Bullying

domingo, 4 de junho de 2017

NOSSA 4ª REUNIÃO PEDAGÓGICA, FOI RECHEADA DE MUITA DISCUSSÃO, REFLEXÃO E APRENDIZAGEM! Agradeço a todos que compareceram!

Dia 03 de Junho aconteceu nossa 4ª Reunião Pedagógica de 8 horas, quando foram discutidos vários assuntos, que relacionamos abaixo:


A nossa Reunião Pedagógica é um espaço coletivo e individual de reflexões e de organização das ações. Um espaço onde o pedagógico prevalece, mas tocamos também nas questões administrativas. É um espaço de formação continuada e de consolidação de compromissos. É nela que se repassam as orientações do sistema, se discute as  funções e responsabilidades de cada um de nós nas atividades a serem desenvolvidas.   É nesta importante reunião que amarramos as nossas práticas. É também o nosso espaço de encontro, de escuta, de trocas, de articulações e de transformação. Confesso que aprendo demais nas reuniões da nossa escola.

Sempre marque presença na Reunião Pedagógica de sua Escola, contribuindo com a discussões e com a aprendizagem de todos. 


Já falamos do ET, que no caso do Planeta é o Extraterrestre mas no caso da Escola existe o EC, Extraescola. É o professor alienado da sua Escola.  Quem não participa das reuniões vira um ET de escola, porque fica literalmente por fora dos encaminhamentos e de toda política educacional encampada pela Escola. 


O problema não é o desconto no pagamento, o problema maior que percebemos é que você fica alienado dos direcionamentos da Escola que você trabalha.


Confiram abaixo os principais pontos da nossa reunião.
           Procure saber como se fecha o Diário.

Atencao para o fechamento do Diario Digital relativo ao 1º bimestre.


20 de Junho de 2017
Terça Feira
1-Na minha escola todo mundo é igual? Interessante reflexão fizemos.

    3-Ponto de discussão

Primeiros passos
Organize um inventário de motivação dos alunos. Registre os momentos bem que eles se mostram engajados e também quando estão desinteressados. Assim, é possível refletir sobre o que não dá certo e recorrer, quando necessário, às estratégias mais mobilizadoras.

Ações práticas -Compartilhe os objetivos.
  • Registrar na lousa a agenda do dia e os objetivos de aprendizagem. Assim, os alunos conseguem acompanhar o próprio progresso e se mobilizam para cumprir as expectativas.
Valorize (mesmo) o saber de seus alunos
  • Semanalmente, abra inscrição para que três estudantes contem aos colegas sobre o que gostam de fazer e deem dicas de filme, música, livro ou game. Registre as sugestões que, depois, podem ser incorporadas nas aulas.
Inove
  • Experimente a Rotação por Estações de Aprendizagem, na qual o professor organiza diferentes cantos na sala, cada um com uma atividade diferente do mesmo tema. Divididos em pequenos grupos, os alunos fazem um rodízio até completarem o circuito.
Avaliação do processo
Responda ao seguinte questionário:
  • Dou oportunidade para que os alunos decidam e façam escolhas sobre a rotina do dia?
  • Promovo atividades em grupo com frequência?
  • Minhas aulas permitem discussões para que apresentem ideias sobre os temas?
  • Utilizo diferentes metodologias nas aulas?
  • Solicito a participação dos alunos? Se sim, de todos, sem distinção?
  • Faço as correções registrando para mim mesmo onde estão as principais dificuldades dos estudantes?
Ao lado das questões coloque números de 0 a 5, onde 0 é "não fiz isso ainda" e 5 é "faço sempre". Em junho, mais da metade das respostas devem receber ao menos a nota 3. Em novembro, nenhum tópico pode ter menos que 2 e cinco deles devem ter nota 5.

Atenção
  • Vale insistir em uma ação que, de primeira, pode não ter dado certo. Na maioria das vezes, as mudanças demoram a acontecer.
  • Fique atento para ver se a estratégia está sendo bem planejada. Peça ajuda para o coordenador pedagógico para encontrar erros no processo e sugerir ações mais efetivas.
Saiba mais
  • Em fevereiro, NOVA ESCOLA apresentou seis metodologias inovadoras na Educação, entre as quais design thinking, cultura maker e aula invertida. Acesse em bit.ly/metodos-inovadores.
  • Talvez nem tudo se aplique a sua realidade, mas o livro Aula Nota 10, do norte-americano Doug Lemov, traz estratégias para tornar as aulas mais dinâmicas e favorecer a participação dos alunos.                              Fonte: Nova Escola de Março 2017 
 4-Festa Junina-Fechamos uma série de procedimentos relativo ao nosso Projeto Junino. 



