Durante
a Feira de Ciências Professora Jane Esquerdo, realizaremos teste para estabelecer qual tipo
sanguíneo e fator Rh (positivo
ou negativo) que uma pessoa possui.O procedimento será realizado por um grupo de alunos treinados e
monitorados pela Professora Izabel Franco que é Bioquímica. O tipo de sangue é determinado,
em parte, pelos antígenos presentes nas hemácias. Contamos com a presença de
todos. A partir das 8 horas já estaremos lá.
Bullying
CAMPANHA CONTRA O BULLYING
quarta-feira, 17 de agosto de 2016
terça-feira, 16 de agosto de 2016
domingo, 14 de agosto de 2016
terça-feira, 9 de agosto de 2016
Atração total. Grande desfile de Cães na Feira de Ciências Interativa Professora Jane Esquerdo. Cadastre seu cão junto à Escola João Beraldo.
Convidamos a todos donos de cães
da nossa cidade a apresentar seu cão em desfile que estamos organizando durante
a nossa Iª FEIRA DE CIÊNCIAS INTERATIVA PROFESSORA JANE ESQUERDO que acontecerá
na Escola João Beraldo. A sua presença e a de seu Cão muito abrilhantará nosso
evento.
FEIRA DE CIÊNCIAS INTERATIVA
PROFESSORA JANE ESQUERDO
ATIVIDADE:
DESFILE DE CACHORRO
ORGANIZAÇÃO: ESCOLA ESTADUAL DR. JOÃO BERALDO
DATA: 20 DE AGOSTO DE 2016 – SÁBADO
HORA DO DESFILE: 10:00 horas
Pedimos preencher a ficha (AQUI) em
anexo e entregar ao diretor na Secretaria da Escola confirmando sua
participação.
quinta-feira, 4 de agosto de 2016
INSCRIÇÃO DO SASI ABRE HOJE DIA 04 DE AGOSTO E VAI ATÉ DIA 19 DE SETEMBRO. Clique nas imagens e faça sua inscrição.
Clique na imagem abaixo para realizar a sua inscrição:
Para quem já fez a 1ª e a 2ª etapa acesse seu número de inscrição do ENEM clicando na imagem abaixo:
sexta-feira, 22 de julho de 2016
sábado, 16 de julho de 2016
ACHEI MUITO IMPACTANTE A NOSSA PERCEPÇÃO DESTE GIF! Foi extraído da página do Poesia em Preto e Branco. Foi também compartilhado por Tânia Hollerbch. Juntamente com a reflexão do pensamento de Freud publicamos Chaplin.
“Somos feitos de carne, mas temos
de viver como se fôssemos de ferro.”
- Sigmund Freud - "ALMA EXPOSTA"
de viver como se fôssemos de ferro.”
- Sigmund Freud - "ALMA EXPOSTA"
Não vos entregueis a esses desuhumanos, homens-máquina, com mentes de aço e corações de pedra! Não sois máquinas! Não sois gado! Não sois macaco! Homens é o que sóis!” Charles Chaplin-O grande ditador.
MESTRADO UFJF: aí vamos nós!
Ao abrir o resultado do processo seletivo do mestrado da Universidade Federal de Juiz de Fora, meu coração acelerou. Uma mistura de esperança, ansiedade e fé tomava conta de mim. E então, ao ver meu nome entre os selecionados, senti uma onda avassaladora de alegria e gratidão! Conquistar uma das 40 cobiçadas vagas entre mais de 900 talentosos concorrentes foi uma realização que superou todas as minhas expectativas.
Este não é apenas um novo capítulo acadêmico que começa em 25 de julho. É um testemunho da paixão, determinação e sonho de uma educação pública, gratuita e de excelência.
