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terça-feira, 19 de novembro de 2019

INFORMAÇÕES DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS PARA DESIGNAÇÃO EM 2020


O candidato deverá ler atentamente a Resolução SEEMG nº 4.230/2019, publicada no Diário Oficial Minas de Gerais em 14/11/2019, que normatiza o processo de inscrição e classificação de candidatos para o exercício de função pública na Rede Estadual de Ensino da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEEMG).
O candidato deverá efetuar sua inscrição pela Internet, no endereço eletrônico www.designaeducacao.mg.gov.br, das 10 horas do dia 19/11/2019 ate as 17 horas do dia 02/12/2019, conforme disposto no artigo 6º e no Anexo I da referida Resolução.
Segue abaixo informações importantes para efetuar a inscrição com segurança.

CADASTRO

Antes de iniciar a inscrição, o candidato deverá ter em mãos os seguintes documentos:
  1. CPF;
  2. Comprovante de habilitação/escolaridade/formação especializada/exigências constantes dos Anexos II da Resolução SEEMG nº 4.230/2019.
  3. Certidão de Contagem de Tempo.
O preenchimento dos dados é de responsabilidade do candidato, mesmo quando efetuado por terceiros.
O candidato deverá efetuar sua inscrição, seguindo passo a passo as orientações apresentadas, memorizando/anotando a senha do cadastro, bem como o e-mail cadastrado e a senha deste e-mail, pois somente com estes dados a inscrição poderá ser alterada, até às 17 horas do dia 02/12/2019 e, se necessário, corrigida das 10 horas do dia 06/12/2019 às 17 horas do dia 12/12/2019.
Lembramos ainda que estes dados serão utilizados posteriormente na escolha de vagas no Sistema de Designação online.
Após inserir os dados cadastrais (CPF, data de nascimento, nome completo, telefone, E-mail), criar senha e confirmar, o candidato estará AUTOMATICAMENTE CADASTRADO, mesmo que não tenha efetuado nenhuma inscrição. Portanto, ao entrar novamente no Sistema de Inscrição, deverá utilizar o CPF como “Login” e a senha do cadastro.

INSCRIÇÕES

Esclarecemos que o candidato:
Poderá efetuar sua inscrição para as modalidades de ensino – Ensino Regular, Educação Especial, Educação Integral, Educação Profissional, Curso Normal em Nível Médio e Conservatórios Estaduais de Música. Excetuam-se da citada Resolução as inscrições para o exercício da função de Professor de Educação Básica para docência de componentes curriculares específicos em Educação Profissional (Centro de Educação Profissional – CEP e cursos técnicos) e Projetos/programas autorizados por Resolução específica desta SEEMG.
Poderá realizar até 3 (três) inscrições, de livre escolha, observando, no ato da designação, as normas vigentes para o acúmulo de cargos. Para a função de ANE/IE poderá se inscrever para até 3 (três) Superintendências Regionais de Ensino ou, respeitando este limite máximo, inscrever-se também para as outras funções.
Deverá observar o disposto no Capítulo III – Do Tempo de Serviço, da Resolução SEEMG nº 4.230/2019. Será considerado “tempo de serviço” aquele exercido na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. O tempo de serviço exercido na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais será extraído dos bancos de dados da SEEMG, devendo ser analisado e validado ou corrigido, se for o caso.
Poderá alterar a inscrição durante todo o período da primeira etapa, compreendido entre 19/11/2019 a 02/12/2019. Na segunda etapa compreendida no período de 06/12/2019 a 12/12/2019, poderão ser alterados somente os dados pessoais, o tempo de serviço e a habilitação/escolaridade/formação especializada. A cada correção será emitido um novo comprovante com as alterações processadas.
Deverá, antes de finalizar a inscrição, conferir todas as informações, clicar em “CONCLUIR INSCRIÇÃO – Conferi as informações acima, li e concordo com os termos” e “IMPRIMIR COMPROVANTE”.
A classificação preliminar será divulgada no dia 06/12/2019, de acordo com os últimos dados informados pelo candidato e a classificação final será divulgada a partir das 10 horas no dia 18/12/2019, pela Internet no endereço eletrônico www.designaeducacao.mg.gov.br .

