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sábado, 21 de dezembro de 2024

LITURGIA DE DOMINGO - 22 DE DEZEMBRO DE 2024

 Domingo, 22 de Dezembro de 2024

4º Domingo do Advento, Ano C
Leituras:
Mq 5,1-4a
Sl 79(80),2ac.3b.15-16.18-19 (R. 4)
Hb 10,5-10
Lc 1,39-45
PRIMEIRA LEITURA

De ti há de sair aquele que dominará em Israel.

Leitura da Profecia de Miqueias 5,1-4a

Assim diz o Senhor:
1
Tu, Belém de Éfrata,
pequenina entre os mil povoados de Judá,
de ti há de sair
aquele que dominará em Israel;
sua origem vem de tempos remotos,
desde os dias da eternidade.
2
Deus deixará seu povo ao abandono,
até ao tempo em que uma mãe der à luz;
e o resto de seus irmãos
se voltará para os filhos de Israel.
3
Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor
e com a majestade do nome do Senhor seu Deus;
os homens viverão em paz,
pois ele agora estenderá o poder
até aos confins da terra,
4
e ele mesmo será a Paz.
Palavra do Senhor.


Salmo responsorial  Sl 79(80),2ac.3b.15-16.18-19 (R. 4)

R. Iluminai a vossa face sobre nós,
convertei-nos para que sejamos salvos!

2a
Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. †
  c
Vós que sobre os querubins vos assentais, *
aparecei cheio de glória e esplendor!
3b
Despertai vosso poder, ó nosso Deus *
e vinde logo nos trazer a salvação! R.

15
Voltai-vos para nós, Deus do universo! †
Olhai dos altos céus e observai. *
Visitai a vossa vinha e protegei-a!
16
Foi a vossa mão direita que a plantou; *
protegei-a, e ao rebento que firmastes! R.

18
Pousai a mão por sobre o vosso Protegido, *
o filho do homem que escolhestes para vós!
19
E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! *
Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome! R.


SEGUNDA LEITURA

Eis que eu venho para fazer a tua vontade.

Leitura da Carta aos Hebreus 10,5-10

Irmãos:
5
Ao entrar no mundo, Cristo afirma:
"Tu não quiseste vítima nem oferenda,
mas formaste-me um corpo.
6
Não foram do teu agrado holocaustos
nem sacrifícios pelo pecado.
7
Por isso eu disse: 'Eis que eu venho.
No livro está escrito a meu respeito:
Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade'".
8
Depois de dizer:
"Tu não quiseste nem te agradaram vítimas,
oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado"
– coisas oferecidas segundo a Lei –
9
ele acrescenta: "Eu vim para fazer a tua vontade".
Com isso, suprime o primeiro sacrifício,
para estabelecer o segundo.
10
É graças a esta vontade que somos santificados
pela oferenda do corpo de Jesus Cristo,
realizada uma vez por todas.
Palavra do Senhor.

Aclamação ao Evangelho  Lc 1,38
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Eis a serva do Senhor;
    cumpra-se em mim a tua palavra!


EVANGELHO

Como posso merecer que a mãe do
meu Senhor me venha visitar?

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,39-45

39
Naqueles dias, 
Maria partiu para a região montanhosa,
dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia.
40
Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel.
41
Quando Isabel ouviu a saudação de Maria,
a criança pulou no seu ventre
e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42
Com um grande grito, exclamou:
"Bendita és tu entre as mulheres
e bendito é o fruto do teu ventre!"
43
Como posso merecer
que a mãe do meu Senhor me venha visitar?
44
Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos,
a criança pulou de alegria no meu ventre.
45
Bem-aventurada aquela que acreditou,
porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu".
Palavra da Salvação.

Prefeito Nanayoski homologa Concurso Público e reforça compromisso com Carlos Chagas!


Prefeito Nanayoski Homologa Concurso Público e Reforça Compromisso com Carlos Chagas

Em mais uma ação em prol do desenvolvimento de Carlos Chagas, o Prefeito Nanayoski oficializou a homologação do concurso público através do Decreto 172-2024. A homologação é a etapa final do concurso público, que valida o resultado e a lista de aprovados, garantindo a lisura e a transparência de todo o processo. Com este ato, o Prefeito Nanayoski demonstra mais uma vez seu compromisso com a população, investindo em serviços públicos de qualidade e no desenvolvimento do município.

A nomeação de servidores públicos concursados é um passo crucial para aprimorar a administração pública e garantir a eficiência dos serviços prestados à comunidade. O servidor público concursado desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da cidade, atuando como elo entre as demandas da população e a execução das políticas públicas. São eles que implementam e adaptam processos, buscando oferecer um atendimento de excelência e garantir o acesso aos direitos dos cidadãos.

Com a homologação do concurso público, a Prefeitura de Carlos Chagas se prepara para receber novos servidores, qualificados e comprometidos com o bem-estar da população. O Prefeito Nanayoski reforça, com essa iniciativa, seu compromisso de oferecer serviços públicos eficientes e de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do município.

Vale ressaltar que a homologação do concurso público é um marco importante para os candidatos aprovados, que agora podem se preparar para ingressar na carreira pública e contribuir para a construção de um futuro melhor para Carlos Chagas.

Gratidão, União e Esperança: a mensagem de Edna Duarte para encerrar o Ano com Inspiração!