4-PAAE

5-Lembramos a todos da vacina antigripal, que agora é para todos. 





5
O que é
Muito ligada a Ciências, propõe que os alunos partam de um problema concreto para discutir um conteúdo (o caso real acima traz um bom exemplo). Esse problema, que pode ser proposto pela própria turma, é investigado por meio de procedimentos típicos do método científico, como formação de hipóteses, coleta de evidências e experimentação, com a mediação do professor. A prioridade é o estímulo ao raciocínio lógico, à argumentação e ao trabalho coletivo.
Vantagens
Ao se esforçar para entender o problema, pesquisar dados, formular e confrontar hipóteses, o aluno coloca suas estruturas de pensamento em conflito o tempo todo, o que gera um grande desenvolvimento de habilidades, como raciocínio lógico, no entendimento e resolução de uma questão.
Pontos de atenção
O problema proposto precisa ser significativo para os alunos, estar de acordo com os conhecimentos prévios da turma e, ao mesmo tempo, oferecer um desafio que exija esforço. Se o problema for muito difícil ou muito fácil, não haverá motivação.
Primeiros passos para começar

- Inicie pelo básico, sondando os interesses da turma e os conteúdos do ano letivo. Um bom problema deve contemplar as duas coisas.

- Não escolha um primeiro problema muito complicado. Você se arrisca a gastar muitas aulas e esquecer o resto do currículo ? ou a não resolvê-lo.

- Priorize problemas que permitam experiências concretas.

Grau de inovação
Alto - Abandona o modelo conteudista e foca em habilidades de raciocínio.
Custo
Baixo - Basicamente, só depende de uma mudança na maneira de planejar as aulas.

Caso real
Wanessa Pickina Silva Suzuki, professora de Ciências na CE Paulo Freire, em Londrina (PR), propôs aos alunos do 8º ano uma investigação sobre a presença dos microrganismos em vários ambientes da escola. A turma, então, fez uma lista de hipóteses sobre quais seriam os mais contaminados e, com a ajuda da docente, decidiu fazer experimentos. Os alunos coletaram material utilizando cotonetes e o depositaram em um substrato que fornecesse alimento, e descobriram que caldo de carne com gelatina incolor funcionaria bem. Também debateram sobre onde deixar as amostras para descansar. Por fim, registraram os resultados. ?Foi quando pude ver quanto avançaram na capacidade de argumentar?, diz.                             Fonte: Nova Escola de Fevereiro 2017      

6-ATENÇÃO AO E-mail para onde deverão ser mandadas as atividades avaliativas-: prova72horasantes@gmail.com.

7-Será rodado o novo horário com a inserção das HORAS ATIVIVIDADES

8-Calendário de Reposição – da EJA pronto. Reposição começa hoje. 

9-Legislação de dispensa por falta. Artigo 23 – Inciso IX – ocorrência de faltas no mês em número superior a 10% (dez por cento) da carga horária mensal de trabalho do professor, nela incluída a extensão.
10-Itinerários Educativos - Análise dos resultados, discussão dos resultados e registro da discussão.
         Caro colega Professor avalie a reunião. As discussões nos ajudam a crescer profissionalmente? Houve aprendizagem significativa que ajudará no seu trabalho em sala de aula? 
10-Outro momento em que refletimos sobre a nossa incapacidade de agradecimento, a nossa cegueira em não ver tudo que somos e temos diante do grande exemplo de Lindalva, esta Senhora que apesar de toda a negação de vida ela é muito feliz.

Muto Obrigado a todos que compareceram!
Deodato Gomes 

sexta-feira, 2 de junho de 2017

CALENDÁRIO DE RECOMPOSIÇÃO DA EJA-Educação de Jovens e Adultos.



