Bullying

terça-feira, 28 de julho de 2015

A E. E. Dr. João Beraldo de Carlos Chagas divulga inscrição para classificação de candidatos à designação para ministrar os Conteúdos Técnicos Profissionalizantes do Curso de Normal em Nível Médio – Professor de Educação Infantil.

FAÇA A INTERTEXTUALIDADE ENTRE RARIDADE E PEGADAS NA AREIA!

Vamos refletir a partir desta linda e conhecida mensagem. Convidamos todos a entender seu incrível ensinamento, aproveite e faça a intertextualidade com Raridade, esta linda canção que de alguma forma guarda o mesmo sentido de Pegadas na Areia.

Pegadas na areia

Uma noite eu tive um sonho...
Sonhei que estava andando na praia com Deus e através do céu, passavam cenas da minha vida.
Para cada cena que passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia: um era meu e o outro era de Deus.
Quando a última cena passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver. Isso me entristeceu muito e perguntei então a Deus:
- Senhor, Tu me disseste que, uma vez que resolvi te seguir, Tu andarias sempre comigo, em todo o caminho. Contudo, notei que durante as maiores dificuldades da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia. Não compreendo porque nas horas em que eu mais necessitava de Ti, Tu me deixaste sozinho.
E o Senhor me respondeu:
- Meu querido filho. Jamais eu te deixaria nas horas de provas e de sofrimento. Quando viste, na areia, apenas um par de pegadas, eram as minhas. Foi exatamente aí que eu te carreguei nos braços.
(Autor Desconhecido)

sábado, 25 de julho de 2015

O ÚLTIMO ADEUS DE GRACINHA NOGUEIRA, grande educadora de várias gerações da nossa Carlos Chagas, encerra tempo de peregrinação na terra.

O mistério da morte é algo que jamais compreenderemos, por mais explicações que se encontre. E quando vem de súbito torna mais difícil ainda encontrar uma lógica e ficamos assim atônitos, como se não quiséssemos acreditar. Os nossos mais sinceros sentimentos à família desta educadora pela sua passagem. Tocados profundamente por esta perda, só podemos buscar iluminação e conforto nas palavras. As nossas palavras não dão conta de expressar a nossa tristeza e o nosso pesar neste instante.  É imensa a lacuna que se abre neste momento. Nada preenche esta viagem tão inesperada de Gracinha,  apesar de sabermos que cada pessoa tem sua história e seu próprio momento de partida nesta vida. Registramos aqui a grande gentileza de Gracinha, Tia Gracinha,  ou D. Gracinha, como era chamada por  seus alunos,  em servir. Trazia a palavra Graça no nome e a Alegria divina como sinal da felicidade que emanava,  na personalidade. De outro modo, graça e alegria eram dons que sabia tão bem espalhar,  envolvendo e contagiando quem estivesse a seu alcance. Quantas vezes dividiu com alunos e professores da nossa João Beraldo, suas experiências de viagens, de vida  e reflexões que muito nos enriqueceram? Só pode ser o destino... ou serão os paradoxos da vida humana... viver e depois partir, colocando um ponto final, como se a vida não fosse portadora da imortalidade. A ressurreição é a nossa maior esperança e é onde devemos depositar todos os sentimentos e saudades. A ressurreição para a totalidade do que somos, em nossa plenitude, é o próprio sentido da vida. A vida é dom de Deus e nos foi por Ele confiada, como tesouro da eternidade. Gracinha, foi fazer mais uma das suas viagens, desta vez a maior de todas elas. viajou em busca de mais iluminação, foi encontrar com  o Dono de todo o universo. Gracinha foi chamada ali mesmo no Paraíso,  para encerrar o seu tempo de peregrinação, de sonho e de luta aqui nos caminhos da  terra. Se voltamos de onde vimos, poderíamos nem ter saído de lá! Agora Gracinha peregrinará nas estradas do céu. Que Deus acolha Gracinha no calor infinito do seu amor e na claridade da luz da sua Graça.                                                                          
                                                   Por Deodato Gomes