Edna Duarte, diretora do Centro Educacional Elir de Castro, compartilha uma emocionante mensagem de gratidão e reflexão sobre o encerramento do ano. Ela destaca a união, os desafios superados e renova os votos de esperança para o futuro.  Deodato

Leia:

O fim de ano é uma época marcada por reflexão, celebração e esperança. Enquanto nos despedimos de mais um ciclo, é comum expressarmos nossos votos de gratidão e reconhecimento àqueles que desempenharam um papel importante  em nossas vidas.

Agradeço  primeiramente  a DEUS pela oportunidade de estar a frente de uma escola, um espaço  tão  desafiador, que faz a gente refletir as nossas ações todos os dias.

Agradeço  a você  Deodato, pela compreensão,  pela  paciência, pelos  puxões  de orelha, os " nãos " necessários. 

Você  de fato é  um mestre em EDUCAÇÃO. 

Agradeço aos colegas diretores, amooooo cada um de vocês. Cada um com uma afinidade, mas todos maravilhosos, competentes e  companheiros. 

Agradeço pelos desabafos, pelas risadas maravilhosas,  pelo cuidado e carinho em cada lágrima derramada, pela empatia.

Erramos e acertamos juntos.

Vocês  são  excepcionais.

Agradeço  a equipe todinha da  secretaria, obrigada  por tudo, cada recadinho nesse grupo,  nossos corações pulsava mais forte, sabíamos que era mais um " pepino para descascar" se ainda tínhamos muito prazo, nossa situação era amenizada, mas se o prazo fosse pra " ontem" como a maioria do serviço  público,   fechavamos a cara, mas cumpríamos.

Obrigado pela parceria👏👏👏👏👏👏👏👏👏

Agradeço  a Meire que por muitas vezes me salvou " me ajuda aqui Meire" ela prontamente  me atendia, Agradeço Paulo e Carlinhos, nossas motoristas de fé,  e irmãos camaradas. Vocês  são  impecáveis.

Enfim, peço  ao nosso bom DEUS, que o seu FILHO JESUS CRISTO, renasça  em nossos corações  nesse Natal e nos 365 dias do ano vindouro.

Obrigada por me aceitarem com tantos erros e novos erros, mas sempre na intenção  de ACERTAR.

Vocês  são PRECIOSOS.

Edina Duarte-Diretora do Centro Educacional Elir de Castro.


A SUA ESCOLA TEM UM PLANEJAMENTO OU ESTÁ A DERIVA? Reflexão para 2025!

Pedi à inteligência artificial para criar a imagem de uma Escola a deriva, sem planejamento, veja o que foi me apresentado.

A Importância do Planejamento Escolar: uma reflexão sobre o caminho a ser trilhado.

Uma escola sem planejamento é como um barco sem leme, à deriva no vasto oceano do desconhecido. Sem direção e sem propósito, cada ação parece isolada e desconexa, comprometendo não apenas os objetivos institucionais, as metas do IDEB, mas também o aprendizado e o futuro de cada estudante que ali deposita seus sonhos e esperanças. Planejar, então, é uma necessidade, não apenas uma formalidade burocrática. É o alicerce sobre o qual se constrói a prática pedagógica.

Como nos lembra Danilo Gandin, "uma boa estrada é, ao mesmo tempo, prisão e liberdade". O planejamento escolar representa essa estrada: ele estabelece um percurso seguro e eficaz, mas, ao mesmo tempo, oferece liberdade criativa para explorar atalhos e apreciar a paisagem educativa. É preciso, portanto, equilibrar a organização rígida com a flexibilidade para inovar e adaptar-se às demandas do cotidiano escolar.

O plano de aula, como parte fundamental do planejamento escolar, é o mapa detalhado dessa estrada. Márcio Ferrari enfatiza que "uma previsão bem-feita do que será realizado em classe melhora muito o aprendizado dos alunos e aprimora a sua prática pedagógica". Um plano de aula bem elaborado não é apenas uma lista de tarefas; é uma bússola que guia o professor e potencializa a aprendizagem, conferindo sentido e intencionalidade às práticas em sala de aula.

Planejar não é apenas preencher formulários ou cumprir obrigações administrativas. Como o diálogo entre Alice e o Gato em Alice no País das Maravilhas nos ensina, saber aonde queremos chegar é essencial para escolher o caminho. Se não há metas claras, qualquer direção parecerá válida, mas dificilmente levará a um destino significativo. Por isso, o planejamento deve ser encarado como o ponto de partida, o momento de reflexão coletiva, de levantamento de recursos e de definição de estratégias.

Sêneca nos alerta: "Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir." Assim, traçar metas e caminhos claros é imprescindível para que a escola avance em direção ao que é mais importante: proporcionar uma educação significativa e transformadora. Em Carlos Chagas, nosso objetivo é claro: alcançar as metas projetadas para os ciclos do IDEB, consolidando uma educação pública de qualidade, onde todos os estudantes possam desenvolver plenamente suas potencialidades.

Portanto, ao iniciarmos 2025, devemos priorizar a construção conjunta da Agenda de Atividade Anual. Esse planejamento não será um exercício exaustivo de tentar fazer tudo, mas, sim, uma escolha criteriosa de onde concentrar nossos esforços pedagógicos para obter os melhores resultados possíveis. Não se trata apenas de cumprir metas, mas de caminhar com intencionalidade, refletindo sobre como alcançar aprendizagens efetivas para nossas crianças, adolescentes e jovens.

Neste novo ano, que nossas escolas seja uma estrada bem planejada, onde cada etapa, cada recurso e cada esforço estejam alinhados ao propósito maior de formar cidadãos críticos, criativos e preparados para os desafios do futuro. Afinal, como sabiamente pontuou Sêneca, "os caminhos só existem quando caminhamos". Que possamos caminhar juntos, professores, gestores e comunidade, para transformar nossas escolas em um espaço de aprendizado e transformação social.

