Bullying

quarta-feira, 28 de março de 2018

Sugestão de Dinâmica de Páscoa para Estudantes.


Seguir este roteiro da dinâmica
Criar um clima  intimista e reflexivo em  sala de aula para desenvolver a dinâmica. Colocar uma música de fundo para ajudar na construção do momento

1 - Oração. Utilizar o momento para fazer uma oração refletindo as atitudes de um estudante;
2 - Leitura DRAMATIZADA da mensagem Eco e a Vida – Fazer a leitura Dramatizada de acordo com a indicação no texto dos personagens, levar apenas 4 cópias para a sala de aula, conforme a quantidade de personagens;
3 - Faça questionamentos: Que situações existem hoje em nossa sociedade que lembram   Jesus Crucificado? Que situações existem em nossa sociedade que lembram Jesus Ressuscitado? Cada aluno deverá realizar esta atividade em folha impressa indicada abaixo e devolver para o professor através de foto no forms ou no whats.
4 - Este é o texto mensagem da dinâmica. Leitura meditada do Texto: Páscoa, o amanhecer da vida, de Gabriel Chalita. quem for aplicar a dinâmica deve absorver este texto e incorparar em suas falas as idéias centrais do mesmo antes de iniciar o trabalho.  
5-Entregar os Bombons com mensagens se for o caso para cada aluno, ou mesmo um pedaço de bolo de chocolate envolto no papel alumínio, sempre com um cartão para valorizar e dar sentido a este procedimento, pode ser de forma virtual.  Nada de coelhos, a figura central sempre é Jesus. As alusões ao cartão é a Ressureição de Cristo.
6 – Cantar a canção: Renova-me Senhor Jesus ou a música Ressussita-me de Aline. Pedir para os alunos ouvir  a música no celular e cantar com os alunos em sala virtual. 
7-Fazer a leitura do cartão que acompanha o bombom  e solicitar que os alunos fixem em seu caderno.
8-Propor uma atividade em que o aluno produza algo, possibilitando sua expressão. Como seria para um estudante viver a Páscoa hoje em meio a esta Pandemia? (Um cartaz, uma frase, um cartão etc)
8-Acesse aqui todas as peças da dinâmica no formato word:
                                                                    Bom Trabalho!
Que Jesus Ressuscitado  ilumine a todos nós!
Deodato Gomes Costa
Observação: Realizamos esta dinâmica com todos os nossos alunos na 4ª feira dia 28 de Março e foi um sucesso. Cada Professor realizou no seu 1º horário. Garantimos a folha de atividades para todos os alunos.
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A Oração de Cristo Ressuscitado e o Estudante
Ó Cristo ressuscitado,
Tu és a luz que ilumina a mente de todos os estudantes.
Fica ao nosso lado na jornada do conhecimento, nos caminhos da vida e em todas as nossas aulas.
Promova em nós a compaixão para que possamos acolher o saber e crescermos no seu seguimento.
Renova  o desejo de entender o conhecimento  que vem da sua ressureição.
Nos ilumine Senhor torne o nosso coração bondoso. Ensina-nos a buscar o silêncio e respeitar cada professor e colega desta sala de aula.
Que o teu Santo Espírito nos ensine a arte de elucidar as belezas do teu saber.
Abra nossos olhos para te reconhecer em tudo que cada professor nos ensinar.
Dá-nos a coragem de não desistir, de buscar e fazer o bem.
Que nossos irmãos e irmãs, colegas desta escola, possam conhecer-te através de nós e nós possamos conhecer-te através deles.
Amém.
                                                                       por Deodato Gomes Costa
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O ECO E A VIDA

Fazer a leitura dramatizada: O professor  é o pai, um aluno o filho, outro aluno é o narrador e outro é o eco.

Narrador: Um filho e um pai caminhavam por uma montanha, de repente, o menino caiu, se machucou e gritou:
Filho: – Ai!!!
Narrador:Para sua surpresa, escutou sua voz se repetindo em algum lugar da montanha:
Eco– Ai!!!
Narrador:Curioso o menino perguntou:
Filho – Quem é você?
Narrador:E recebeu como resposta:
 Eco– Quem é você?
Narrador:Contrariado gritou:
 Filho– Seu covarde!
Narrador:E escutou como resposta:
 Eco– Seu covarde!
Narrador:O menino olhou para o pai e perguntou, aflito:
 Filho– O que é isso:
Narrador:O pai sorriu e falou:
 Pai –– Meu filho, presta atenção.
Narrador:Então o pai gritou em direção à montanha:
 Pai –– Eu admiro você!
Narrador:A voz respondeu:
 – Eu admiro você!