HABILITAÇÃO/ ESCOLARIDADE/FORMAÇÃO ESPECIALIZADA

Para se inscrever nas modalidades de ensino – Ensino Regular, Educação Especial, Educação Integral, Educação Profissional, Curso Normal em Nível Médio e Conservatórios Estaduais de Músicas, para as funções de que trata o artigo 3º da Resolução SEEMG nº 4.230/2019, o candidato deverá comprovar habilitação/escolaridade/formação especializada para a função pretendida conforme disposto no Anexo II da referida Resolução.

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

A integração do Índio não deve ser pretexto para assimilação cultural.


Qual seria a definição de um povo ou indivíduo indígena? Há alguns anos, o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro propôs a necessidade de uma autodefinição dos povos indígenas. Assim, índio é aquele que é reconhecido por um povo indígena.

Os povos indígenas ocupam o território brasileiro há mais de 10 mil anos. Somam, atualmente, cerca de 900 mil indivíduos, distribuídos em 305 etnias com 274 línguas distintas, de acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010. Essa população ocupa 722 áreas de reserva protegidas pela legislação, que correspondem a 13,8% do território e formam uma espécie de enclave de tensão entre duas culturas, dois sistemas de produção, dois Brasis.

“Integração no Brasil é sempre pensada como uma assimilação cultural, o que é absolutamente errado. Os indígenas não querem ser assimilados, poderiam, se quisessem. Mas não é essa a ideia”, disse Manuela Carneiro da Cunha, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), durante o oitavo episódio do programa Ciência Aberta de 2019.

Para a antropóloga, a assimilação cultural, “disfarçada no eufemismo de integrar o Brasil”, tem o objetivo de eliminar diferenças culturais e abrir caminho para a liberalização das terras indígenas para o mercado. O potencial de exploração mineral e agropecuário de algumas dessas áreas chega a suscitar em certos setores da sociedade a alegação de que há “muita terra para poucos índios”.

"A crítica está em dizer que os índios não são produtivos, no sentido entendido pelo capitalismo. Porém, a maneira como os não indígenas querem explorar e tirar as riquezas é apenas uma repetição de toda a história do Brasil – uma exploração constante das riquezas naturais, sem grandes resultados. É só tirar riqueza natural para exportar, sem aproveitar o conhecimento existente e, de fato, transformar isso em riqueza", disse Artionka Capiberibe, professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Capiberibe sublinha que o direito do índio à terra foi reiterado na Constituição de 1988, carta que também celebra a diversidade como um valor a ser preservado.

Na avaliação de Geraldo Andrello, professor do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com ou sem lei já é possível assistir os efeitos da simples vontade de liberar as terras indígenas para exploração.

“Houve um aumento de 85% dos alertas de mineração clandestina e de 38% dos alertas de desmatamento clandestino em terras indígenas. Isso só no primeiro semestre de 2019 e embora o governo federal esteja só discutindo e anunciando que vai enviar uma proposta para adulterar as terras indígenas. É um anúncio que vem sendo reiteradamente afirmado”, disse Andrello.

Contemporâneos
Para os três antropólogos que participaram do programa Ciência Aberta, é preciso destacar que, a despeito do modo de vida próprio e de uma cultura diferente dos não índios, as populações indígenas brasileiras não estão congeladas no tempo.

“Os indígenas são nossos contemporâneos. Há uma ideia que coloca as populações indígenas como tradicionais e nós [não indígenas] como modernos. Na verdade, nem nós somos modernos, nem eles são tradicionais no sentido de culturas congeladas no tempo”, disse Capiberibe.

E qual seria a definição de um povo ou indivíduo indígena? Há alguns anos, o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro propôs a necessidade de uma autodefinição dos povos indígenas. Assim, índio é aquele que é reconhecido por um povo indígena.

“Portanto, não existe um índio, mas uma comunidade que o reconhece como tal. Dessa forma, também não é qualquer comunidade que pode se considerar indígena, pois é necessário um vínculo histórico cultural com as organizações sociais pré-colombianas”, disse Andrello.

De acordo com o pesquisador, quando se fala em povos indígenas está se falando em diversidade. “É arriscado tentar estabelecer parâmetros para indicar o que os povos indígenas, no seu conjunto, têm em comum. Estamos falando em diversidade”, disse.