@professordeodatogomes

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Último Encontro: Um Olhar para o Futuro ✨!

Último Encontro: Um Olhar para o Futuro ✨

Vinte de dezembro. A sala de reuniões da CDL, palco de tantas decisões, agora ressoava um clima de despedida. 😢 Era a última reunião dos Gestores do Amanhã e seus vices de 2024. Quatro anos, um ciclo que se encerra, repleto de alegrias, entregas e uma busca incessante por uma educação melhor. 📚💖 Entre nós, a figura do "Prefeito amigo da educação", honrando-nos com sua presença, selando um compromisso que ia além das palavras. 🙏

Não era um dia para clichês, mas como não falar de ciclos que se fecham? 🤔 Refletimos, inspirados por Tadashi Kadomoto, sobre o desapego, a entrega e a sabedoria de aprender com o passado. ➡️ O tempo de 2021 a 2024, com suas lutas e conquistas, nos ensinou muito.  Mas hoje, o olhar estava em 2025. 🗓️ O calendário escolar já tomava forma, assim como as campanhas contra a Dengue 🦟 e o 18 de Maio 🎗️. E tem novidade: o Programa Miguilim, que promete trazer mais visão aos nossos pequenos. 😊👶

O esporte também entrou na pauta. ⚽🏀 JECC em março, JECC-Kids em julho. A Semana Pedagógica já tem data: 03 a 07 de fevereiro, com um curso de Jogos Pedagógicos. 🎲🧩 E, claro, as novas demandas: coleta seletiva ♻️, BNCC da Computação 💻... Quanta coisa coube na reunião de hoje! 🤯 Uma verdadeira maratona de ideias e projetos.

O Prefeito, com sua habitual cordialidade, agradeceu o empenho de todos. 👏 Em suas palavras, a certeza de que fizemos o nosso impossível, podemos encerrar com o senso de dever cumprido este ciclo. E, no final, só nos restou agradecer. 🙏 Agradecer a Deus pela oportunidade de servir, de transformar vidas por meio da educação. ❤️ Sim, a presença divina foi sentida em cada palavra, em cada gesto. ✨ O ciclo de 2024 se fecha, mas o compromisso com a educação, esse permanece, eterno como a esperança que depositamos em cada criança. 🌟 Que venha 2025! 🎉

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Calendários Escolares de 2025: Integração e Planejamento Marcam Reunião em Carlos Chagas!

Educação em Foco: reunião define consônancia dos Calendários Escolares para 2025 em Carlos Chagas. 

No dia 19 de dezembro de 2024, às 9h, foi realizada uma reunião na Secretaria Municipal de Educação de Carlos Chagas para discutir o alinhamento dos calendários escolares das escolas municipais e estaduais para o ano letivo de 2025. Estiveram presentes o Secretário Municipal de Educação, e diretoras das escolas estaduais Geraldo de Souza Norte, Professora Antônia Bernardo, Olga Prates e Dr. João Beraldo. 

Entre os principais pontos debatidos, ficou definido que o feriado de 7 de setembro, embora caia em um domingo, será registrado como dia letivo, com a realização do desfile cívico. Além disso, ajustes nos sábados letivos e compensações de dias letivos foram ajustados com a Inspetora Pollyana durante uma reunião remota.

Outro destaque foi a inclusão de ações pedagógicas no calendário, como o Combate à Dengue no início do ano letivo e a mobilização contra a violência sexual no dia 18 de maio. Os Jogos Escolares de Carlos Chagas, marcados para março, também integrarão o ano de 2025 em preparação para o JEMG.

Com essas decisões, o município reafirma o compromisso com uma educação integrada e planejada. A ata completa da reunião será disponibilizada nas escolas.

Acesse a ata da reunião neste link: https://drive.google.com/file/d/1RkTWQuRPA4Fbfk9xk4-96iqKQhKl8g-N/view?usp=sharing

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Preenchendo o álbum da vida!

Agradecimento!

Que momento bacana! Como é bom nos encontrarmos para uma pausa de descontração, principalmente nesta atmosfera tão acolhedora do Natal. Entre risos e conversas, celebramos algo simples e tão valioso: a amizade que floresceu no árduo e estressante dia a dia do trabalho na educação.

Milhões de obrigados aos anfitriões, Dr. Sylvio e Fafá, que nos abriram os portões dessa casa centenária e nos receberam no jardim com uma cervejinha gelada e o calor de uma amizade confirmada pelo tempo. E como não mencionar os pudinhos de D. Mirtes? Cada colherada trazia consigo o carinho e a doçura do Natal.

Mais que uma mesa farta, cultivamos ali o sabor da convivência entre colegas que, pelo trabalho, se aproximaram e, hoje, se reencontram para celebrar. Nem os cem anos dessa casa foram maiores que nossa alegria de estarmos juntos.

Obrigado! Aos amigos, aos maridos das colegas que se fizeram presentes – Toninho, Marcone, Bal – a Eliane - e, sobretudo, à vida que nos permite preencher o álbum de memórias com momentos como este. Que Deus nos abençoe neste Natal, em 2025 e por toda a nossa vida.

O que foi vivido aqui só nós entendemos. Porque só nós nos encontramos.

Valeu gente! 

@professordeodatogomes

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Escola Municipal Nelson Lisboa de Matos se prepara para a Educação Integral e crescimento no IDEB!