Narrador:De novo o homem gritou:
Pai- – Você é um campeão!
Narrador:A voz respondeu:
 – Você é um campeão!
Narrador:O menino ficou espantado. Não entendeu. E o seu pai explicou:

Pai – As pessoas chamam isso de ECO, mas, na verdade, isso é a VIDA. A VIDA lhe dá de volta tudo o que você diz, tudo o que você deseja de bem e mau aos outros. A VIDA lhe devolverá toda blasfêmia, inveja, incompreensão, falta de honestidade que você desejou, praguejou às pessoas que lhe cercam. Nossa VIDA é simplesmente o reflexo das nossas ações. Se você quer mais amor, compreensão, sucesso, harmonia, fidelidade, crie mais amor, compreensão, harmonia no seu coração. Se agir assim, a VIDA lhe dará felicidade, sucesso, amor das pessoas que lhe cercam.


“A ressureição é o dom indomável da vida”

Pe. Cléo
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Atividade
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DINÂMICA DA PÁSCOA
Páscoa, o amanhecer da vida
Amanheceu. O túmulo está aberto. A noite demorada não resistiu. A luz chegou.
É um novo dia de novos dias que se sucederão. Os esforços dos senhores do poder deram em nada. Nada é mais forte do que o amor.
A Páscoa é a celebração do amor. Do amor que vence o ódio. Da vida que vence a morte. Da liberdade que vence a escravidão.
Julgaram Jesus. Condenaram-no a deixar este mundo. Primeiro a cruz, depois o túmulo. A cruz persiste como sinal do que houve. O túmulo está vazio. Era pequeno demais para caber tanta vida.
Na Páscoa, é a vida de Cristo que renova a nossa. Adolescentes e Jovens estão carentes de um sinal. Enquanto celebramos a Páscoa, há jovens  aprendendo a matar, há outras chorando os pais, mortos "em nome de Deus", há outras vitimadas pelas violências tantas. Estamos carentes desse sinal. Enquanto celebramos a Páscoa, há famílias destroçadas pela violência, há guerras dentro das casas, lares que se transformam em palcos de morte. Apedrejadores em posição de alerta. E Jesus nos olhou com compaixão.
Enquanto celebramos a Páscoa, há alguém ao nosso lado, esperando um gesto de amor, um reconhecimento, um cuidar. E Jesus nos deixou o mandamento do amor, do amor a Deus e ao próximo. Quem há de pegar a essência que ficou no amanhecer daquele túmulo para perfumar os ambientes e aliviar as dores? Quem precisa de mim hoje? Se conseguíssemos responder a essa pergunta e encontrássemos o nosso irmão, colega de sala o professor, celebraríamos uma Páscoa muito mais significativa. Seríamos menos escravos, menos trancafiados em nossos túmulos. Tristes de nós quando nos afeiçoamos aos túmulos e nos negamos a ver que estamos vivos e que o dia já amanheceu.
Tristes de nós quando fechamos os olhos fingindo que é bom estar onde estamos, no lugar dos mortos, dos que desistiram. Tristes de nós quando - avarentos de atitudes e de sentimentos - somos incapazes de abraçar a generosidade.
Páscoa é alegria. É esperança. Por que um filho de carpinteiro marcou a história da humanidade? Que carpintaria de alma é essa? Que poder é esse que atravessa os tempo e continua a fascinar? O seu fascínio está além das religiões. Está além do que conseguimos ver ou compreender. Seu legado é simples. Amar. Sem barreiras nem fronteiras. Sem muros. Sem nada que impeça de estender as mãos e cuidar. Do próximo. Do distante. De qualquer um cujos olhos se encontram com os nossos.
Páscoa é passagem. Barreiras, muros e túmulos tentam interromper o curso das vidas. E há quem defenda isso. Deixemos, por ora, essas escuridões de lado.
Amanheceu. E a esperança voltou a nos fazer companhia.

Por: Gabriel Chalita (fontes: Diário de S. Paulo e O Dia-RJ) | Data: 16/04/2017
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Canção: Renova-me




Canção: Ressuscita-me



Pequenos produtores, Gestores escolares e técnicos da Emater se encontram no chamado Dia D da Alimentação Escolar. na Escola João Beraldo.