Talvez, na avaliação dos participantes do programa, a unidade esteja na relação com a natureza. “A relação dos povos indígenas com aquilo que nós chamamos de recursos naturais é completamente oposta às relações que nós ocidentais estabelecemos. Em geral, a nossa relação com os seres da natureza é basicamente de sujeito-objeto. O homem é o sujeito da relação e os seres da natureza são os objetos intencionalmente inertes”, disse.

Um exemplo que explicaria a relação dos povos indígenas com a natureza está nos Guayapi, povo de língua tupi que vive no Amapá e na Guiana Francesa.

“Eles não têm uma visão colonialista da sua terra. O que vem a ser colonialista? É achar que tudo o que você ocupa está a seu serviço, para o seu bem-estar, que é a visão tradicional da natureza para o ocidente”, disse Carneiro da Cunha.

Dessa forma, explica Carneiro da Cunha, os Guayapi “entendem que a mata, os bichos e as árvores, por exemplo, têm direitos. O rio tem direitos e é um lugar compartilhado, que não foi feito só para usufruto da humanidade, mas de todos os seres que estão ali. Esse entendimento transforma completamente a relação com o que nós chamamos de natureza, que, aliás, é um conceito que nem existe em muitos povos”, disse.

Essa visão de mundo talvez explique por que, na região amazônica, as terras indígenas são mais conservadas que as áreas vizinhas.

O episódio “Indígenas” do programa Ciência Aberta teve a participação de alunos das universidades de São Paulo (USP) e Estadual de Campinas (Unicamp), do Instituto Federal de São Paulo e da Escola Estadual Prof. Manuel Ciridião Buarque.
FONTE:Instituto Usininos

Escolas João Beraldo inicia período para renovação de matrículas. - Procedimento acontece até o dia 06-12-2019 mediante a presença do responsável ou aluno maior na secretaria da Escola.


Sr(ª) Responsável, caro aluno maior de 18 anos,

             Aproxima o final de mais um período letivo, agradecemos pela parceria e confiança em nós depositada no decorrer deste ano letivo de 2019. Daremos início à renovação de matrícula para o ano de 2020, a qual será feita mediante sua presença de 19-11 a 06-12-2019. Após essas datas, o estudante ou seu responsável deverá fazer uma pré-matrícula para garantir sua vaga.
            Pedimos dirigir-se à secretaria da escola e entregar a FICHA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA, devidamente acompanhada da documentação solicitada pela Secretaria de Estado da Educação e relacionada abaixo e no formulário,   para oficializar a renovação de matrícula:
(i) Original e cópia do CPF do aluno, sendo obrigatória a apresentação se o aluno for maior de idade e apenas se possuir, quando menor de idade; 
(ii) cartão do sus, cartão de vacina.
(iii) Original e cópia da conta da CEMIG no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, 
(iii) Original e cópia do documento de identidade de um dos pais/responsáveis quando o aluno quando de idade;
(iv) Original e cópia do CPF de um dos pais/responsáveis, quando o aluno for menor de idade, devendo o CPF ser o mesmo da pessoa indicada do item iii;
(v) Original e cópia de laudo médico caso o estudante ou os pais/responsáveis o declarem com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas habilidades/Superdotação;

         Será um prazer tê-los conosco em 2020.
                                         Atenciosamente,
Deodato Gomes Costa
A Direção

domingo, 17 de novembro de 2019

Entenda as queimadas na Amazônia

AMAZÔNIA EM CHAMAS - Entenda o que aconteceu.

Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável - ODS-13


Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos (*).

13.1 Reforçar a resiliência e a capacidade de adaptação a riscos relacionados ao clima e às catástrofes naturais em todos os países.

13.2 Integrar medidas da mudança do clima nas políticas, estratégias e planejamentos nacionais.

13.3 Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima.

13.a Implementar o compromisso assumido pelos países desenvolvidos partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima [UNFCCC] para a meta de mobilizar conjuntamente US$ 100 bilhões por ano a partir de 2020, de todas as fontes, para atender às necessidades dos países em desenvolvimento, no contexto das ações de mitigação significativas e transparência na implementação; e operacionalizar plenamente o Fundo Verde para o Clima por meio de sua capitalização o mais cedo possível.