Visita à Escola Municipal Nelson Lisboa de Matos discute Educação Integral e projeta metas para o IDEB.

Nesta segunda-feira, 16 de dezembro, a comunidade escolar da Escola Municipal Nelson Lisboa de Matos recebeu o Secretário Municipal de Educação para uma conversa produtiva sobre a implementação da Escola em Tempo Integral (EFTI). O encontro contou com a participação de pais, professores e alunos, demonstrando a união e o compromisso com a educação da comunidade.  

Durante a visita, foram apresentadas as diretrizes do EFTI, que visa a formação integral dos estudantes, abordando o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e cultural. A organização do ensino prevê atividades integradoras alinhadas às áreas do conhecimento, garantindo uma educação que prepare os alunos para os desafios do século XXI.  

Um momento importante foi a projeção das metas do IDEB da escola para os próximos ciclos: o índice atual, 4,9, foi projetado para 5,5, 6,0, 6,5 e 6,7, refletindo o compromisso com a melhoria do aprendizado e a disposição de trabalho de todos.  

A reunião também abordou a importância da participação da família, estratégias pedagógicas inovadoras e os benefícios da escola em tempo integral na formação dos estudantes.  

A comunidade escolar se mostrou animada, juntamente com a Diretora Leudiana bem como muito confiante com as novas propostas. Com diálogo e cooperação, a escola caminha para alcançar suas metas e oferecer uma educação cada vez mais transformadora. ✨📚

@professordeodatogomes

NOSSA ÚLTIMA REUNIÃO!

Convocação aos Gestores do Amanhã e seus vices!

Caros Gestores, com gratidão e fé, chegamos ao fim de mais um ciclo. Vamos juntos avaliar 2024 e planejar 2025! 🌟  Leve um presentinho para trocar.

Nossa última reunião:

🗓️ 20 de Dezembro de 2024 | ⏰ 9h - Sexta Feira

📍 Salão de Reunião do CDL  

Pauta: Calendário 2025, Metas IDEB e planejamento futuro.  

IMPRESCINDÍVEL A PRESENÇA DE TODOS!  

Por lutas, vitórias e aprendizados, somos gratos! Que Deus continue nos guiando. ✨


domingo, 15 de dezembro de 2024

Os 10 "SIM" para a VIDA!


A educação, em sua essência, é um ato de constante construção e transformação. É um processo que exige de nós, educadores, uma postura aberta ao novo, ao diálogo e à esperança.  Nesse sentido, os 10 "SIM" que construímos, inspirados em princípios de positividade e  autoconhecimento, nos convidam a uma profunda reflexão sobre o nosso papel na formação de indivíduos autônomos, críticos e engajados.

SIM, AGRADEÇA! Agradeçamos pela oportunidade de fazer parte da jornada de cada aluno, de testemunhar suas descobertas e conquistas.  Valorizemos cada pequeno passo, cada avanço, cada obstáculo superado.

SIM, ELOGIE!  Incentivemos nossos alunos com palavras de encorajamento e reconhecimento.  Celebremos seus esforços, suas habilidades e seus talentos. Que o elogio seja ferramenta de motivação e construção da autoestima.

SIM, ACOLHA!  Criemos um ambiente de aprendizagem acolhedor e inclusivo, onde cada aluno se sinta seguro para expressar suas ideias e singularidades. Respeitemos as diferenças e promovamos a colaboração.

SIM, ACREDITE EM SI MESMO!  Confiemos em nossa capacidade de fazer a diferença na vida de nossos alunos.  Acredite em seu potencial de transformar, inspirar e construir um futuro melhor.

SIM, INSPIRE-SE! Busquemos referências,  compartilhemos experiências e aprendamos continuamente.  Estejamos abertos a novas ideias e metodologias, inovando nossa prática pedagógica.

SIM, VIVA O PRESENTE! Concentre-se no agora,  aproveitando cada momento com seus alunos.  Esteja presente em cada interação,  demonstrando interesse e atenção genuína.  

SIM, PERSISTA!  Não desistamos de nossos alunos,  nem de nossos sonhos para a educação.  Que a persistência seja nosso combustível para superar desafios e construir um futuro promissor.

SIM, CULTIVE A FÉ! Cultivemos a fé na educação como força transformadora.  Acredite na capacidade de cada aluno de aprender e crescer,  de construir seu próprio caminho e contribuir para a sociedade.

SIM, EXPLORE SEUS LIMITES!  Incentivemos a curiosidade, a busca por novos conhecimentos e desafios.  Ampliemos os horizontes de nossos alunos,  despertando neles o desejo de aprender e explorar o mundo ao seu redor.

SIM, APRENDA COM SEUS ERROS!  Compartilhemos com nossos alunos a importância de aprender com os erros, de encará-los como parte do processo de aprendizagem.  Mostremos que errar não é sinônimo de fracasso, mas sim de oportunidade para crescer e evoluir.

Que estes 10 "SIM" sejam um guia para nossa prática pedagógica,  inspirando-nos a construir uma educação mais humana,  positiva e transformadora!

Os 10 "não" para a vida!

 Os 10 “não” para a vida apresentados na imagem trazem reflexões valiosas que podem ser aplicadas à educação, tanto na postura dos educadores quanto no desenvolvimento dos estudantes.

1. Não reclame: A crítica vazia paralisa, enquanto a ação construtiva transforma. Professores devem inspirar o olhar positivo para desafios, incentivando soluções criativas.  

2. Não critique: Substituir críticas negativas por feedbacks construtivos ajuda no crescimento dos alunos, respeitando suas individualidades.  

