar a guarda",  deixarmos a vigilância em função do caráter violento que cada vez mais assume a nossa comunidade. Cada vez mais a juventude se envolve com o crime e a droga. Dentro deste ponto da pauta lemos e a discutimos  um artigo do Frei Beto, onde ele apresenta a questão da maioridade penal em um artigo intitulado “Maioridade Penal e Estado omisso”.
Momento da chegada com o Café da manhã-saboreamos um gostoso bolo de fubá.
Em seu texto ele coloca que há 27,3 milhões de jovens entre 18 e 25 anos de idade no Brasil,  destes 5,3 milhões estão fora da escola e sem trabalho,  mas não estão fora do consumo. Ele pergunta, como esses jovens vão calçar tênis de grife, portar celular iphone5, frequentar baladas, vestir roupas da moda? Conclui que muitos desses 5,3 milhões de jovens vivem do crime. Mas que crime maior é a omissão do Estado em não assegurar uma educação em tempo integral para os mesmos. Fechamos este ponto com a leitura do nosso Projeto Antibullying e Cyberbullying: uma Semana de Paz, que acontecerá de 18 a 22 de maio de 2015. Foi lembrado do Café Literário, que todo ano fazemos para homenagear as mães. O Professor Alessandro de língua Portuguesa apresentou a  excursão educativa à Pedra da Baleia, onde  foi concebido pelo mesmo junto a esta excursão o estudo do Gênero Textual Relato de viagem que será desenvolvido junto aos alunos pelo professor de Português, como ação da excursão. Todos os nossos alunos terão oportunidade de  fazerem esta excursão e receberão orientação para  redigirem seu Relato de Viagem. Por fim fizemos reunião por área para fazer o encontro e alinhamento dos Planejamentos visando uma unidade de ação e pensamento da docência para que todos os professores de cada área possa trabalhar em sintonia com seu colega, levando  o mesmo assunto em suas turmas. Este alinhamento de conteúdos visa também a troca de  experiências e o  encontro das melhores formas de ministrarem os conteúdos.

sábado, 11 de abril de 2015

Diretor da Escola João Beraldo, participa da IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, junto com 10 Jovens da escola.


Diretor da Escola João Beraldo, Deodato Gomes, participa da IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, junto com 10 Jovens da escola,  que Aconteceu nesta sexta feira dia 10 de Abril de 2015, na Câmara Municipal. A conferência teve  como tema central, Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e Adolescente. Tudo foi muito bem organizado,  pela Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal,  onde se teve a oportunidade de discutir a construção do PLANO DECENAL que deve ser voltado para as necessidades das crianças e dos adolescentes. Participaram crianças e adolescentes de todas as escolas, além das autoridades que marcaram presença. As várias situações foram discutidas a partir de 05 eixos temáticos: o 1º se referindo à Promoção dos Direitos, que tocou no problema da proteção no espaço doméstico, a questão da obrigatoriedade de se registrar a criança em até 15 dias após o nascimento, educação de qualidade entre outros; no 2º eixo, aludiu-se à proteção e defesa do menor, problema do fortalecimento do Conselho Tutelar, e a necessidade de garantir os direitos trabalhistas para os conselheiros bem como capacitações contínuas e do caráter protetivo do Conselho Tutelar. Ficou claro a necessidade também de proteção especial ao menor que tem seus direitos violados e ameaçados e de fortalecimento de ações contra a violência sexual e  trabalho infantil, sendo este permitido a partir dos 14 anos e mesmo assim na condição de aprendiz. No eixo 3 foi discutido a necessidade de promover a participação da criança e do adolescente em todas as instância da sociedade e de se tornarem protagonistas dos seus próprios direitos, inclusive com assento no Conselho Municipal, oportunizando espaços para expressão dos seus interesses nos meios de Comunicação local. No eixo 4, ateve se à necessidade do controle Social, que se refere especialmente à atuação do Conselho de acompanhar e cobrar políticas públicas que contemplem as necessidades da criança e do adolescente. No eixo 5, onde se debateu a questão da Gestão Pública, um dos pontos que chamou mais a atenção dos conferencistas foi o fato de que este segmento não conta com uma porcentagem fixa dos recursos públicos, a exemplo da saúde e da educação, daí a necessidade de uma luta neste sentido. Ao final fez-se a escolha dos delegados para a Conferência Municipal. A Conferência foi contemplada com o som das crianças, trabalhadas pelo músico Wilton,  da Fundação J. Firmo que executou o Hino Nacional e reclamou da falta de recursos para continuidade das aulas de música da fundação.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

FOLIA DE REIS - André apresenta trabalho de pesquisa sobre a Folia de Reis em Carlos Chagas.



Clique na imagem acima para acessar todas as imagens do álbum.