13.b Promover mecanismos para a criação de capacidades para o planejamento relacionado à mudança do clima e à gestão eficaz, nos países menos desenvolvidos, inclusive com foco em mulheres, jovens, comunidades locais e marginalizadas.

 (*) Reconhecendo que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima [UNFCCC] é o fórum internacional intergovernamental primário para negociar a resposta global à mudança do clima.


Dia Mundial dos Pobres - Dom Paulo Mendes Peixoto Arcebispo de Uberaba


"Existe uma realidade mundial preocupante, a riqueza de um lado e a pobreza crescente do outro. Não significa que a riqueza seja preocupante, mas sim a incapacidade de partilha de quem acumula de forma desnecessária, não conseguindo enxergar a necessidade do pobre. Sabemos que a pobreza é fruto do acúmulo de bens no bolso da minoria privilegiada e despreocupada com o bem comum.

Diante dessa realidade, o Papa Francisco teve a iniciativa de criar o Dia Mundial dos Pobres, porque isto faz parte essencial dos ensinamentos de Jesus através dos Evangelhos. A desigualdade social e econômica pode estar dentro do prisma da justiça e da paz. A voz do Papa é a voz da Igreja, preocupada com a vida e a dignidade de todas as pessoas, ricos e pobres, imagens e semelhanças de Deus.

A Igreja tem uma opção preferencial pelos pobres, não de assistencialismo caritativo, mas num processo de libertação integral, porque é direito de todos viverem bem. É uma questão de justiça, de superação de todos os tipos de discriminação e de desvalorização da pessoa humana. O olhar cristão de compaixão polos pobres constitui um verdadeiro culto de adoração a Deus.

O pobre experimenta uma esperança perdida, mas fica sempre na expectativa de seu restabelecimento. A desigualdade vem ocasionando um considerável grupo de indigentes, de sofrimento e desestímulo de viver. Essa zona limite da vida humana faz com que a pessoa fique desprotegida e sem onde se apegar, a não ser lançar mão na fé e pedir a proteção divina. A violência não leva a nada.

Encontramos na bíblia o seguinte versículo: “Ouvimos dizer que entre vós há alguns que vivem à toa, muito ocupados em não fazer nada” (2 Ts 3,11). A pobreza é fruto da falta de trabalho, que é fonte de sustentação. É uma experiência dolorosa para quem vive motivado para trabalhar e tem necessidade de sustentar a família. É humilhante viver0 como parasita, dependendo de auxílio alheio.

A Celebração do Dia Mundial dos Pobres precisa sugerir iniciativas de solidariedade dentro da vida comunitária, com um olhar voltado para as pessoas carentes locais; refletir sobra as realidades de trabalho, emprego e questões sociais relativas às desigualdades; trabalhar, em sintonia com a Campanha da Fraternidade, as políticas públicas para que sejam amenizados os sofrimentos de tanta gente".

Homilia do Papa Francisco na Missa comemorativa para o 3º Dia Mundial dos Pobres celebrada na Basílica de São Pedro.