3. Não julgue: Cada estudante possui uma história única. A empatia é essencial para acolher e promover o aprendizado inclusivo.  

4. Não se sinta incapaz: Professores e alunos devem acreditar no potencial de superação. A educação fortalece a autoestima por meio de metas alcançáveis.  

5. Não se compare: O aprendizado é um processo individual. Valorizar as diferenças estimula o protagonismo e a autonomia.  

6. Não olhe para o ontem: O foco no presente ajuda a construir novas oportunidades e aprendizados. O erro de ontem é uma lição para hoje.  

7. Não desista: Perseverança é fundamental para superar desafios acadêmicos e emocionais.  

8. Não deixe de ter fé: Acreditar em si mesmo e no valor da educação transforma vidas.  

9. Não se limite: A educação deve expandir horizontes, estimulando a curiosidade e o desejo de aprender sempre.  

10. Não tenha medo de errar: O erro faz parte do aprendizado. Incentivar o aluno a errar e tentar novamente promove resiliência.

Esses “não” formam uma base para uma educação humanizada, onde alunos e educadores crescem juntos, construindo um ambiente de confiança, respeito e desenvolvimento contínuo.

Mente Positiva!

Imagem da @dra.anaviana

A imagem “Mente Positiva” apresenta sugestões essenciais para o desenvolvimento de uma mente equilibrada e saudável, destacando práticas como foco no presente, gratidão, palavras construtivas, alimentação saudável, descanso e exercícios físicos. Quando refletimos sobre o papel do professor e o ensino, essa mensagem se torna ainda mais relevante.

O professor, enquanto mediador do aprendizado, é também um exemplo para seus alunos. A postura, as palavras e as ações do educador impactam diretamente o ambiente escolar e o desenvolvimento dos estudantes. Manter uma mente positiva permite que o professor lide com os desafios cotidianos da sala de aula com mais equilíbrio, paciência e empatia. Por exemplo, ao praticar gratidão e usar palavras construtivas, o educador cria um ambiente acolhedor e propício ao aprendizado.

Além disso, cuidar da saúde física e emocional – como descansar, meditar e praticar exercícios – fortalece o professor para enfrentar a rotina intensa, trazendo leveza e clareza ao ensino. Uma mente focada no presente e voltada à positividade incentiva uma pedagogia mais humanizada, na qual o aluno se sente respeitado e estimulado a desenvolver suas potencialidades.

Portanto, o sucesso do ensino não está apenas no conteúdo, mas na relação entre professor e aluno, construída por meio de equilíbrio emocional, inspiração e motivação. Professores positivos transformam realidades e despertam mentes brilhantes!

Luzia Assis Lorentz-uma Gestora que marcou a Educação de Carlos Chagas!


Resolvi reproduzir aqui uma entrevista especial com Luzia Assis Lorentz, ex-diretora da Escola Estadual Geraldo de Souza Norte, que esteve à frente da instituição entre 1977 e 1984.  A entrevista foi publicada na Revista Literária produzida pela Escola. 

A conversa revela a trajetória de uma gestora dedicada, marcada por momentos históricos, desafios e projetos que transformaram a convivência escolar e deixaram um legado inesquecível para a educação em Carlos Chagas.  

A trajetória de Luzia Assis Lorentz, ex-diretora da Escola Estadual Geraldo de Souza Norte, é um exemplo inspirador de dedicação, disciplina e empatia. Sua gestão foi marcada por desafios superados com firmeza e humanidade, deixando um legado que permanece vivo na memória da comunidade escolar.  

Durante a entrevista, Luzia compartilhou momentos significativos, como a criação do Movimento Anti-Violência (MAV) e o evento Gincanorte, que uniram a escola e demonstraram o poder do trabalho coletivo. Com sabedoria e discernimento, ela soube transformar a convivência escolar, promovendo o respeito, a participação comunitária e o compromisso com a qualidade educacional.  

Luzia relembra a família Geraldo de Souza Norte como um "aconchego", o lugar onde foi acolhida pela cidade de Carlos Chagas e reconhecida pelo seu trabalho. Ao refletir sobre o futuro, ela alerta para os desafios da educação contemporânea, como a perda de valores e a desvalorização do ensino, um tema que exige nossa atenção e reflexão.  

A frase que ela escolheu para definir a escola, "Reflexo de uma educação de qualidade", sintetiza com perfeição o impacto de sua gestão. Mais do que uma instituição de ensino, a Escola Estadual Geraldo de Souza Norte representa a força da educação como instrumento de transformação social e desenvolvimento.  

Essa entrevista é uma homenagem à trajetória de Luzia de Assis Lorentz e ao seu compromisso com a educação. Que seu exemplo inspire gestores, educadores e a comunidade escolar a continuarem lutando por uma educação de qualidade e humanizada.  

📚✨ Depois de ler a entrevista, se você foi estudante ou professor da época em que ela estava à frente da Escola, deixe nos comentários suas lembranças ou mensagens de carinho para a ex-Diretora Luzia Assis Lorentz !

ENTREVISTA com o ex

Luzia de Assis Loretz
Ex-diretora: 1977 a 1984

Como você descreveria a experiência de ter sido diretora da Escola Estadual Geraldo de Souza Norte?
Gratidão por fazer parte dessa história. Foi uma experiência única e gratificante, pois o universo da educação é multifacetado e sabemos que a educação é trabalho de soma; é união de esforços.

Como era sua relação com os alunos e professores?
A relação entre mim x alunos e professores era harmoniosa porque respeitava os direitos de quem cumpria os seus deveres. “Às vezes diziam que eu era meio general!”