Aconteceu neste abril de 2015 (01) - Quarta feira, na sala de Cinema da Escola João Beraldo, a apresentação do estudo realizado por André Luiz Ribeiro de Araújo, acerca da Folia de Reis, manifestação cultural existente em Carlos Chagas e muito pouco conhecida. O trabalho de André, desenvolvido  no âmbito da Universidade Federal de Viçosa, como conclusão do curso de história é agora compartilhado com a comunidade de Carlos Chagas, território onde reside o grupo cultural de Folia de Reis, objeto de sua pesquisa. 
Sendo bem superficial na minha análise, na sua apresentação o acadêmico afirmou que a Folia de Reis de nossa cidade é um saber popular ligado à religiosidade das pessoas. Afirmou também que a folia de Reis foi  passada de geração a geração por meio da oralidade e das performances consolidadas e configuradas ao longo da história  até chegar nos dias de hoje. Esta também não deixa de ser uma forma de resistência popular e de afirmação de valores culturais de uma manifestação sempre relegada a momentos pontual de  "enfeite folcórico" historicamente  silenciados e retirados do seu contexto de vida e convivência social.   Explicou sobre como se manifesta a Folia de Reis na cidade e da existência de sua grande carga  simbólica, que veio atravessando e se afirmando no tempo, apesar da falta de reconhecimento. As reflexões apresentadas por André foram acessadas,  pesquisadas e construídas junto aos foliões a partir de escuta atenta de suas narrativas orais, tendo como parâmetros as teorias debatidas e apropriadas enquanto estudante de história. A história oral foi o instrumento  por meio do qual se fez  o resgate histórico da formação deste grupo cultural da nossa cidade, tão pouco respeitado e valorizado e utilizado apenas como adornos nos momentos festivos da comunidade. A apresentação suscitou debates e muitos questionamentos, onde ficou evidenciada a necessidade de implementação de Políticas Públicas de valorização das manifestações populares da cidade. Se pontuou também a necessidade de encaminhamentos que tenham preocupação com a preservação do patrimônio imaterial da cidade, como forma de salvaguardar este legado para as novas gerações,   vez que a folia de reis foi o  resultado de quase um século de resistência popular cultural.
Ao fim das discussões pudemos assistir no local uma autêntica apresentação do grupo pesquisado por André, oportunizando a todos um encantamento e um pequeno mergulho na organização e na apresentação de uma Folia de Reis. Um momento interessantíssimo e muito rico de conhecimento de aspectos importantes da cultura popular da nossa cidade que trouxe a todos momentos de grande crescimento e que não pode se perder. 
Valeu André pelo importante encontro em que compartilhou conosco um ponto importante da nossa cultura, totalmente ignorado, relegado e desprezado pelas elites e que pelo seu trabalho foi lançado luzes e colocado em evidência.
                             Por Deodato Gomes 

domingo, 29 de março de 2015

DIA 01 DE ABRIL DE 2015 - QUARTA FEIRA, ÀS 19:30, TEREMOS APRESENTAÇÃO DA FOLIA DE REIS DE CARLOS CHAGAS NA ESCOLA JOÃO BERALDO, COM ABORDAGEM ACADÊMICA!...


Convidamos a todos para participarem da apresentação e discussão de um trabalho de pesquisa sobre a Folia de Reis em Carlos Chagas. O trabalho foi  defendido pelo Bacharel em Hitória, André Luiz Ribeiro de Araújo, junto à Universidade Federal de Viçosa. Depois da apresentação acontecerá:
1. discussão acerca do tema apresentado;
2. apresentação dos Cantadores de folia de Reis da nossa cidade.
Data: 01 de abril de 2015 – (Quarta-Feira)
Horário: 19h 30 min.
Local: Sala de Cinema da ESCOLA ESTADUAL JOÃO BERALDO.

quinta-feira, 26 de março de 2015

É HOJE 26-03-15 E AMANHÃ DIA 27-03-2015 TEM CINEMA DA 9ª MOSTRA NA SALA DE CINEMA DA JOÃO BERALDO - Confira os filmes deste dois dias: Cabra Marcado para Morrer e Que Bom Te Ver Viva.

Venha debater conosco os Direitos Humanos a partir da temática dos filmes.
Cabra Marcado para Morrer
TÍTULO DO FILME: CABRA MARCADO PARA MORRER (Brasil, 1984) DIREÇÃO: Eduardo Coutinho 
ELENCO: Elisabeth Teixeira e família, João Virgínio da Silva e os habitantes de Galiléia (Pernambuco). Narração de Ferreira Gullar, Tite Lemos e Eduardo Coutinho. 120 min., Globo Vídeo. 
              
               Em fevereiro de 1964 inicia-se a produção de Cabra Marcado Para Morrer, que contaria a história política do líder da liga camponesa de Sapé (Paraíba), João Pedro Teixeira, assassinado em 1962. No entanto, com o golpe de 31 de março, as forças militares cercam a locação no engenho da Galiléia e Interrompem as filmagens. Dezessete anos depois, o diretor Eduardo Coutinho volta à região e reencontrava a viúva de João Pedro, Elisabeth Teixeira – que até então vivia na clandestinidade e muitos dos outros camponeses que haviam atuado no filme antes brutalmente interrompido. 
Que Bom Te Ver Viva
TÍTULO DO FILME: QUE BOM TE VER VIVA (Brasil, 1989) DIREÇÃO: Lucia Murat 
                      Duas décadas depois, oito ex-presas políticas falam sobre a luta e a tortura vividas durante o regime militar brasileiro e a experiência de ter sobrevivido. Entre os depoimentos, delírios e confissões de uma personagem anônima, que reflete sobre o peso de ter sobrevivido lúcida às torturas. Murat, que foi torturada no período da ditadura militar,narra a vida de algumas mulheres brasileiras que pegaram em armas contra o regime militar. Há uma série de depoimentos de guerrilheiras e cenas do cotidiano dessas mulheres que recuperaram, cada uma à sua própria maneira, os vários sentidos de viver.


terça-feira, 24 de março de 2015

EDITAL DE DESIGNAÇÃO Nº 05/2015