“Os pobres são preciosos aos olhos de Deus, porque não falam a linguagem do eu”. Palavras do Papa Francisco durante a homilia na celebração da Missa comemorativa para o 3º Dia Mundial dos Pobres neste domingo, 17 de novembro.
Durante a homilia que tinha como tema a citação de Lucas na qual alguém elogiava a magnificência do templo de Jerusalém, e Jesus disse não ficará ‘pedra sobre pedra’ (Lc 21, 6), o Pontífice refletiu: “Por que profetiza que este ponto firme, nas certezas do povo de Deus, cairia?”.
Coisas penúltimas e coisas últimas
A partir desse ponto o Papa disse:”Procuremos respostas nas palavras de Jesus. Ele nos diz que quase tudo passará: quase tudo, mas não tudo”. Segundo as palavras de Jesus “a desmoronar-se, a passar são as coisas penúltimas, não as últimas: o templo, não Deus; os reinos e as vicissitudes da humanidade, não o homem”.
O Papa explica:
“ Resta o que não passará jamais: o Deus vivo, infinitamente maior do que qualquer templo que Lhe construamos, e o homem, o nosso próximo ”
Em seguida, Francisco fala sobre os enganos que nos fazem desviar de Jesus para não ficarmos nas “coisas penúltimas”, e afirma:
“ Mas esta pressa este tudo e imediatamente não vem de Deus. Se nos afadigarmos pelo imediatamente, esqueceremos o que permanece para sempre: seguimos as nuvens que passam, e perdemos de vista o céu ”
Pois “atraídos pelo último alarido, deixamos de encontrar tempo para Deus e para o irmão que vive ao nosso lado”.
Perseverança e tentação do "eu"
Como fazer para evitar? “Como antídoto à pressa, Jesus propõe-nos hoje a cada um a perseverança”, e explica:
“ A perseverança é avançar dia a dia com os olhos fixos naquilo que não passa: o Senhor e o próximo ”
Um segundo engano que nos faz desviar de Jesus, diz o Papa “é a tentação do eu. Ora o cristão, dado que não procura o imediatamente mas o sempre, não é um discípulo do eu, mas do tu.”
Porém, observa o pontífice “E como se distingue a voz de Jesus? ‘Muitos virão em meu nome’: diz o Senhor. Mas não devemos segui-los”. Temos que encontrar os que falam a mesma linguagem de Jesus:
“ A linguagem do amor, a linguagem do tu. Não fala a linguagem de Jesus quem diz eu, mas quem sai do próprio eu. Todavia quantas vezes, mesmo ao fazer o bem, reina a hipocrisia do eu: faço o bem, mas para ser considerado virtuoso; dou, mas para receber em troca; ajudo, mas para ganhar a amizade daquela pessoa importante. Isto é falar a linguagem do eu ”
Recordando a todos como servir, o Papa diz:
Pobres, porteiros do Céu
“Os pobres são preciosos aos olhos de Deus, porque não falam a linguagem do eu: não se aguentam sozinhos, com as próprias forças, precisam de quem os tome pela mão”. Então o Papa convida “quando os ouvimos bater à nossa portas, podemos receber o seu grito de ajuda como uma chamada para sair do nosso eu, aceitá-los com o mesmo olhar de amor que Deus tem por eles. Como seria bom se os pobres ocupassem no nosso coração o lugar que têm no coração de Deus!”.
Francisco finalizou sua homilia recordando mais uma vez “Os pobres facilitam-nos o acesso ao Céu: é por isso que o sentido da fé do povo de Deus os viu como os porteiros do Céu. Já desde agora, são o nosso tesouro, o tesouro da Igreja”.

Campanha da Fraternidade 2020 - VÍDEO OFICIAL - CNBB - A Campanha da Fraternidade de 2020, cujo tema é ‘Fraternidade e vida: dom e compromisso’, remete à figura de Irmã Dulce.




A Campanha da Fraternidade de 2020 nos convoca a refletir sobre o significado mais profundo da vida e a encontrar caminhos para que esse sentido seja fortalecido e até mesmo reencontrado. Olhando nossas realidades, qual sentido que estamos dando à vida nas dimensões pessoal, comunitária, social e ecológica? A vida é dom e compromisso. Seu sentido consiste em ver, solidarizar-se e cuidar. A vida é essencialmente samaritana. No tempo quaresmal, somos convidados a redescobrir o dom de Deus. Em Jesus Cristo, somos vocacionados ao intercâmbio do cuidar: cuidamos uns dos outros, cuidamos juntos da Casa comum.

sábado, 16 de novembro de 2019

O preconceito é uma opinião sem conhecimento.


Partindo dos conceitos da antropologia, o preconceito é a formação de uma ideia pré-concebida sobre algo desconhecido, que se torna fixa, portanto, ter preconceito com a cultura e os valores de certo grupo social é acreditar nos mitos que o envolvem. Isso significa pessoas ou grupos que não aceitam indivíduos com pensamentos ou maneiras de viver diferentes da própria e o perigo começa quando essa “não aceitação” abre espaço para o ódio, violência e infelizmente para crimes.
Existem inúmeras pessoas que se juntam com o propósito de incitar o ódio contra alguém só pela raça, etnia, orientação sexual ou por qualquer outro motivo cultural ou social “diferente”, muitas vezes esses grupos ou pessoas se escondem atrás de perfis fakes e fazem comentários e posts preconceituosos no perfil de alguma pessoa, sim isso mesmo, de forma “aleatória”, sem nenhum motivo além da própria ignorância que existe no seu preconceito e muitas vezes sem nem conhecer a pessoa.
Isso é crime. Por isso se você já sofreu ou sofre de alguma forma ou conhece alguém nessa situação, DENUNCIE, junte o maior número de provas possíveis e procure uma delegacia especializada em crimes virtuais na sua cidade, se você não encontrar ou preferir o sigilo você pode acessar o site http://www.disque100.gov.br/ que é um serviço de denúncias e proteção contra violações de direitos humanos 24 horas e que funciona todos os dias da semana.