DANÇA NA ESCOLA - Dialogando com o corpo, a arte e a educação - Parte 3

A dança proporciona ao ser humano o desenvolvimento da linguagem, o conhecimento do seu próprio corpo, libera sentimentos e emoções e, sobretudo, nos proporciona  uma séria reflexão sobre as mais diversas manifestações culturais. O corpo pode ser despertado para a consciência de si, para uma atitude de vida através da dança, levando ao respeito e a liberdade. A dança, ao movimentar o corpo ao som dos mais variados ritmos,  provocam  estimulações físicas, mentais e emocionais. A Escola é um ambiente propício e adequado para desenvolver trabalhos voltados para as expressões do movimento, pois contribui para o desenvolvimento integral do aluno. Acolhemos o Projeto de Ensino da Professora de Artes Edileila, que oportunizou aos alunos expressar através dos movimentos da dança, ao som dos mais variados estilos musicais,  com o objetivo de desenvolver a criatividade, as habilidades corporais, e culturais,  além de reforçar a autoestima visto que os adolescentes, são bem narcisistas e  estão muito vinculados à sua própria imagem. Parabéns à Professora Edileila por esta feliz idéia, e que possamos aprimorar mais ainda este Projeto que traz resultados bem interessantes para a Juventude da nossa escola.

DANÇA NA ESCOLA - Dialogando com o corpo, a arte e a educação - Parte 2


A dança proporciona ao ser humano o desenvolvimento da linguagem, o conhecimento do seu próprio corpo, libera sentimentos e emoções e, sobretudo, nos proporciona  uma séria reflexão sobre as mais diversas manifestações culturais. O corpo pode ser despertado para a consciência de si, para uma atitude de vida através da dança, levando ao respeito e a liberdade. A dança, ao movimentar o corpo ao som dos mais variados ritmos,  provocam  estimulações físicas, mentais e emocionais. A Escola é um ambiente propício e adequado para desenvolver trabalhos voltados para as expressões do movimento, pois contribui para o desenvolvimento integral do aluno. Acolhemos o Projeto de Ensino da Professora de Artes Edileila, que oportunizou aos alunos expressar através dos movimentos da dança, ao som dos mais variados estilos musicais,  com o objetivo de desenvolver a criatividade, as habilidades corporais, e culturais,  além de reforçar a autoestima visto que os adolescentes, são bem narcisistas e  estão muito vinculados à sua própria imagem. Parabéns à Professora Edileila por esta feliz idéia, e que possamos aprimorar mais ainda este Projeto que traz resultados bem interessantes para a Juventude da nossa escola.

DANÇA NA ESCOLA - Dialogando com o corpo, a arte e a educação - Parte 1


A dança proporciona ao ser humano o desenvolvimento da linguagem, o conhecimento do seu próprio corpo, libera sentimentos e emoções e, sobretudo, nos proporciona  uma séria reflexão sobre as mais diversas manifestações culturais. O corpo pode ser despertado para a consciência de si, para uma atitude de vida através da dança, levando ao respeito e a liberdade. A dança, ao movimentar o corpo ao som dos mais variados ritmos,  provocam  estimulações físicas, mentais e emocionais. A Escola é um ambiente propício e adequado para desenvolver trabalhos voltados para as expressões do movimento, pois contribui para o desenvolvimento integral do aluno. Acolhemos o Projeto de Ensino da Professora de Artes Edileila, que oportunizou aos alunos expressar através dos movimentos da dança, ao som dos mais variados estilos musicais,  com o objetivo de desenvolver a criatividade, as habilidades corporais, e culturais,  além de reforçar a autoestima visto que os adolescentes, são bem narcisistas e  estão muito vinculados à sua própria imagem. Parabéns à Professora Edileila por esta feliz idéia, e que possamos aprimorar mais ainda este Projeto que traz resultados bem interessantes para a Juventude da nossa escola.

terça-feira, 21 de julho de 2015

FORÇA MAIOR - Diogo Nogueira.

