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domingo, 15 de abril de 2018

CNE fará audiências públicas sobre proposta de base curricular no ensino médio.



Depois que o MEC entregou sua proposta de Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio para o Conselho Nacional de Educação (CNE), este apresentou o cronograma de audiências públicas. 



Mas não divulgou as cidades onde acontecerão as audiências. Sabe-se que a audiência de São Paulo acontecerá no dia 06/07.

A proposta esvazia currículo

A proposta para o ensino médio que o MEC encaminhou ao Conselho Nacional trata de apenas duas disciplinas: Português e Matemática, inseridas respectivamente nas áreas do conhecimento de Linguagens e Matemática.

O documento muito genericamente as Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Para se ter uma ideia do grau de esvaziamento, de um total de 565 páginas, apenas 10 estão reservadas às Ciências da Natureza e outras 20 para Humanidades.

Conteúdo à distância

Soma-se a isso a divulgação, pelo Jornal Folha de S. Paulo, de uma proposta em discussão no CNE que libera até 40% da carga horária para ensino a distância. O texto em debate atualiza as Diretrizes Curriculares e não foi tornado público.

Vamos fazer a leitura da proposta apresentada pelo governo e assistir as audiências que acreditamos que serão veiculadas pela internet.

 Site das audiências: http://cnebncc.mec.gov.br/

Acesse a proposta na íntegra:

Professores da Escola João Beraldo passam por capacitação e aprimoram seu sistema de Avaliação Escolar.





Avaliação é uma dimensão fundamental da prática pedagógica e cumpre importante papel no processo educacional.  Conhecer os variados sistemas e tipos de avaliação é indispensável ao professor que quer ter prática diferenciada e  busca aprimorar seu exercício docente. Foi o que refletimos em nosso encontro de  sábado dia 14 de Abril. A nossa capacitação ajudou nos compreender os vários tipos de avaliação que existem, seus objetivos e os fins a que se destinam. O professor tem o dever de ofício de se instrumentalizar deste saber e aplicá-lo com eficiência no seu dia a dia, uma vez que a avaliação interfere muito diretamente na trajetória escolar dos estudantes. Acreditamos que a prática e o ato de reflexão dessa prática exercida no seu próprio campo de trabalho é que  contribue efetivamente para o surgimento de uma re-significação das inúmeras temáticas que envolvem o processo ensino-aprendizagem, como por exemplo a avaliação..


Impulsionado pela necessidade de melhorarmos a nossa prática avaliativa foi que organizamos este momento de reflexão. A aprendizagem alcançada neste encontro alicerçará o trabalho desenvolvido sobre avaliação de aprendizagem da escola como um todo. 


 A capacitação ministrada por Rafael Neves, que é mestre pela UFVJM, professor universitário e coordenador dos inspetores da S.R.E de Teófilo Otoni vem amparar o sistema de avaliação da Escola João Beraldo e auxiliar na definição de uma estrutura mais eficaz do nosso processo avaliativo. Vai ajudar também ao professor a melhorar na prática a sua técnica de  elaboração de provas e a sua compreensão dos aspectos metodológicos que envolvem a configuração da avaliação como um todo. A reflexão desenvolvida por Rafael junto ao corpo docente da nossa escola foi excelente e vai influenciar bastante o dia a dia da avaliação. Já saímos da capacitação com  mudanças importantes em determinados aspectos do nosso sistema.  Como dizemos de algo que foi muito bom: super-recomendamos.


Acreditamos que é através de um processo formativo capaz de mobilizar os saberes da teoria e da prática da educação que os docentes compreenderão e desenvolverão as competências e habilidades necessárias para a investigação da sua própria atividade docente, especialmente agora quando o Estado de Minas se mobiliza em torno da implantação de uma nova Base Curricular. 
Para acessar o registro em fotos do evento:
https://photos.app.goo.gl/YgmqJ96cGxY8dCMP2

Houve momentos importantes de interação, denotando a satisfação dos professores em participar desta capacitação  o que agradou bastante Rafael que externou para os presentes este sentimento. Agradecemos a Rafael pelo brilhantismo, seriedade e conhecimento com que conduziu os trabalhos que muito nos enriqueceu.





sexta-feira, 13 de abril de 2018

DOCCTOR MED – CONSULTAS MÉDICAS oferece consultas para todas especialidades em Teófilo Otoni com preços acessíveis