Produtores e Diretores juntos nesta foto. 

Nesta Terça Feira, 27 de Março, aconteceu o Dia D da Alimentação Escolar. Foi um momento importante de encontro dos Gestores das Escolas, produtores locais e técnicos da Emater. Interpretamos como um momento de renovação de compromissos de todos os atores envolvidos nesta política,  em trabalhar para consolidar cada vez mais o processo  de comercialização dos produtos da agricultura local.

Produtores

A novas formas de serem encaminhada a compra dos produtos da agricultura local, agora de forma coletiva entre as escolas,  vai falicitar bastante para os agricultores e diretores de escola. A chamada pública coletiva, momento de trabalho colaborativo conjunto entre as escolas e as planilhas de organização de preços e compras entregues pelos técnicos da EMATER, vem auxiliar a vida dos gestores escolares, que vivem imersos em muitos compromissos,  e tornar mais eficaz todos os procedimentos que envolve a os 30% dos recursos destinados à agricultura famíliar. 


Carlos Chagas tem avançado na operacionalização desta política de valorização dos produtores locais e tem garantido o percentual de compras da agricultura familiar para a Alimentação Escolar. Mas é preciso avançar mais, o produtor precisa de mais incentivo para produzir e diversificar sua produção ampliando o leque de oferta para as escolas. Sonhamos com 100% de Alimentação Escolar preparada com ítens da produção local. 

O Projeto Sementes Presentes, alimento e trabalho no campo, que integra a Estratégia de Enfrentamento da Pobreza no Campo Novos Encontros, do Governo de Minas Gerais, foi discutido por todos os presentes que já fizeram solicitações de mudanças em relação à entrega das sementes que na visão dos agricultores presentes estas devem chegar no mês de outubro. Segundo os mesmos o vínculo do programa com o cadastro único leva as sementes para quem não é do campo e não produz. 

Pelo Projeto Semente Presentes o pequeno produtor receberá assistência técnica e insumos para aperfeiçoar a produção e terá acesso ao mercado institucional facilitado, por meio de ação articulada com as compras institucionais da alimentação escolar das escolas públicas. 



Os 30% de aplicação do recurso na Agricultura Familiar é  a grande oportunidade que o pequeno produtor local tem para comercializar sua produção por isto mesmo ele tem investido para adequar  seu espaço de produção às normas da vigilãncia sanitária, e assim garantir mais qualidade aos produtos destinados à merenda das escolas, como bem mostrou Cristiane a técnica da Emater.



A EMATER de Carlos Chagas, intermedia a relação dos gestores com os produtores e sua associação, que tem agora o desafio e a necessidade de se transformar em cooperativa e de atualizar a documentação que habilita cada produtor para a venda: Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). A cooperativa vai abrir mais possibilidade para os produtores mais aumentar mais ainda a responsabilidade e os desafios.

O DAP identifica e qualifica os agricultores familiares e também suas organizações em forma de pessoa jurídica para acessar as políticas públicas.  Estão empenhados para renovar este instrumento de habilitação. 

Uma boa alimentação é fundamental para o desenvolvimento da capacidade cognitiva dos nossos estudantes. O casamento do homem do campo, sua produção com a Alimentação dos estudantes das escolas públicas  tem proporcionado os benefícios  para a redução da pobreza na área rural e a oportunização de alimentos saudáveis nos refeitórios das nossas  escolas.

                                           
por Deodato Gomes 

segunda-feira, 26 de março de 2018

Um dia depois em que se celebra o Dia Internacional da Água, a Escola João Beraldo realiza a sua V Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, em 23 de Março de 2018.