Louvamos a Deus por proporcionar a Diogo Nogueira a composição de uma canção tão linda como esta. Não tem outra explicação, foi um momento de inspiração divina que também nos transporta ao mesmo caminho do compositor de afirmação da fé e da busca de Deus. Viagem nesta oração em forma de samba que nos contagia  e enche de Paz a nossa vida, com tão grande beleza e magia.


Força Maior

Compositor: Diogo Nogueira / Leandro Fregonesi / Ciraninho

Minha força é a fé que carrego no fundo do peito
Quando nada dá pé é amém é axé não tem jeito

No terreiro ele é o Oxalá, no oriente ele é Alá
Ninguém sabe como explicar essa força maior
Ele sempre estende a mão, não importa a religião
Não tem raça, não tem nação, porque Deus é um só

Deus, louvado seja Deus
Deus, louvado seja Deus
Louvado seja Deus... Louvado seja Deus
Deus, louvado seja Deus

Deus está no coração que concede o perdão
No coração que é feliz, vendo o outro feliz
É o perfume que vem da natureza
Flor que renasce do solo da impureza
Uma estrela a me guiar
Manto que aquece a família e protege o meu lar

Ele é o céu, água do mar
Luz do luar, sol do verão
Enche de paz, minha oração
Me dá guarida
Vento que traz inspiração
Força da vida
Ventre de todo universo
Do verso da minha canção

Deus, louvado seja Deus
Deus, louvado seja Deus
Louvado seja Deus... Louvado seja Deus
Deus, louvado seja Deus

segunda-feira, 20 de julho de 2015

ESCOLA REALIZA PALESTRA SOBRE AS DROGAS, com a Professora Dalva e consegue prender a atenção de todos os adolescentes!



Droga não pode ser um tabu em nenhum lugar, muito menos tema  intocável em uma escola, local de encontro e formação de adolescentes e jovens. A Escola deve estar aberta a trocar idéias sobre todos os temas que envolve a vida dos jovens, e deve fazer isto sempre em rodas de conversas. É preciso dialogar constantemente com a juventude sobre este mal devassador da vida. Este é um assunto recorrente em nosso meio. A todo momento estamos desenvolvendo esta reflexão junto a alunos e professores, seja em palestras, em conversas individuais, em trabalhos na sala de aula. Em uma reunião Pedagógica, realizamos um seminário com o livro Anjos Caídos do Içami Tiba, onde tivemos a participação de todos os professores refletindo e conhecendo todas as facetas deste grande mal que destói a seiva, o brilho e a inteligencia dos nossos jovens e como abordá-lo no campo educacional. No seminário discutimos sobre qual seria a postura correta de um educador frente a este grave problemas que tão bem conhecemos. Qual deve portanto a postura correta de um profissionais que tem a importante missão de educar frente ao problema das drogas? Convivemos com adolescentes e jovens que estão nesta fase conflituosa da vida e  de formação e de estruturação da personalidade, neste sentido então precisamos de muita clareza para se trabalhar na prevenção deste mal que assola nossa cidade. O jovem precisa compreender as consequências para quem busca trilhar este caminho perigoso de morte. Foi com este objetivo que acolhemos a palestra da Professora Dalva junto aos nossos alunos. Prevenir sempre é muito melhor do que agir para evitar o mal que já foi instalado. Realizar ações antecipadas para diminuir a todas as possibilidade de adolescentes mais propensos e vulneráveis se envolverem. Quando o assunto é droga o melhor mesmo é trabalhar muito antecipadamente com as informações capazes de gerar comportamento. 
Dalvinha fez uma abordagem aberta e verdadeira da temática alertando os estudantes para o prazer imediato que estas substâncias provocam mas apontando também o verdadeiro mal que as drogas provocam. Fez isto a partir das suas vivências como educadora e como alguém que já experienciou, mostrando todos os problemas que  pode acometer um jovem caso venha a se envolver com este dilema  nefasto do nosso tempo. Foi conclamando aos jovens a não viverem a experiência da droga que a professora Dalva enfatizou o grande dilema pelo qual passa um dependente. 
A professora também trouxe o forte testemunho do jovem  Arthur, que ao depor sobre seu envolvimento com as drogas chocou a todos os presentes. Ele foi enfatico, de acordo com ele, um jovem é chamado à vida e não ao calabouço sombrio da morte nas drogas. Que a Professora Dalva continue neste corajoso trabalho junto aos adolescentes e jovens da nossa cidade pois muitas sementes frutificarão.  Aqui na Escola queremos formar jovens saudáveis, cidadãos participativos, que apendam a viver de cara limpa e pisem no chão da realidade. Ele precisa estar consciente para encontrar seu caminho de realização na nossa sociedade e enfrentar os desafios de sua própria vida. 