 NÃO SE CALE! Você tem o direito de escolher seus ideais e sua maneira de viver, deixe de lado esse pensamento de que “não vai dar em nada” ou “é só mais um comentário” e corra atrás dos seus direitos de ser livre sem ser julgado ou menosprezado.

   E se você faz algum tipo de comentário preconceituoso na internet, deixe sua ignorância de lado e aceite que existem pessoas diferentes de você, ninguém te obriga a concordar mas vamos pelo menos respeitar, esse seu ódio e preconceito não te leva a lugar nenhum.

Já foi feio expressar seus preconceitos, mas com a web as pessoas perderam a vergonha




Para quem valoriza as conquistas civilizatórias da humanidade —como o fim da escravidão, o começo do combate aos preconceitos e a valorização da vida humana—, está ficando difícil respirar em certos ambientes. E, infelizmente, isso tem muito a ver com a internet.
Houve um tempo (recente) em que era feio dizer que o lugar da mulher era na cozinha. Ou que os negros eram parecidos com macacos. Ou que um filho segurando uma arma era melhor do que um filho gay. As pessoas do mal tinham vergonha. A internet acabou com isso.
No começo, os preconceituosos de plantão se valeram do suposto anonimato na rede. Protegidos por pseudônimos, eles começaram a fazer comentários racistas, machistas e homofóbicos em fóruns e páginas online, quando ainda nem existiam redes sociais.
Foram encontrando os seus pares. Viram que existiam outras pessoas que “pensavam” como eles. Foram tomando “coragem” para ofender mais e mais, escondidos em perfis fakes.
Com o advento das redes sociais e de políticos que exalam preconceito em alto e bom som, essa gente foi perdendo de vez a vergonha. Parece que não é mais errado ou socialmente condenável ridicularizar a aparência de uma mulher mais velha. Ou desvalorizar alguém por causa de sua deficiência física. Ou exaltar torturadores ou o assassinato de adversários.
Então os preconceituosos saíram da toca. Agora muitas vezes nem usam mais pseudônimos. Dizem as maiores barbaridades e assinam embaixo. Cada um querendo lacrar mais do que o outro, falar uma atrocidade mais abominável, para ser ouvido em meio à cacofonia digital.
Aonde vamos chegar assim? Esses ogros são minoria na população brasileira, mas são barulhentos. Pessoas civilizadas, que respeitam o próximo, precisam começar a deixar claro que certo tipo de opinião não é bonito, nem aceitável. Para que essas pessoas do mal voltem às suas cavernas, de onde nunca deviam ter saído.

As 'fake news' têm sido para desacreditar notícia confirmada pela imprensa



As "fake news" estão na boca do povo. A expressão significa “notícias falsas” em inglês, mas, infelizmente, essas duas palavrinhas têm sido cada vez mais usadas para desacreditar notícias verdadeiras que desagradam alguém. Mas, afinal, como podemos saber diferenciar o que é falso do que não é?
Em primeiro lugar, cabe uma palavra sobre a imprensa profissional. Os jornalistas não são inimigos do povo. Quem diz que determinado jornal só critica um governo em particular desconhece o papel da imprensa.
Todos os escândalos de todos os governos de todos os partidos foram revelados e/ou amplamente divulgados pela imprensa. Isso faz parte da democracia. Uma coisa é não concordar com um articulista, que emite uma opinião. Outra é negar os fatos.
Então, na hora de tentar descobrir se uma história é "fake news" ou não, olhe a fonte. Veio da grande imprensa? Então a chance de ser verdade é muito maior.