Foi mágico, foi grandioso foi bonito  demais o nosso evento. A participação de todos neste momento tão significativo para a Comunidade João Beraldo garantiu o alcance de muitas aprendizagens para todos os nossos estudantes. Um mês de intensas pesquisas e estudo, muito debate e  busca de entendimento sobre este líquido precioso  que garante a vida da humanidade na terra  que é a água. Foi um tempo de muitas aulas diferentes, de visita a nascentes de rio com ações de reflorestamento para proteção, visita ao rio, à Ascata, ao aterro controlado do lixo que trouxeram muita consciência da necessidade de um consumo sustentável.  Foi um tempo em que relembramos momentos cruciais de seca que vivenciamos em Carlos Chagas. Faltam palavras para expressar este mergulho nestes momentos tão ricos da nossa escola. Cada aluno, cada professor foi vetor importante deste processo  educativo que fez a abordagem acerca desse líquido que é agora um dos grandes problemas de todos os países do mundo. O problema da água proporcionou momentos singulares e  rico de importantes reflexões.  A água é um  dos mais importantes bens naturais, um bem comum, e  hoje se tornou o centro de disputa entre grandes empresas transnacionais. Portanto é preciso aproximar esta temática da realidade das novas gerações.  A água corre livre na natureza,  gera vida por onde passa, porque deixá-la virar  mercadoria e  ser privatizada? É preciso lutar para fazer a defesa deste ingrediente essencial para a vida.

Fica aqui este recado:

OS RIOS CRESCEM PORQUE SUAS ÁGUAS SE ENCONTRAM. SE NOS ENCONTRARMOS COM O OBJETIVO DE CUIDAR DE NOSSAS ÁGUAS, CRESCEREMOS TAMBÉM.


Além de transformar a água em  mer­cadoria, as grandes em­presas trans­na­ci­o­nais que uti­lizam muito a água para a pro­dução de seus pro­dutos e conquistar os seus lucros re­a­lizam  a guerra da água em vários países do mundo se apropriando e deixando as populações com sede. Para ga­rantir a ma­téria prima sob seu con­trole com­pram terras onde existem grandes len­çóis de água e pri­va­tizam os ma­nan­ciais. Em nosso país não tem sido diferente,   em­presas como a Nestlé, Ambev e Coca Cola seguem nesta postura.





Sucesso total a V Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente na Escola João Beraldo. Participação massiva de toda a comunidade escolar. Depois de pouco mais de um mês de muito estudo, debates e discussões em sala sobre o problema da água os estudantes divididos em grupo criaram seu Projeto de Ação voltado para enfrentar o problema da água em nossa comunidade. 

Veja álbum completo:
https://photos.app.goo.gl/xbEBTOWwKExN0JKo1
Na conferência os estudantes apresentaram e defenderam seus Projetos que foram submetidos à apreciação de todos os delegados na V Conferência. 


Tudo começou com um momento de oração conduzida por Fleuza

que fez referência ao livro de Gênesis 1:1-2
 No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas co­briam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

Fundamental para o sucesso da V Conferência foi o envolvimento dessa equipe que deram as mãos e fizeram este momento acontecer com todo sucesso. 


O Engenheiro Ambiental Paulo Cézar Tomich marcou presença e ajudou na reflexão e avaliação dos Projetos de Ação construídos pelos alunos. 



Foi um momento em que paramos para pensar de onde vem esse bem precioso que é a propria vida. Como chega e como é tratada na escola e em nossa casa essa água que consumimos? 



Mais consciência  se criou da importância de cuidar desse recurso que é vital para a sobrevivência do ser humano no  planeta.

Marcou presença uma representante da Comunidade Quilombola dos Marques que nos contou como enfrentam o problema da água naquela comunidade. 




O vereador e professor Odeni falou sobre a necessidade de implementação de uma coleta seletiva em nossa cidade. Durante o tempo de estudo e pesquisa o professor acompanhou os alunos até a ASCATA  onde se faz o processamento dos objetos recolhidos para reciclagem.




 Visitaram também o aterro controlado e deu para perceber a necessidade de uma política de coleta seletiva, para redução do material que é descartado no aterro e aumento dos objetos a serem reaproveitados. 



O prêmio do Projeto de Ação escolhido na V Conferência contemplou os estudantes vencedores com uma poupança que foi doada pelo vereador Odeni.



sábado, 24 de março de 2018

Compartilhamos com todos a alegria pelos nossos alunos que estão ingressando na Universidade neste 2018.

Pedro Henrique - Ciências Contábeis na UFVJM
Fazer uma faculdade, sem dúvida, pode ser o primeiro passo para que um jovem conquiste diferenciais em sua vida profissional e pessoal.

Isadora - Engenharia de Alimentos - na UFES
A vida na faculdade tem, sim, muitos momentos de descontração, alegria e diversão. Porém, na maior parte do tempo, o estudante se depara com uma infinidade de obrigações e responsabilidades, o que requer uma postura mais madura e uma boa dose de disciplina e autonomia.