Docctor MED – Consultas Médicas oferece consultas para todas especialidades em Teófilo Otoni com preços acessíveis, se tornando uma boa alternativa para os mais pobres e sem plano de saúde. Como está difícil conseguir consultas com especialistas no SUS e Ipsemg principalmente para neste tempo tão difícil em que vivemos. Deparamos na escola todos os dias com situações de alunos que necessitam consultar um especialista, desde psiquatras, dermatologista, neurologistas, mas o acesso é bem reduzido. Cobramos de pais, mas os mesmos não tem como garantir este cuidado com seus filhos. A gente fica muito triste com esta situação.  Como seus pais não podem pagar ficam a espera do SUS que demora muito a chegar e às vezes não chega. Tudo é mais difícil para os mais pobres.  Pelo que informei o preço é de R$ 100,00 (cem reais), ainda caro para quem não pode pagar mais é um pouco mais acessível.
Muito bom é que além de consultas, oferece também os  exames laboratoriais, de imagem ou complementares tudo a preço “popular”.  

Vale a pena. As consultas podem ser marcadas por telefone – (33)-3536-3690, whatsapp(33) 99966-1031

Veja a página da clínica na internet:

terça-feira, 10 de abril de 2018

Universidade Federal oferece 490 vagas para os cursos de licenciatura em Física, Matemática, Química e Administração Pública (bacharelado), na modalidade EAD. Esta é sua oportunidade.



A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) divulgou hoje o edital do Processo Seletivo para os Cursos de Graduação a Distância - EAD, para ingresso no primeiro semestre de 2019. São 490 vagas ofertadas para os cursos de Administração Pública (bacharelado) e licenciatura em Física, Matemática e Química. 
A seleção dos candidatos será por meio das modalidades de Aproveitamento da Nota do Enem e Processo Seletivo Próprio. Os candidatos poderão inscrever-se nas duas modalidades. 50% das vagas ofertadas em cada modalidade serão reservadas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.
O candidato que pleiteia a isenção total ou parcial da taxa de inscrição deverá preencher o formulário on-line de cadastro de pedido de isenção, disponível neste link, no período de 24 de abril a 10 de maio e observar as normas do edital para o envio da documentação à UFVJM.
O resultado do pedido de isenção estará disponível no site da Copese no dia 5 de junho .
As inscrições para o Processo Seletivo de Educação a Distância – EAD nas modalidades de Aproveitamento da Nota do Enem  e Processo Seletivo Próprio deverão ser realizadas no período de 5 de junho a 5 de julho, via internet , também por meio do endereço eletrônico da Copese.
As provas serão realizadas no dia 16 de setembro, no horário das 8h às 13h, nas seguintes cidades: Águas Formosas, Almenara, Araçuaí, Divinolândia de Minas, Itamarandiba, Januária, Minas Novas, Nanuque, Padre Paraíso, Pedra Azul, Taiobeiras, Teófilo Otoni e Turmalina.
https://drive.google.com/file/d/0Byty4GeJMmEEUVRaVzFXVG9UX0kxVDc5XzZCcm1LWWUxVHZV/view?usp=sharing

domingo, 8 de abril de 2018

Proteger nascentes é garantir água para todos. Escola João Beraldo realiza duas excursões educativas de proteção à nascentes em nosso município.


A água,  como estudamos em nossa V Conferência,  é de vital importância para todos nós,   mas existe a possibilidade  de acontecer a sua escassez num futuro bem mais próximo que pensamos. Depois da nossa Conferência percebemos o crescimento da consciência e preocupação dos estudantes com este líquido precioso.




Sabemos que o Brasil possui 12% da reserva de água doce do mundo. A abundância da água é só aparente, por isto as pessoas tratam esse recurso como se ele jamais fosse acabar. O desmatamento e uso inadequado do solo são alguns dos principais problemas que nossas águas vem enfrentando.


Álbum completo da equipe liderada pelos Professores Odeni e Terezinha que visitaram uma nascente em um sítio há 5 km de Epaminondas Otoni
https://photos.app.goo.gl/MDlJzyWHuJbzjMZs1

Álbum completo da excursão de visita à Fazenda de um pai de nossos alunos conhecido como Kitão Norte liderada pelo Professor Adriano:
https://photos.app.goo.gl/C5jgR30wYbbaUzw43


Nós somos nascentes. Corremos pela terra, seguimos nosso curso, transformando lugares e pessoas por onde passamos. Nossas cores, o alimento que comemos, a energia que nos move, somos seres diluídos em água e água em seu estado: vivo. Nós somos a aquarela, a da escola, a do Brasil e a da vida. 