Qual a diferença dos desafios vivenciados na educação no início de sua carreira e dos de hoje em dia no seu ponto de vista?
Antes a competência de educação era delegada totalmente para a escola e hoje a participação dos pais é mais efetiva.

Se você fosse diretora atualmente, faria alguma coisa diferente do que fez na época?
Não, pois, tentei fazer o melhor colocando o “coração” e a “razão” em todas as minhas atitudes e ações principalmente praticando a empatia.

Qual conselho daria para a atual gestora da escola?
Com a projeção que o Souza Norte tem hoje na comunidade, a gestora está trilhando no caminho certo.

O que mais te traz satisfação ao olhar para sua trajetória como diretora da Geraldo de Souza Norte?
A ciência do dever cumprido e o reconhecimento de pais e alunos.

O que te motivou a querer ser gestora da Geraldo de Souza Norte?
Foi, uma questão de oportunidade. Na época eu era recém-casada e fui morar em Carlos Chagas porque meu marido era funcionário do Banco do Brasil e eu era funcionária pública com dois cargos efetivos de professora pelo estado de Minas Gerais; a indicação do então prefeito se adequou à minha situação funcional.

Pode compartilhar uma decisão difícil que teve que tomar e o que aprendeu com essa experiência?
Sem querer ser vitimista, mas a intromissão da política na educação é uma situação nefasta que acaba maculando o sistema educacional.

O que você imagina para o futuro da escola ou da educação em geral?
Um enorme desafio, pois, os valores e crenças estão se perdendo e o principal da educação é cada vez mais desvalorizado.

Qual foi um momento mais marcante sendo diretora da Geraldo de Souza Norte que você sempre lembrará?
Foram 2 momentos:
1 – A “gincanorte” porque no primeiro momento uniu a escola como um todo e após o resultado houve uma divisão na escola, criando um clima difícil de se contornar: vencedor x vencidos.

2 – O MAV (Movimento Anti-Violência), sob a criação da professora Elza Maria Coelho Cotrim, que abriu os portões da escola para reivindicarmos a paz pelas ruas de Carlos Chagas. Foi um movimento lindo e gigante.

Como essa experiência de liderar uma escola mudou sua vida pessoal e profissional?
Ser diretora me trouxe sabedoria e discernimento para tratar o outro, para lidar com a diferenças individuais, a ser mais tolerante e menos imediatista, enfim, a ser mais humana.

O que foi a família Geraldo de Souza Norte para você?
Foi “aconchego” por ter chegado em uma cidade desconhecida e logo receber o carinho e o reconhecimento de toda a comunidade escolar e carloschaguense.

Defina Geraldo de Souza Norte em uma frase.
“Reflexo de uma educação de qualidade”.

sábado, 14 de dezembro de 2024

Ponto Facultativo Decretado em Carlos Chagas para o Final de Ano

Ponto Facultativo Decretado em Carlos Chagas para o Final de Ano

Carlos Chagas, 14 de dezembro de 2024 - O Prefeito de Carlos Chagas, José Amador Nanayoski Tavares, decretou ponto facultativo para o funcionalismo público municipal nos dias 16, 23 e 24 de dezembro. A medida, que consta nos Decretos nº 145 e 153/2024, visa facilitar a organização das festividades de fim de ano para os servidores, sem comprometer os serviços essenciais à população.

Serviços Essenciais Mantidos

É importante ressaltar que os serviços essenciais, como saúde, limpeza pública e segurança, serão mantidos em regime de escala. Os servidores ocupantes dos cargos de Motorista e Vigilante também trabalharão conforme escala pré-definida.

Educação Segue Calendário Letivo

A Educação não será contemplada pelo ponto facultativo, uma vez que cumpre o Calendário Letivo aprovado pelo serviço de Inspeção da Superintendência Regional de Ensino (S.R.E.). A aula do dia 16 e demais atividades escolares seguirão normalmente nos dias 16, 23 e 24 de dezembro.

Confira os Decretos na Íntegra:

* Decreto nº 145/2024https://www.carloschagas.mg.gov.br/arquivo/legislacao/decreto_145_2024

* Decreto nº 153/2024 https://www.carloschagas.mg.gov.br/arquivo/legislacao/decreto_153_2024



TEMPO E MEMÓRIA!



Como Professor fiquei pensando nesta mensagem da Adélia Prado. Vejo que ela nos convida a refletir sobre a importância da memória na construção da nossa identidade e na preservação dos valores que realmente importam em nossas vidas. Enquanto o tempo segue seu curso inevitável, levando consigo momentos e experiências, a memória atua como guardiã daquilo que nos define e nos conecta ao passado. Ela eterniza o que o tempo tenta apagar, resgatando significados profundos que moldam quem somos.

Do ponto de vista pedagógico, essa mensagem nos lembra que o aprendizado não é apenas um acúmulo de informações passageiras, mas um processo que envolve a construção de memórias significativas. Na sala de aula, cabe ao educador criar experiências que não sejam apenas funcionais, mas também emocionais e reflexivas, capazes de se fixar na memória dos alunos como algo transformador. 

Além disso, a memória é um pilar na formação cultural e social. É ela que nos liga às nossas raízes e nos ajuda a transmitir valores de geração em geração. No âmbito da educação, isso reforça a importância de narrativas, histórias e experiências compartilhadas como formas de eternizar o conhecimento e a sabedoria.

Portanto, valorizar a memória é um ato de resistência contra a efemeridade do tempo e um convite à construção de um legado que impacte tanto a vida individual quanto a coletiva.