domingo, 19 de julho de 2015

ESCOLA JOÃO BERALDO CONCLUI TRABALHO DE LEITURA COM O LIVRO UM TREM DE JANELAS ACESAS E OS ALUNOS HOMENAGEIAM SUAS AVÓS!



Com o objetivo de proporcionar uma leitura emocionante aos adolescentes a partir do livro Um trem de janelas acesas, de Tereza Noronha, trabalhar a valorização dos idosos em nossa sociedade, oportunizando aos alunos homenagear sua avós é que foi criado o Projeto Leitura da Vovó. Os alunos realizaram a leitura da obra e como culminância do trabalho foi criado um momento em que os alunos puderam oferecer um gostoso chá regado a muita poesia e palavras de agradecimento. Contamos com o envolvimento das Bibliotecárias, Silvânia e Liliana, além das Professoras Terezinha, Valéria. Nossa gratidão a vocês que garantiram a realização deste belo trabalho.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Superintendência desenvolve treinamento do SIMADE e EDUCACENSO na Escola João Beraldo em Carlos Chagas!

            Esteve em nossa Escola duas técnicas do SIMADE da Superintendência Regional de Educação, Georgina e Vandir, servidoras muito eficientes, que vieram atualizar informações do Educacenso e Simade, para as Escolas Estaduais e Particulares. Foram dois dias de trabalho das técnicas,  distribuídos entreo atendimento dos servidores das diversas escolas da nossa cidade. Sabemos da importância do Simade e Educacenso, no sentido de todos os dados estarem atualizados e corretos, visto que são as plataformas que geram informações para alocação de recursos financeiros.   O Educacenso é a plataforma que reúne dados referentes aos alunos de todas as escolas do Brasil e está ligado ao MEC, e o SIMADE tem a mesma função no âmbito do Estado de Minas Gerais. É muito bom ver um setor de trabalho que funciona muito bem como  o SIMADE que apesar de toda complexidade sempre busca capacitar e atualizar os servidores das escolas nos novos procedimentos e corrigir eventuais problemas com esta ferramenta nas escolas. Estamos sonhando o dia em que todas as tarefas virão a ser realizadas via SIMADE, inclusive a configuração de históricos, atividade importante que toma muito tempo do servidor.


terça-feira, 7 de julho de 2015

VIRADA EDUCAÇÃO - Reunião do Dia D às 7:30 horas na quarta feira dia 08 de Julho de 2015


Os educadores reunirão nesta Quarta Feira, dia 08 de Julho de 2015, a partir das 7:30 horas,  sob a proposta da Virada Educação, como estratégia de construção de um pacto da sociedade em defesa da melhoria do ensino. Nesta reunião serão amplamente discutidos os resultados do simave-2014 em  momento de reflexão, construção e vivências de experiências educacionais e serão desenhado os caminhos em direção à qualidade da educação.

domingo, 5 de julho de 2015

Alunos da João Beraldo visitam o 'Projeto Xerimbabo' em Ipatinga.