Os jornalistas são profissionais que seguem técnicas e códigos de conduta. Os grandes veículos são cobrados diuturnamente para não errar. Disso depende a sua credibilidade —e a sua sobrevivência. Há erros? Claro, como toda atividade humana. Mas de quantos casos graves de erros da imprensa você se lembra? Dois ou três? E quantas notícias circulam todos os dias? Pois é.

Agora, se a “notícia” vem de um textão de internet ou de um vídeo ou áudio qualquer, será que tem o mesmo peso? Você acredita em qualquer coisa que chega pelo WhatsApp ou pelo Facebook? Você também acredita em qualquer coisa que te falam pelo telefone? Em qualquer ligação de telemarketing? É mais ou menos a mesma coisa.

Outro ponto chave é saber se o fato é embasado na ciência, na história. Sei que tem gente por aí dizendo que a Terra é plana, mesmo depois de 500 anos da primeira expedição que deu a volta ao mundo e provou que a Terra é redonda. Sei que tem gente com mania de negar a ciência e a história. E você vai cair nessas "fake news"?



FAKE NEWS: Entenda a importância de consultar mais de uma fonte




Um dos princípios básicos do jornalismo, na hora de apurar uma reportagem, é ouvir mais de uma fonte. Hoje em dia, com a proliferação das fake news (notícias falsas), esse princípio também deve ser seguido pelos leitores: procurar mais de uma fonte.
Mas é preciso cuidado. Nem tudo o que está na rede é verdade. Antigamente se dizia que “o papel aceita tudo”, e infelizmente a tela aceita tudo também. Principalmente as telinhas do celular. E não é porque o site é bem colocado que ele diz a verdade. Existem sites com aparência profissional que são fábricas de fake news.
Então, na hora da dúvida, procure sites de veículos de imprensa renomados, grandes portais, universidades. Existem também sites específicos para checar se algo é fake news, como:


Vale ainda usar o bom senso. Aqueles vídeos que começam com “isso a mídia não mostra”, pode desconfiar. São manipulações grosseiras, imagens editadas, fora de contexto. Se fossem realmente bombásticos, não tenha dúvida de que a “mídia” iria mostrar, pois clique é dinheiro. Se não mostra, é porque a credibilidade vale mais do que uma porção de cliques.

Saiba identificar os verdadeiros especialistas. Ser coach e youtuber não é credencial. Procure saber a formação do autor do vídeo ou do texto, veja se há pesquisas publicadas, currículo na plataforma Lattes: lattes.cnpq.br. E principalmente, sempre vale lembrar: não repasse fake news, é feio, pega mal. Não passe essa vergonha.




quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Aqueles que tem interesse em trabalhar no serviço público estadual, atenção, vejam o cronograma de inscrição e a resolução logo a seguir.


Enfim foi publicada a resolução de critérios e definição de procedimentos para inscrição e classificação de candidatos para o exercício de função pública (professor, pessoal de cantina, biblioteca e secretaria) na Rede Estadual de Ensino da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG). A Resolução nº 4230 foi publicada hoje, quinta feira,  dia 14 de novembro de 2019.
As inscrições serão efetuadas pela Internet, no seguinte endereço eletrônico: www.designaeducacao.mg.gov.br. Começam dia 19 de novembro e vão até 02 de dezembro de 2019.


terça-feira, 12 de novembro de 2019

Professores da Escola João Beraldo vivenciam oficina de Jogos Matemáticos.



No último sábado (09) de novembro de 2019, vivenciamos um excelente momento de aprendizagem entre os professores com uma capacitação de oficina em jogos matemáticos. Foram montados 17 jogos e aplicados juntos aos professores da Escola. O intuito é de melhorar o desempenho dos estudantes na disciplina. Sabemos que a utilização de jogos na Escola não é algo novo, assim como é bastante conhecido o seu potencial para o ensino e a aprendizagem em muitas áreas do conhecimento. Vimos que em se tratando de aulas de matemática, o uso de jogos implica uma mudança significativa nos processos de ensino e aprendizagem que permite alterar o modelo tradicional de ensino, que muitas vezes tem no livro e em exercício padronizados seu principal recurso didático. É preciso compreender que o trabalho com jogos nas aulas de matemática quando bem planejado e orientado, auxilia o desenvolvimento de habilidades como observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposições, reflexão, tomada de decisão, argumentação e organização, as quais estão estreitamente relacionadas ao assim chamado raciocínio lógico. As habilidades desenvolvem porque, ao jogar, os alunos têm a oportunidade de resolver problemas, investigar e descobrir a melhor jogada; refletir e analisar as regras, estabelecendo relações entre os elementos do jogo e os conceitos matemáticos. Podemos dizer que o jogo é um dos recursos que favorece o desenvolvimento da linguagem, diferentes processos de raciocínio e de interação entre os alunos, uma vez que durante um jogo cada jogador tem a possibilidade de acompanhar o trabalho de todos os outros, defender postos de vista e aprender a ser crítico e confiante em si mesmo.