LITURGIA DE DOMINGO-15-12-2024

 Domingo, 15 de Dezembro de 2024

3º Domingo do Advento, Ano C
Leituras:
Sf 3,14-18a
Is 12,2-3.4bcd.5-6 (R. 6)
Fl 4,4-7
Lc 3,10-18

PRIMEIRA LEITURA

O Senhor, teu Deus, exultará por ti, entre louvores.

Leitura da Profecia de Sofonias 3,14-18a

14
Canta de alegria, cidade de Sião;
rejubila, povo de Israel!
Alegra-te e exulta de todo o coração,
cidade de Jerusalém!
15
O Senhor revogou a sentença contra ti,
afastou teus inimigos;
o rei de Israel é o Senhor, ele está no meio de ti,
nunca mais temerás o mal.
16
Naquele dia, se dirá a Jerusalém:
"Não temas, Sião,
não te deixes levar pelo desânimo!
17
O Senhor, teu Deus, está no meio de ti,
o valente guerreiro que te salva;
ele exultará de alegria por ti,
movido por amor;
exultará por ti, entre louvores,
18a
como nos dias de festa".
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial 
Is 12,2-3.4bcd.5-6 (R.6)


R. Exultai cantando alegres, habitantes de Sião,
     porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!

2
Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; *
o Senhor é minha força, meu louvor e salvação.
3
Com alegria bebereis no manancial da salvação, *
4
e direis naquele dia: "Dai louvores ao Senhor. R.

invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, *
entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime. R.

5
Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos,*
publicai em toda a terra suas grandes maravilhas!
6
Exultai cantando alegres, habitantes de Sião,*
porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!' R.

SEGUNDA LEITURA

O Senhor está próximo.

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses 4,4-7


Irmãos:
4
Alegrai-vos sempre no Senhor;
eu repito, alegrai-vos.
5
Que a vossa bondade seja conhecida de todos os homens!
O Senhor está próximo!
6
Não vos inquieteis com coisa alguma,
mas apresentai as vossas necessidades a Deus,
em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças.
7
E a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento, guardará os vossos corações e pensamento em Cristo Jesus.
Palavra do Senhor.

Aclamação ao Evangelho 
Is 61,1

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. O Espírito do Senhor sobre mim fez a sua unção;
    enviou-me aos empobrecidos a fazer feliz proclamação!

EVANGELHO

Que devemos fazer?

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 3,10-18


Naquele tempo,
10
as multidões perguntavam a João:
"Que devemos fazer?"
11
João respondia:
"Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; 
e quem tiver comida, faça o mesmo!"
12
Foram também para o batismo cobradores de impostos, e perguntaram a João:
"Mestre, que devemos fazer?"
13
João respondeu:
"Não cobreis mais do que foi estabelecido".
14
Havia também soldados que perguntavam:
"E nós, que devemos fazer?"
João respondia:
"Não tomeis à força dinheiro de ninguém,
nem façais falsas acusações;
ficai satisfeitos com o vosso salário!"
15
O povo estava na expectativa
e todos se perguntavam no seu íntimo
se João não seria o Messias.
16
Por isso, João declarou a todos:
"Eu vos batizo com água,
mas virá aquele que é mais forte do que eu.
Eu não sou digno 
de desamarrar a correia de suas sandálias.
Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo.
17
Ele virá com a pá na mão:
vai limpar sua eira e recolher o trigo no celeiro;
mas a palha ele a queimará no fogo que não se apaga".
18
E ainda de muitos outros modos, João anunciava ao povo a Boa-Nova.
Palavra da Salvação.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Câmara Municipal de Carlos Chagas realiza curso sobre fiscalização de emendas impositivas e execução orçamentária.

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Nos dias 12 e 13 de dezembro de 2024, a Câmara Municipal de Carlos Chagas promoveu um curso voltado para a temática "Fiscalização das Emendas Impositivas e da Execução Orçamentária em 2024 pelo Legislativo Municipal". Com carga horária de 12 horas-aula, o evento reuniu 28 cursistas, entre secretários municipais, duas vereadoras eleitas, líderes de associações comunitárias e servidores públicos municipais entre outras lideranças da comunidade, proporcionando uma oportunidade de aprendizado sobre temas técnicos e relevantes para a gestão pública e para uma participação cidadã.

Ministrado pelo Professor Caio Campos, advogado com 17 anos de experiência em Administração Pública e passagem por diversas funções estratégicas no Governo de Minas Gerais, o curso abordou conteúdos muito técnicos mas de uma forma bem acessível e dinâmica. Dividido em três módulos, os participantes exploraram desde as regras básicas das emendas impositivas até a execução orçamentária em ano eleitoral, passando por aspectos legais, critérios de apresentação e fiscalização das ações legislativas.

Os módulos incluíram tópicos como o trâmite de emendas parlamentares, impedimentos técnicos, regras da Lei de Responsabilidade Fiscal e condutas vedadas em ano eleitoral. A metodologia adotada pelo professor, consultor e palestrante do Instituto Plenum Brasil, garantiu que mesmo os conteúdos mais complexos fossem compreendidos de forma clara e prática.

Ao final do curso, os participantes agradeceram ao vereador e presidente da Câmara, Ronaldo Bombom, pela iniciativa, destacando a relevância do tema para a qualificação da gestão pública e o fortalecimento da cidadania no município. "Este conhecimento certamente trará melhorias significativas para nossas comunidades", afirmou um dos líderes de Associação.