Gustavo, nosso aluno do 3º ano expressou assim quanto a esta excursão educativa "esta viagem vai ficar na história".  E assim se faz a escola pública, não sabendo que é impossível, fomos lá e fizemos esta viagem, Parece impossível mesmo, pois sobram dificuldades, faltam condições para muitos alunos,  mas o que não falta mesmo é animação,  garra e boa vontade de todos que levantam a bandeira da Escola João Beraldo. Em alguns momentos parece que não vai dar "onde arranjar o dinheiro para pagar o ônibus?". Mas seguimos sempre firmes no proposito de enfrentar o desafio de fazer mais para aqueles que necessitam do impulso e da palavra incentivadora. Acreditar sempre no sonho  de que um adolescente pode nos decepcionar, se envolver com o crime mas é também capaz de descobrir um caminho para a sua vida a partir do que aprende na escola. Adolescente precisa é de cultura. A cada vez que um jovem te decepcionar ofereça a ele alternativas culturais e projetos de formação que a resposta virá.  Parafraseando o tema do Xerimbabo, a vida é realmente mais em uma Escola Pública.  Como foi gratificante e enriquecedor, realizar esta visita, à Exposição Cultural “A vida é mais” da programação do 31º Projeto Xerimbabo. Foi riquíssimo e cheio de aprendizagem visitar os nove quiosques, onde estavam monitores treinados para receber os alunos com a apresentação de esculturas de até seis metros que retratava os ciclos da vida, cheia de muitas explanações. O tema deste ano foi interessante porque é muito próximo de nossa vida: “Bios – O que foi? O que é? O que será?”. Na verdade foi um grande convite a todo para olhar a vida no planeta com seu significado ecológico e o papel do ser humano com um discurso de raciocínio sistêmico, ou seja, olhar para as realidades em busca de soluções sustentáveis nas interações com o meio ambiente. Trouxe para nós também um ensaio sobre a transformação das coisas e dos seres vivos. A partir da palavra “bios”, que em sua origem grega significa “vida”, se fez vários questionamentos e descobertas sobre o passado, presente e futuro, da gente enquanto ser humano e dessa nossa grande casa que é o Planeta Terra.

SUPERINTENDÊNCIA REALIZA EM CARLOS CHAGAS REUNIÃO EM PREPARAÇÃO AO DIA D - VIRADA EDUCAÇÃO!




Na terça Feira dia 07 de Julho de 2015 a Superintendência Regional de Ensino, realizará uma reunião com os Diretores, Vices, Especialistas e o Secretario Municipal de Educação para preparar o chamado Dia D, Virada Educação. Nesta reunião será estruturado a reflexão a ser desenvolvida pela Comunidade Escola, onde serão discutidos: Organização escolar, processos de aprendizagem, gestão escolar, desempenho educacional, relações interpessoais, convivência democrática e educação integral. Serão discutidos também os resultados das avaliações externas bem como destacados as maiores fragilidades e desafios, maiores avanços da escola na perspectiva dos educadores.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

ALUNOS DA ESCOLA JOÃO BERALDO VIAJAM DE TREM!


Os nossos alunos fizeram uma viagem de trem de Timóteo até Ipatinga. Na próxima viagem que fizerem, depois desta experiência os alunos considerarão agora muito alta a possibilidade de se utilizar o trem como meio de transporte. É barato, comparados ao aluguel de um carro, levando-se em conta combustível, estacionamentos e segundo porque se pode apreciar as belas paisagens comodamente sentado em um vagão. Foi uma festa andar de trem.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

ALUNOS DA JOÃO BERALDO VISITAM O PARQUE DA CIÊNCIA EM IPATINGA.


Os alunos da Escola João Beraldo visitaram neste dia 1ºde Julho o Parque da Ciência que é um centro de ciências interativo que realiza exposições em diversas áreas do saber, com o objetivo de popularizar a ciência e promover a educação científica. Percebemos o despertar do espírito científico, a curiosidade e o gosto pelas ciências dos alunos presentes, diante dos mais de 100 experimentos interativos que  o Parque da Ciencia ofereceram aos nossos alunos de  uma maneira inusitada e estimulante. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os fenômenos naturais e as relações do homem com o mundo e participaram das experiências ligadas a grandes descobertas da humanidade. Foi um momento de grande encontro com o conhecimento. Veja o slides com o registro do momento.