Todo ano durante o nosso Planejamento relembramos a obra clássica de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas, mais especialmente a parte em que Alice, querendo sair da casa da Duquesa, pergunta ao Gato:
__ Poderia me dizer por favor que
caminho devo tomar para ir embora daqui?
Pergunta Alice ao Gato, que se encontrava sobre uma árvore.
Pergunta Alice ao Gato, que se encontrava sobre uma árvore.
__ Depende bastante para onde quer ir.
Respondeu o Gato.
__ Não me importa muito para onde, disse
Alice
__ Então responde o Gato, ... não
importa que caminho tome.
Resumindo este diálogo, concluímos que “quando a gente não sabe para onde vai,
qualquer caminho serve” . Por aí vemos a importância do que é ter um ponto de
partida para o trabalho docente, expresso em um bom Planejamento. Não se
admite mais um professor em que seu trabalho não esteja assentado sobre um
excelente Planejamento. O Planejamento tem ficha um pouco diferente, pois deve
estar fundamentado na Reordenação dos Tópicos dos CBCs, que foram readequados à
Estrutura Curricular do Reinventado o Ensino Médio e às novas estruturas
curriculares.
É imprescindível a existência de um um
bom Plano de Trabalho para que se consiga chegar a algum lugar. Não é só
preencher papel, é fazer recortes refletindo o que pode ser feito, a partir do
esforço para se conseguir uma aprendizagem significativa e efetiva e uma boa formação das nossas crianças, adolescentes e jovens.
Como bem nos ensina o
romano Sêneca com sua filosofia estoica, “Nenhum vento sopra a favor de
quem não sabe para onde ir”, neste sentido é preciso traçar os caminhos, mesmo
porque eles só existem quando caminhamos. Sêneca ainda diz que se não sabemos a
que porto nos dirigimos, nenhum vento nos será favorável. Vamos lá então: DIA 15 DE MARÇO DE 2014,
portanto no sábado a partir das 7:30 horas nos encontraremos para discutir a
Avaliação e realizar o Planejamento. O nosso porto
de chegada, é sobretudo a garantia de uma aprendizagem significativa para os nossos alunos, bem como a formação das crianças, adolescentes e jovens que devem se tornarem conscientes de seu papel na sociedade. Para tarefa tão árdua o caminho que serve é aquele
que escolhermos a partir de nosso Planejamento.
É diretor, realmente precisamos planejar bem o nosso trabalho, afinal trabalhamos na formação de seres humanos. Tarefa muito difícil. Como você colocou na tão bela reflexão.... e nós além de sabermos qual caminho queremos, deveremos orientar nossos alunos para escolherem também o seu caminho...
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