Jovana - faz Medicina Veterinária -  UNIVÉRTIX em Matipo-MG


Gabriel vai fazer Ciências da Computação na Faculdade Pitágora-Prouni


O Estudante não pode ser desamparado neste momento. O maior problema é se manter estudando. Mesmo que as universidades federais sejam gratuitas, os gastos na graduação são um obstáculo que, sem a ajuda do governo, pode se tornar intransponível. 

Maricele - Bacharelado em Ciências e Teconologia-UFVJM

Daniel Paiva - Ciências Contábeis - UFVJM

Rose Ribeiro - Fisioterapia - UNEC


Kassandra - Administração - UFVJM 

Lembramos aqui que a juventude precisa de mais atenção. Principalmente os jovens mais pobres que querem vencer na vida. Ajudar um jovem a encontrar seu caminho é contribuir para a melhora da nossa sociedade. Quantos deles estão sendo feridos e abandonados à própria sorte?

Ian - Farmácia na UNEC pelo Prouni

Na Universidade, eles podem requerer uma assistência estudantil que ajuda a custear despesas enquanto permanecem naquela instituição. 


Maycon Costa - Direito - Doctum

O maior desafio agora é permanecer, ter disposição para estudar bastante e não desanimar. Estudar na Universidade é muito diferente de frequentar uma escola de  Ensino Médio. 


Olívia Souza - Direito - UNIPAC


Somado a este desafio tem o gasto com o transporte que é um grande obstáculo. Alguns alunos nem fazem a matrícula porque não tem como pagar o ônibus. O ano passado houve desistência em função deste problema. 


Marcela Alves - Odontologia - Pitagoras - Teixeira de Freitas- PROUNI

Eles não serão mais os mesmos, tornar-se-ão outras pessoas. A educação faz uma revolução na vida do ser humano que se dispõe a buscar o conhecimento.
Morgana - Fisioterapia-Univale

É preciso fazer mais por quem mais precisa, ajudando os jovens que querem estudar a conquistarem uma vaga na universidade.  

Contribuir para o ingresso de um jovem à universidade é colaborar sempre para melhorar o nível sociocultural da cidade.
Precisamos acreditar mais nos jovens. Tudo que a juventude quer é um pouco de atenção e muito amor.

terça-feira, 20 de março de 2018

domingo, 18 de março de 2018

Encceja 2018 terá inscrições em abril e aplicação das provas em 5 de agosto


O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) terá provas em 5 de agosto.
Quem se inscreveu e não compareceu tem necessidade de justificar ausência. Gratuito, o Encceja Nacional teve uma taxa de ausência de 60% em 2017. Para evitar mais prejuízos aos cofres públicos, a partir de agora, o participante que não comparecer à aplicação das provas das áreas de conhecimento para as quais se inscreveu e não justificar sua ausência deverá ressarcir ao Inep o custo gasto com ele, acrescido da correção do IPCA, se tiver interesse em fazer o exame novamente. Quem faltar ao Encceja 2018 e quiser fazer o Encceja 2019, por exemplo, terá que justificar a ausência no Sistema de Inscrição do próximo ano para manutenção da gratuidade. Se a justificativa não for aprovada, o participante deverá ressarcir os cofres públicos para realizar o exame.


As inscrições para o Encceja Nacional 2018 serão realizadas das 10h de 16 de abril às 23h59 de 27 de abril (horário de Brasília – DF). Entre 30 de abril e 4 de maio serão recebidas as solicitações para atendimento por nome social. A aplicação, em todas as unidades da federação, ocorrerá em 5 de agosto de 2018. As provas no turno matutino serão aplicadas às 9h e as do turno vespertino, às 15h30. Em todas as localidades deverá ser seguido o horário de Brasília - DF. A divulgação dos resultados está prevista para o último trimestre de 2018.
 Leia o Edital:
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/encceja/nacional/2018/edital_n15_de_13032018_encceja_nacional_2018.pdf

Em preparação para a V Conferência cuidar do Brasil cuidando das águas.é que publicamos aqui este vídeo. A água é um dom de Deus. Ele a coloca à disposição de todos. Pede o seu uso responsável para que todos tenham vida em abundância. Por causa da vida, a água é um bem comum.

domingo, 11 de março de 2018

Prepare para o Concurso de Professor e de Supervisor. Encontrei este site e estou divulgando.