É preciso valorizar o recurso essencial para todos e tudo. 


Fizemos duas excursões com o objetivo de colaborar com a  preservação das nascentes. Uma das formas de proteger as  Nascentes  que são as manifestações superficiais de águas armazenadas em reservatórios subterrâneos é fazer o enriquecimento das matas nativas, que é o que nós estamos buscando fazer. 


Precisamos dar a devida importância às nascentes,  pois são fontes de água valorosas que alimentam a existência dos nossos rios.




O olho d’água, a mina d’água ou o fio d’água como são chamadas as nascentes aparecem na superfície da terra e  vão somando uns com outros, dando origem aos rios, que surgem quando a água armazenada no subsolo atinge a superfície e começa a jorrar.


Realizamos estas  Excursões Educativas com o objetivo de contribuir com a preservação das nascentes. Plantamos várias mudas de árvores. Sabe-se que a falta de árvores no entorno das nascentes deixam as mesmas desprotegidas.




Repetimos aqui o slogan que foi dito durante a nossa V Conferência:

"OS RIOS CRESCEM PORQUE SUAS ÁGUAS SE ENCONTRAM. SE NOS ENCONTRARMOS COM O OBJETIVO DE CUIDAR DE NOSSAS ÁGUAS, CRESCEREMOS TAMBÉM."



Os transportes dos alunos foram realizados pelo pela Prefeitura, agradecemos ao Secretario de Educação Sr. Aureo e a Homero o coordenador dos transportes escolares.







sábado, 7 de abril de 2018

Secretaria lança portal dedicado a Especialistas da Educação Básica Plataforma online é voltada para fortalecimento do processo pedagógico


A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) lança, quinta-feira (5), por meio do portal da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, a página online voltada para o Fortalecimento da Coordenação Pedagógica e dedicada aos Especialistas de Educação Básica (EEB) da rede estadual de ensino.

O lançamento da plataforma é uma ação inicial do processo de qualificação e formação continuada tendo em vista o contingente de especialistas nas escolas estaduais mineiras – o número de Supervisores Pedagógicos e Orientadores Educacionais se aproxima de 10 mil.


A proposta, além de promover a formação dos profissionais, também é de dar visibilidade para aquilo que é destaque na função da Coordenação Pedagógica e para as boas experiências que acontecem nas escolas. No site da Escola de Formação, clicando na barra superior de navegação em “Portal Especialistas”, o educador encontra um menu com seis áreas principais:

Na aba “Em Foco”, estão as temáticas prioritárias de acompanhamento do EEB em cada bimestre, reforçando a importância do papel deste profissional na escola.

Nas abas “Sala de Leitura” e “Educação à Distância” serão publicados conteúdos ligados a essas temáticas prioritárias de forma a complementar a formação dos profissionais.

Em “Fórum”, os educadores participam de discussões e debates sobre questões importantes do processo pedagógico.

A aba “Coletivo de Educadores”, foi criada com o objetivo de fomentar e dar visibilidade a ações de destaque nas escolas e permitir a troca de ideias e experiências entre os especialistas, com a publicação de práticas inspiradoras na condução do processo pedagógico - experiências registradas por meio de vídeos.

Entre outros importantes conteúdos que constam no portal, está a opção “Destaques Institucionais”, que apresenta as principais ações pedagógicas que a Secretaria de Educação promove para implementação nas escolas. “Já estão no ar, por exemplo, as orientações para a elaboração do Plano de Convivência Democrática, onde a Coordenação de Educação em Direitos Humanos da SEE, que é responsável pela ação, dá o suporte necessário para a inserção do conteúdo no portal. Assim também como acontece com os outros setores da Secretaria quando têm atividades com foco pedagógico de destaque no bimestre”, esclareceu Gabriela.

Para acessar todo o conteúdo exclusivo para especialistas no portal, os educadores precisam se cadastrar na opção “Perfil” e, para isso, é preciso ter o e-mail institucional (nome.sobrenome@educacao.mg.gov.br), que pode ser disponibilizado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional das Superintendências Regionais de Ensino (NTE/SREs), caso o servidor ainda não o possua.
                                                    Fonte: site da Seemg

quarta-feira, 4 de abril de 2018

REFLEXÃO PARA REUNIÃO: Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses.