A Escola João Beraldo tem uma parte indelével nesta conquista. Nesse lugar mágico, onde ideias são cultivadas e sonhos de uma educação melhor são alimentados diariamente, eu cresci não apenas como profissional, mas como ser humano. As lições de amor, empatia e resiliência que recebi dos meus colegas professores, alunos e todo o staff têm sido minha âncora e inspiração. Cada um de vocês tem um lugar especial no meu coração e nesta conquista.
O caminho do aprendizado nunca é fácil, mas é através da perseverança e da fé em nossos objetivos que encontramos nossa verdadeira força. A jornada da vida é essa busca incessante, e eu sou um testemunho vivo de que, com determinação, todos os sonhos são possíveis. 🌟📚❤️
terça-feira, 12 de julho de 2016
O ALUNO YANN DA SILVA CRUZ DO 9º ANO RECEBE NOVAMENTE CERTIFICADO DE MENÇÃO HONROSA, PELO DESEMPENHO NA 11ª OLIMPÍADAS BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS!
O aluno, YANN DA SILVA CRUZ, 14 anos, foi agraciado com menção honrosa pelo
seu desempenho na 11ª Olimpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
(OBMEP), referente à participação de 2015.
Todo ano ele recebe esta menção honrosa, já até perdeu de
vista quantas vezes já recebeu e sempre é motivo de alegria e incentivo para se
preparar mais e melhor no estudo da matemática. Aqui ele recebe das mãos da
Supervisora Laninha seu Certificado de menção honrosa. Veja abaixo o que
significa receber este certificado
dentro das Olimpíadas como um todo.
O que significa a Certificação de Menção Honrosa
Excluídos os
medalhistas de ouro, prata e bronze, são concedidos certificados de Menção
Honrosa a até 600 alunos – 200 de cada nível – de escolas não seletivas,
municipais e estaduais, que obtiverem as primeiras colocações em sua respectiva
Unidade da Federação, perfazendo um total de até 16,2 mil menções
honrosas. 10 mil alunos com maior pontuação nacional, em cada um dos três
níveis, excluídos os alunos do item anterior, perfazendo um total de até 30
mil menções honrosas.
Cumprimentamos também a Professora Lísia pelo bom desempenho do seu aluno na matemática.
domingo, 10 de julho de 2016
OBRAS DO SASI-2016 - Meus filhos terão computadores sim, mas antes terão livros. É com estas palavras do Bill Gates que apresentamos aqui todas as obras do Vestibular Seriado-SASI. Agora é preparar para a prova dia 13 de novembro de 2016.
Vocês devem conhecer estas falas, “Meus filhos terão computadores sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, eles serão incapazes de escrever – inclusive sua própria história”. Acrescentamos mais ainda ao pensamento de Bill Gates, serão incapazes de perceber o mundo em que vivem, serão alienados, sem competência para entender seu espaço e seu tempo. A declaração de Bill Gates expressa com lealdade a importância da leitura, principalmente neste momento em que você fará o Vestibular Seriado – SASI da UFVJM, bem como o ENEM. Além de melhorar a escrita e estimular a imaginação, ela também proporciona diferentes tipos de conhecimentos em variadas áreas e para toda vida. A leitura integral da obra é fundamental, a opção pelos resumos não deve prescindir da leitura desta. Os resumos são simples instrumentos de rememoração do que foi previamente lido. Esteja atento às temáticas e aos aspectos das obras literárias.
OBRAS LITERÁRIAS DA 1ª FASE:
· Romance: Ponciá Venâncio – de Conceição Evaristo. Eu não encontrei o livro em PDF para publicar aqui, mas disponibilizo um resumo. Clique aqui para acessar o resumo deste romance da literatura Afro brasileira.
https://1drv.ms/b/s!AhFGJ2ekm76Sh1J3tYLvu-n_l7qf
https://1drv.ms/b/s!AhFGJ2ekm76Sh1J3tYLvu-n_l7qf
· Conto: A Pata da Gazela – de José de Alencar foi escrito baseado no conto “A Cinderela” e na fábula do leão amoroso de La Fontaine. José de Alencar, em “A Pata da Gazela”, esboça um retrato irônico e crítico da sociedade brasileira do século XIX. A história é bastante singela: um rapaz jovem e sedutor (Horácio) encontra um pé de botina caído na calçada e a trama se desenrola na tentativa dele, e de outro rapaz (Leopoldo) que também observava a cena, de descobrir quem é a dona daquele sapato.