O tempo deixa perguntas, mostra respostas, esclarece duvidas... Mas acima de tudo, o tempo traz verdades.


quinta-feira, 1 de junho de 2017

A Direção da E.E. Dr. João Beraldo comunica que realizará leilão de equipamentos e materiais diversos no estado de conservação inservível, no dia ,02 de Junho de 2017, no horário de 08 horas às 11horas no endereço: Avenida Gabriel Passos nº 393

Aviso de Licitação na Modalidade Leilão-Processo nº 01 / 2017
A Direção da E.E. Dr. João Beraldo comunica que realizará leilão de equipamentos e materiais diversos no estado de conservação inservível, no dia ,02 de Junho de 2017, no horário de 08 horas às 11horas no endereço: Avenida Gabriel Passos nº 393

> A visitação dos bens poderá ser feita no(s) dia(s) 01 de Junho de 2017, no horário de 14h às 17h no endereço: Avenida Gabriel Passos nº 393

         
Informações complementares poderão ser obtidas pelos telefones (33) 36241555 com a Comissão de Alienação. 
Carlos Chagas, 18 de Maio  de 2017 
Representante da Comissão Especial de Alienação
  
_____________________________________________________________


Valdei Gonçalves Viana, Masp 362601-7,- Membro da Comissão


Confirmem as coisas que vão ao leilão verificando  os lotes abaixo:






















ARRAIÁ DA ESCOLA JOÃO BERALDO

É O MÊS DAS FESTAS JUNINAS DIAS 10 DE JUNHO - ARRAIÁ DA ESCOLA DR. JOÃO BERALDO!


01     QUI  Semana Mundial do Meio Ambiente
01     QUI   Dia da Imprensa
01     QUI   Dia de São Justino
03     SÁB  Dia Internacional do Administrador de Pessoal e da Comunidade Social
03     SÁB  Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil
04     DOM         Pentecostes
04     DOM Dia de São Crispim de Viterbo
05     SEG  Dia da Ecologia
05     SEG  Dia Mundial do Meio Ambiente
05     SEG  Dia Nacional da Reciclagem
05     SEG  Dia de São Bonifácio
06     TER  Dia de São Norberto
08     QUI   Dia do Oceanógrafo
08     QUI   Dia do Citricultor
08     QUI   Dia Mundial dos Oceanos
08     QUI   Dia de São Medardo
09     SEX  Dia da Imunização
09     SEX  Dia do Porteiro
09     SEX  Dia do Tenista
09     SEX  Dia Nacional de Anchieta
09     SEX  Dia Internacional dos Arquivos
10     SÁB  Dia da Artilharia
11     DOM Dia da Marinha Brasileira
11     DOM Dia do Educador Sanitário
11     DOM Dia de São Barnabé
12     SEG  Dia dos Namorados
12     SEG  Dia do Correio Aéreo Nacional
12     SEG  Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
12     SEG  Dia de São Gaspar de Búfalo
13     TER  Dia de Santo Antônio
13     TER  Dia do Turista
14     QUA Dia do Solista
14     QUA Dia Mundial do Doador de Sangue
14     QUA Dia da Manicure
14     QUA Dia de Santa Clotilde
15     QUI   Corpus Christi
15     QUI   Dia do Paleontólogo
16     SEX  Dia de São Francisco Régis
17     SÁB  Dia do Funcionário Público Aposentado
17     SÁB  Dia Mundial de Combate à Desertificação
18     DOM Dia do Químico
18     DOM Dia da Imigração Japonesa
19     SEG  Dia do Cinema Brasileiro
19     SEG  Dia do Migrante
20     TER  Dia do Revendedor
20     TER  Dia do Vigilante
20     TER  Dia do Refugiado
21     QUA Dia do Mídia
21     QUA Dia do Profissional de Mídia
21     QUA Dia do Aperto de Mão
21     QUA Dia Mundial do Skate
21     QUA Dia do Intelectual
21     QUA Início do Inverno
22     QUI   Dia do Orquidófilo
22     QUI   Dia do Aeroviário
23     SEX  Dia Mundial do Desporto Olímpico
23     SEX  Dia do Atleta Olímpico
23     SEX  Dia do Desporto
23     SEX  Dia do Lavrador
24     SÁB  Dia de São João
24     SÁB  Dia do Disco Voador
24     SÁB  Dia do Observador Aéreo
24     SÁB  Dia do Caboclo
25     DOM Dia do Cotonete
25     DOM Dia do Imigrante
26     SEG  Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas
26     SEG  Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura
26     SEG  Dia do Professor de Geografia
27     TER  Dia Nacional do Vôlei
27     TER  Dia Nacional do Progresso
28     QUA Dia Internacional do Orgulho Gay
29     QUI   Dia de São Pedro e São Paulo
29     QUI   Dia do Papa
29     QUI   Dia do Pescador
29     QUI   Dia do Dublador
29     QUI   Dia do Telefonista
30     SEX  Dia do Caminhoneiro