O curso reforçou a importância do controle orçamentário e da participação cidadã, promovendo ferramentas para que associações e gestores municipais possam atuar de forma mais eficiente na busca por recursos que possam impactar positivamente na qualidade de vida da população de Carlos Chagas.

Revista Literária: Uma Celebração aos 70 Anos da Escola Estadual Geraldo de Souza Norte!

Em comemoração aos 70 anos de história da Escola Estadual Geraldo de Souza Norte, em Carlos Chagas, os estudantes, liderados pela professora de Língua Portuguesa Luciana Silva, transformaram sonhos em realidade com o lançamento da Revista Literária. O projeto, aguardado há anos, foi concretizado com dedicação, revelando o talento e a criatividade dos alunos e ex-alunos em uma coletânea vibrante e diversificada.

A revista é um marco nas comemorações da escola, que completa sete décadas de história. A professora Luciana destaca que a produção da revista foi um sonho realizado, proporcionando aos alunos a oportunidade de expressar seus sentimentos e criatividade.

A revista, composta por contos, crônicas, poemas, poesias, textos memorialistas, desenhos artísticos e uma emocionante entrevista com a ex-diretora D. Lúzia, transcende uma simples celebração. É uma janela para a alma da instituição, capturando décadas de histórias, sonhos e aprendizados. Cada página reflete a rica tradição da escola, fundada em valores como respeito, diversidade e a busca pelo crescimento humano. As páginas da revista revelam o talento dos estudantes e retratam suas experiências e perspectivas sobre temas diversos. além de homenagear a escola e seus profissionais. 

Professora Luciana Silva, a idealizadora do projeto, descreveu a revista como um "sonho alimentado que agora deu certo". Essa frase resume o sentimento de orgulho que ecoa em cada texto e ilustração, fruto do esforço conjunto de estudantes, professores e colaboradores.

A Revista Literária é mais do que um marco histórico. É uma prova viva de que a educação transforma vidas, fomentando criatividade e expressão. É um testemunho da importância da educação e da valorização da produção cultural dos estudantes e representa um grande incentivo à leitura e à escrita.

A iniciativa estabelece um precedente para novas edições, que, certamente, continuarão a refletir o espírito inovador e acolhedor da Geraldo de Souza Norte. Que venham mais décadas de inspiração e conquistas!

@professordeodatogomes

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Construindo uma Velhice Inteligente e Digna


A caminhada da vida nos ensina muitas lições, mas poucas são tão duras quanto a realidade que muitos enfrentam na terceira idade: o abandono. Estudos e experiências apontam que apenas 5% dos filhos realmente cuidam de seus pais quando eles mais precisam. Essa estatística, embora chocante, é um alerta para repensarmos nossas expectativas e prioridades na melhor idade. O Dr. Dayan Siebra, um médico muito conhecido pela suas interlocuções no yotube fala bem claramente: "Não acredite que seus filhos vão cuidar de você quando você estiver velhinho, velhinha e debilitado".

É doloroso imaginar que aqueles que amamos e criamos com tanto carinho, muitas vezes, não estão presentes nos momentos de maior fragilidade. Muitos idosos relatam sentir-se invisíveis, mendigando atenção de filhos que, imersos em suas próprias rotinas, vão se afastando emocional e fisicamente. Em hospitais e lares, é comum ver pais abandonados, cuidados por profissionais pagos com o próprio esforço financeiro que acumularam ao longo da vida.

Não é incomum ouvir desculpas como “Estou muito ocupado” ou “Não posso sair do trabalho” enquanto pais enfermos enfrentam a solidão. A visita que deveria ser um momento de afeto muitas vezes se torna uma formalidade, marcada pela presença ausente de filhos mergulhados em celulares e distrações. 

É por isso que hoje lançamos um apelo: não espere dos outros aquilo que talvez não estejam prontos para oferecer. Ame-se! Invista na sua própria qualidade de vida. Use seu dinheiro para viver momentos significativos: viagens, atividades que tragam alegria, uma boa academia, ou até mesmo um lugar seguro onde você possa ser cuidado com dignidade. Dr. Dayan afirma ainda: "(...), pegue seu dinheirinho suado que você juntou a vida inteira, viaje, invista em experiências, pague uma boa academia, pague um personal, compre suplementos, pague psicólogo, pague experiências, viaje na terceira idade, usufrua sua vida, compre coisas banais que você sempre sonhou, pare de mendigar atenção de filho, construa uma velhice inteligente, inclusive veja a possibilidade de pagar uma boa casa de repouso, e está tudo certo. Mas não carregue essa expectativa de que seus filhos vão cuidar de você".

Sim, é verdade que criamos nossos filhos com amor incondicional, mas a realidade nos mostra que nem todos retribuem esse cuidado. Isso não diminui o valor do que você fez. Pelo contrário, mostra que você merece muito mais do que uma atenção eventual ou superficial.

Por fim, lembre-se: seu valor não está no quanto você pode oferecer aos outros, mas no quanto você pode proporcionar a si mesmo. Honre sua história, celebre suas conquistas e viva cada dia com a certeza de que sua vida importa. E, se for necessário, não tenha medo de buscar alternativas que garantam seu bem-estar e segurança.

A terceira idade pode ser um período de plenitude, desde que você escolha priorizar a pessoa mais importante da sua vida: você mesmo. ✨

Você acredita que os filhos têm o dever de cuidar dos pais na velhice, ou acha que essa é uma responsabilidade que deve ser planejada individualmente? 

Compartilhe sua opinião! 👨‍👩‍👧‍👦✨