· Música: Prá não dizer que não fale das flores de Geraldo Vandré. Esta canção é um dos símbolos da luta contra o regime ditatorial implantado no Brasil com o golpe militar de 1964. O Estudante que vai fazer a 1ª fase do SASI, deve fazer uma análise mais detalhada da letra, tendo o cuidado de contextualizá-la na história do Brasil. Sua interpretação extrapolou o seu tempo e virou um hino de protesto que colocando no Brasil de hoje percebemos sua atualidade. Ouça a canção.
OBRAS LITERÁRIAS DA 2ª FASE:
· Romance: Dom Casmurro-Machado de Assis. Publicado pela primeira vez em 1899, "Dom Casmurro" é uma das grandes obras de Machado de Assis e confirma o olhar certeiro e crítico que o autor estendia sobre toda a sociedade brasileira. Também a temática do ciúme, abordada com brilhantismo nesse livro, provoca polêmicas em torno do caráter de uma das principais personagens femininas da literatura brasileira: Capitu.
http://machado.mec.gov.br/images/stories/pdf/romance/marm08.pdf- Conto: A terceira margem do rio – Guimarães Rosa. O conto “"A Terceira Margem do Rio" de Guimarães Rosa é todo baseado na Metáfora. já no titulo podemos perceber a primeira metáfora. Um rio só tem duas margens, o que seria então essa terceira margem da qual o título apresenta?” Comentário do Blog Recanto das Letras de Igor P.Gonçalves.
- Música: Desconstruindo Amélia – Pitty. O próprio título da canção já diz muito de sua interpretação. É o grito de emancipação da mulher diante de uma sociedade machista. A mulher que transcende sua condição de submissão para se colocar socialmente.
Diretores das Escolas Estaduais de Carlos Chagas em reunião conhecem os rumos do uso das Tecnologias na Escola e na Educação como um todo de acordo com a política da Secretaria de Estado. Veja abaixo o vídeo em que se apresenta as recomendações da ONU acerca do uso do celular como ferramenta pedagógica, que discutimos na nossa 4ª Reunião Pedagógica.
Estamos sempre em busca de compreender a internet relacionada com o trabalho na escola e na educação como um todo. Hoje não se faz mais nada que não se dependa das ferramentas da tecnologia. No dia 06 de Julho de 2016, estivemos reunidos com a analista Antônia Idelzira, da Regional de Teófilo Otoni, com o objetivo de conhecermos a política de tecnologia da informação da Secretaria de Educação. Na oportunidade passamos por temas importantes desde a conectividade, (que sonhamos com mais rapidez) o e-mail institucional, a distribuição de equipamentos de informática, o fundo de manutenção para informática e o Projeto DescarTILegal. A escola tem dois serviços de internet, uma delas oferecido pela Oi e outra pela Secretaria de Estado, voltadas para o uso pedagógico e administrativo respectivamente. Em todas as nossas reuniões pedagógicas abrimos sempre espaço para discutir com professores o uso da internet na educação, tema muito recorrente que não se pode fugir ao debate. Com os alunos da mesma forma, trabalhando sempre no sentido da prevenção, dialogando com os mesmos sobre segurança na internet e com temas afins como sexting, que consiste em produzir e publicar imagens sensuais do próprio corpo, que podem ser utilizadas por pessoas mal intencionadas, (já há um bom tempo não temos mais este problema aqui na escola e olha que temos wifi liberado para todos os alunos) e o cyberbulling, que usa da tecnologia para humilhar, hostilizar e ofender pessoas etc. Impressiona muito o fato de todos os alunos terem celulares de ponta e é em função disso mesmo que se precisa discutir frequentemente o uso da tecnologia pela juventude e a escola tem papel importante neste trabalho de