A dimensão da existência humana vai muito além daquilo que podemos sentir ou mensurar, tampouco compreender. Não é  à toa que Drummond nos diz que no seu coração sequer cabem as suas dores. A nossa finitude e incapacidade para entender aquilo que acontece, na maior parte das vezes, nos paralisa e nos coloca diante do traço trágico que nos forma, como se não houvesse saída, ou não houvesse tempo o suficiente para que possamos chorar nossas lágrimas.
Quando estamos dentro do furacão ou diante das tantas travessias a que temos que passar, tendemos a esquecer que a vida também é constituída por transições, ciclos, mudanças a que temos que passar a fim de que possamos crescer e tornar-se algo mais próximo daquilo que realmente somos. São as longas e silenciosas metamorfoses da vida, como falou Rubem Alves, e sem as quais continuamos a ser lagartas ou borboletas sempre com as mesmas cores.
Evidentemente, até pela nossa condição humana de finitude e, consequentemente, incapacidade de apreender tudo aquilo que nos forma (interna e externamente), sentimos enorme dificuldade em passar por esses momentos, o que em alguns casos pode ser até mais desesperador, com o desenvolvimento de problemas graves, como a ansiedade e a depressão.
No entanto, é preciso que busquemos perceber que grandes coisas surgem de momentos de conflito e que se estamos sob a ação de um tempo que não conseguimos controlar, não há como lutar contra ele, tentando se apegar a momentos que já não existem ou forçosamente querendo chegar a lugares futuros. É necessário aprender a conviver com esse tempo, sabendo que as quedas fazem parte da vida, assim como as transformações que delas decorrem.
Dito de outro modo, precisamos – como versa o poema da Cecília Meireles – aprender com a primavera a deixar-nos cortar para que possamos voltar sempre inteiros, já que, ainda que não percebamos, sempre há galhos que precisam ser podados ou retirados para que novos ramos possam crescer. É como na estória do Pequeno Príncipe, em que a rosa diz para o principezinho que precisa suportar duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas.
A bem da verdade, sabemos o quanto é difícil suportar essas “larvas”, afinal, somos tão pequenos diante da imensidão do universo. Entretanto, é nesse mesmo universo que habitamos, onde a dor e o sofrimento se fazem presentes, que também se esconde a inexplicável poesia da vida, a que encontramos se soubermos olhar. Sendo assim, em cada travessia que fazemos se esconde uma transformação, pois para cada coisa que morre, há sempre outra que nasce, já que “devemos morrer para uma vida, antes que possamos entrar em outra”.
Dessa forma, somos como rios que vão fluindo, reconstruindo-nos de modo diferente a cada tempestade que nos abate, pois somos seres transitórios e é nessa transitoriedade que nos encontramos. Por isso, lembrando mais uma vez Cecília – “A vida só é possível reinventada” – para que a cada estação possamos experimentar o vento com um novo gosto e lavar nossa alma com uma nova luz.

sexta-feira, 30 de março de 2018

Páscoa é o amanhecer da vida!




É um novo dia de novos dias que se sucederão.

Os esforços dos senhores do poder deram em nada.

Nada é mais forte do que o amor.

A Páscoa é a celebração do amor.

Do amor que vence o ódio.

Da vida que vence a morte.

Da liberdade que vence a escravidão.

Como Jesus fez, a educação segue ´ressuscitando sonhos e transformando vidas!

Deodato Gomes Costa
Escola João Beraldo

quinta-feira, 29 de março de 2018

ESCOLA RECEBE CERTIFICAÇÃO PELA REALIZAÇÃO DA V CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE, COM O TEMA VAMOS CUIDAR DO BRASIL CUIDANDO DAS ÁGUAS.



Com este Certificado encerramos uma das etapas da V Conferência. Entrego o mesmo  a todos os professores  como forma de agradecimento pelo bonito envolvimento que tonou possível este intenso processo de educação ambiental, em nossa escola. Sem o acolhimento deste trabalho por parte dos docentes jamais teria realizado com o sucesso que foi. Vocês são geniais!


Os nossos alunos também merecem pelo protagonismo da sua própria aprendizagem. Valeu meninos e meninas, este Certificado também é de vocês. 

Posteriormente divulgaremos o Projeto vencedor e os alunos que ganharam uma poupança no SICOOB.