30     SEX  Dia da Mídia Social

terça-feira, 30 de maio de 2017

O “Referencial sobre Avaliação da Aprendizagem na área da Deficiência Intelectual” é um documento que trata sobre a avaliação dos alunos com necessidades educacionais especiais. A proposta de avaliação apresentada neste documento, a ser realizada pelos professores, está organizada com instrumentos que visam identificar os processos de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. A partir de um novo olhar em relação às práticas avaliativas, iniciadas no interior das escolas, o professor poderá avançar em suas propostas, planejando ações pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos, contemplando desse modo, suas especificidades. Espero que este material contribua com você professor, em sua importante tarefa de educar a todos!

Clique na imagem para acessar o documento.

Em nossa sociedade o tema sexualidade configura-se como um enorme tabu. Os mitos e preconceitos inibem uma orientação que deveria ser feita de maneira natural e saudável. O Instituto Mara Gabrilli acredita que esse é um assunto que merece atenção. Por esse motivo, foi desenvolvido esta cartilha, cujo objetivo é oferecer orientações a respeito da sexualidade de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual. Aqui o leitor irá encontrar informações sobre as etapas do desenvolvimento do ser humano, enfatizando a necessidade de oferecer orientação e diálogo, nas diferentes fases da vida da pessoa com deficiência intelectual. Embora, esse material tenha um olhar dedicado a esse público, seu conteúdo se aplica a qualquer pessoa. Esperamos que nossas orientações ajudem a você pai, mãe, cuidador e profissional a minimizar os conflitos gerados por medos e dúvidas e a proporcionar experiências positivas na construção da autoestima e da afetividade de uma pessoa com deficiência.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR ESTA CARTILHA.


Para entender a deficiência mental, temos de puxar diferentes fios e cruzá-los entre si, buscando respostas e esclarecimentos que permitam compreendê-la. Os textos deste documento abordam a deficiência mental, limitação humana nessa tessitura, com o cuidado de não reduzi-la em seu entendimento. Quanto ao Atendimento Educacional Especializado – AEE – para esses alunos, o documento traz experiências interessantes, que envolvem níveis os mais diferentes de comprometimento mental e atividades pedagógicas as mais variadas, tecendo a teoria com a prática.

Clique na imagem para acessar o documento.

Ocê ta vendo esse convite aqui? É da mió festa junina dessas banda. Vai acontecer aqui na Escola João Beraldo, no dia 10 de Junho, a partir das 18 horas. Venha e traga a famia pra festança! ARRAIÁ DA ESCOLA JOAO BERALDO. É na Quadra nova da escola. Entrada pela rua do Clube. Rua Hermes Souto. Vai ser bao demais!


domingo, 28 de maio de 2017

ATENÇÃO RECÉM NOMEADOS PARA O DEVIDO APROVEITAMENTO DO SEU TEMPO.

Fonte: Plantão da Inspeção

IMFORMAÇÕES OPERACIONAIS PARA OS PROFESSORES - mais de Diário Digital.


Diário Digital
Disponível a nova versão que inclui duas novidades:
1.   RECUPERAÇÃO: permite incluir a nota de recuperação.

2.   FECHAR BIMESTRE: após digitar todas as atividades e atualizar as notas, inclusive a recuperação, deverá ser feito o fechamento.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
·       Após fechado o sistema não permite que seja feita alterações neste bimestre fechado.
·       O sistema permite que lance o segundo bimestre, mesmo sem o fechamento do 1º bimestre.


     Trabalhar com o Diário Digital é muito bom. Vai te sobrar muito tempo para dedicar à outras tarefas de suas atividades docentes. O Diário Digital foi adaptado e está sendo melhorado. Baixe o aplicativo no seu celular. Clique no aluno, para acessar as notas somadas do mesmo. No aplicativo o somatório aparece abaixo do nome do aluno. É fácil detectar quem ficou em recuperação.

BOM TRABALHO!
Fonte: Plantão da Inspeção.