formação. Todos os pais dos nossos alunos assinam autorização para divulgação dos trabalhos e das imagens dos nossos alunos no Blog Girassol, no ato da matrícula de seu filho. Por isso mantemos este Blog publicando todos os eventos pedagógicos da escola envolvendo a comunidade escolar. Foi muito esclarecedor o momento com a analista Idelzira quando se alertou por exemplo sobre e-mail institucional que deve ser usado de forma adequada, com os devidos cuidados com a senha e sem confundí-lo com o uso de e-mail pessoal. Vamos receber pela primeira vez 06 computadores para a parte administrativa, enfatizo pela primeira vez, porque até hoje trabalhamos de forma muito improvisada refazendo computadores velhos e obsoletos e aí imaginem o stress para dar conta das atribuições administrativas. Quanto ao descarte de computadores obsoletos já temos um laudo que autoriza leilão dos computadores que se encontram em nossa sala de informática. Estamos na expectativa pois além de tudo já temos 10 computadores novos para a nova sala de informática que está sendo construída com a reforma e ampliação, agora com uma novidade, que segundo a analista será escolhido um jovem na condição de aprendiz para ajudar na administração da sala. Na nossa 4ª Reunião Pedagógica discutimos este vídeo que apresenta a posição da ONU, quanto ao uso do celular em sala de aula. Será ele um aliado ou um vilão? Pelo que vimos este objeto tecnológico do nosso tempo não pode ser visto como o vilão da história e a reflexão que todos agentes de educação precisa fazer é: como podemos usar esta tecnologia a favor da educação?
sábado, 9 de julho de 2016
OS PODCASTS SÃO IMPORTANTES INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM, valem a pena serem utilizados.
Reservar um tempinho do seu
dia para se dedicar aos estudos pode ser uma tarefa nada fácil. Para quem
trabalha durante o dia e estuda à noite é mais difícil ainda. Mas se você quer
garantir boas notas ou busca uma aprovação em concurso ou vestibular, qualquer
horinha de estudo é preciosa para rever e treinar a matéria aprendida,
aprofundar em determinado assunto e aprender coisas novas. Existem muitos
recursos pedagógicos que podem te ajudar nessa tarefa, como os podcasts, por
exemplo.
Presentes
na cultura digital desde o início dos anos 2000, os podcasts são arquivos
digitais de áudio que podem ser importantes aliados da produtividade nos
estudos. Basta uma pesquisa rápida na internet para encontrar podcasts com
aulas e debates sobre os mais variados temas. E o melhor, a maioria é gratuito.
Uma das boas utilidades do podcast é que o formato permite que você acesse o
conteúdo com facilidade, durante uma viagem de ônibus ou uma caminhada, por
exemplo, já que você pode ouvir direto do seu smartphone. Basta fazer o
download do podcast ou acessar um aplicativo de biblioteca de áudio disponíveis
na loja de apps do celular.
1.INGLÊS TODOS OS DIAS
O
podcast Domine Inglês é indicado para aqueles que estão interessados em
aprender inglês. Os programas são produzidos por uma família americana que mora
no Brasil. Com publicação diária, trazem lições curtas e dúvidas frequentes
sobre a língua inglesa, além de exercícios fonéticos para treinar.
2.Scicast
Matemática, química, física e
outros assuntos envolvendo ciências naturais e exatas são abordados no Scicast.
Exemplos cotidianos ajudam a entender temas mais difíceis.
3. História on line
Neste site prouzido por
professores de História, você pode acessar gratuitamente vários podcasts de
temas como história geral, história do Brasil e atualidade.
Fonte: Blog da Educação da SEE/MG
Assinar:
Postagens (Atom)