Prepare para o Concurso de Professor e de Supervisor.
Estudar para o concurso é super importante para se alcançar o  objetivo que é o de conquistar um cargo na Educação Pública Estadual. É preciso se preparar, porque no que diz respeito a concurso não existe sorte  o que existe é dedicação e estudo.

Aprovação é resultado de foco e de estudo. É agora a grande oportunidade de se efetivar como professor ou supervisor educacional, no Estado de Minas Gerais


Portanto planeje seu tempo e se dedique.
Estou divulgando aqui esta plataforma de estudo on line caso você se interessa.


sábado, 10 de março de 2018

OS RIOS CRESCEM PORQUE SUAS ÁGUAS SE ENCONTRAM. SE NOS ENCONTRARMOS COM O OBJETIVO DE CUIDAR DE NOSSAS ÁGUAS, CRESCEREMOS TAMBÉM.



Realizamos neste sábado dia 10 de Março o nosso 3º encontro Pedagógico, sempre regado por muitas discussões polêmicas e decisões que envolvem o nosso fazer docente. O tema da V Conferência ocupou quase todo o tempo: Cuidar do Brasil, cuidando das águas! Podemos também parafrasear: Cuidar da escola, cuidando das águas. E começamos o dia com uma palestra ministrada por um dos nossos alunos. 

O aluno do 2º ano Yann fez uma palestra para os professores, trazendo o problema da água da chuva e os impactos da mesma na escola e no seu entorno. Ele enfatizou a necessidade que se tem de fazer a captação da água da chuva e usá-la para fins não potáveis como: regar o jardim da escola, limpeza geral do prédio escolar bem como o uso na descarga dos vasos, como forma de uso consciente deste recurso que é de todos.
Vejam os slides da palestra do Yann:





Compartilhamos aqui todos o material utilizado na reuinão:
https://drive.google.com/drive/folders/1a5VOSEdgAJjIwgUL-U3BQE0gsMOGhIqp?usp=sharing

Voltamos ao tema da Conferência avaliando e retomando os pontos da sua organização:

Vimos que o tema “CUIDAR DE NOSSAS ÁGUAS” é extremamente importante, por inúmeros motivos, e abordá-lo no processo educativo é de grande valia para nossa escola e para construção das boas atitudes em nossos estudantes. 
Não basta falar por falar do tema. É preciso proporcionar ao aluno a informação correta e conquistá-lo para uma atitude de protagonismo  em relação à proteção da ÁGUA. Mas, como proteger a ÁGUA?
 O nosso Rio Mucuri tão sofrido é o resultado do encontro de vários pequenos rios e por isso ele é nosso rio maior. Se a gente se encontra  o objetivo de refletirmos e cuidarmos das nossas águas, também nos tornaremos grandes.

Trazendo para o universo pessoasl, vimos que:

CUIDAR DA ÁGUA é também ter como prática o uso responsável e o combate ao desperdício, ou seja, desenvolver o hábito de não escovar os dentes ou fazer a barba ou lavar a louça com a torneira aberta; não lavar a calçada com a mangueira aberta, desperdiçando água; reaproveitar a água da lavagem de roupa; guardar a água da chuva, não demorar muito embaixo do chuveiro, etc.


Aqui a discussão pegou, quando se analisou o problema do esgoto. Todos os presentes acham que estão pagando taxa de esgoto mas não está recebendo este serviço. Será que os nossos esgotos estão sendo lançados in natura no rio porque é fato que a taxa de esgoto está sendo cobrada em nossas contas. Mas falta nos esclarecimentos.
Que ações de cuidado das águas poderiam ser desenvolvidas?

 O bom e o correto uso do solo no espaço da Bacia Hidrográfica do nosso Rio Mucuri é fundamental para a proteção da ÁGUA: a existência de rede de coleta e de tratamento do esgoto para que o mesmo não seja lançado diretamente (“in natura”) no rio; a separação no domicílio e coleta do lixo para que o mesmo não seja carregado pela água da chuva para dentro do rio; o reflorestamento da mata ciliar e a manutenção do restinho que aind existe para retenção dos resíduos e fixação do barranco na beira do rio, de forma a impedir o seu processo erosivo; a vegetação ribeirinha necessária para a manutenção da temperatura adequada da água e também para evitar a erosão; o não uso de agrotóxico na beira do rio - (penso que isto aqui não temos) e a não construção de casas sobre nascentes ou na beira de rios e o não manilhamento dos cursos d’água são ações importantes de CUIDADO COM A ÁGUA.