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Seminário Estudantil - Mudanças Climáticas e Empreendedorismo - Sexta Feira dia 22 de novembro de 2019


As apresentações do Seminário serão feitas exclusivamente pelos próprios estudantes que já  estão refletindo sobre o problema do aquecimento global junto às aulas de geografia. Enquanto as questões ambientais se tornam mais urgentes, quem quer empreender  deve se esforçar para entender como a demanda dos consumidores, o acesso mais restrito aos recursos naturais e os altos custos de matéria-prima influenciarão qualquer negócio. 
Os estudantes vão mostrar que quem quiser empreender precisa se antecipar, buscando meios de economizar energia e aumentar os lucros. Eles estão estudando sobre isto. Vão mostrar que existe um grande espaço de criação empreendedora em relação a produtos "verdes" com possibilidades de novos mercados em que todos os setores da economia podem se beneficiar. 
Este seminário vai ajudar os estudantes a compreender melhor as questões relativas ao meio ambiente e à mudança climática que geram consequências econômicas, como os gases de efeito estufa e o comercio de emissões de carbono. 
Eles vão discorrer sobre vários subtemas apresentando os desafios do aquecimento global. Estão organizando suas apresentações tendo como base o autor Nick Dallas, Ph.D. que tem uma análise competente da complexidade da mudança climática.


Já se encontra disponível o Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI) do SASI. Imprima o seu. Prova dia 17 de novembro de 2019 na Escola João Beraldo




domingo, 10 de novembro de 2019

A bióloga Janaína Mendonça, deixou prá gente uma lista de 06 atitudes que podemos cumprir no nosso dia a dia como forma de ajudar na preservação do nosso Rio. Ela destacou e chamou muito a atenção para o 6º ponto da sua lista. Veja qual é.


1. evitar o desperdício;
2. manejar os resíduos adequadamente;
3. se informe e informe outras pessoas sobre a importância da água (educação ambiental);
4. no meio rural manter práticas de conservação do solo e água (florestas, barraginhas, curvas de nível, integração lavoura, pecuária e floresta);
5. participar do comitê de bacias hidrográficas e de projetos e ações ambientais;
6. votar em políticos que cuidam das águas e cobrar políticas e ações. 


     Janaína Mendonça, em sua palestra na Cooperativa,  deixa 6        atitudes para serem assumidas diante do nosso Rio Mucuri.

Comentando a 1ª  e a 6ª atitude:


Comentando a 1ª atitude - Vamos pensar em quanta água realmente é desperdiçada quando tomamos banhos muito demorados ou quando deixamos um vazamento em nossa casa por dias? Através de atitudes simples podemos evitar o desperdício, como a redução do tempo de banho, o aproveitamento da água da chuva, a reutilização da água da máquina de lavar e a lavagem de carro utilizando baldes com água em vez de mangueiras. É difícil mas não é impossível.

Comentando a 6ª atitude:
Como ela enfatizou, 2020 é ano de Eleições Municipais se a gente realmente se importa com o meio ambiente(rio mucuri), saúde, educação e acha que o candidato deve priorizá-los, devemos  fazer uma boa escolha, desde aquele que será o Prefeito até mesmo os vereadores. Quanto custa um plano de reflorestamento das margens do Rio Mucuri? Ainda não vimos nenhum candidato de nossa cidade levantar efetivamente esta bandeira. A proposta é de estabelecermos o compromisso com estes três temas: saúde, educação e meio ambiente e tomá-los como critério para escolhermos o vereador e o prefeito. 


Pneus no Rio Mucuri (foto feita da ponte da cooperativa pelos estudantes da João Beraldo)

                                                               Por Deodato Gomes

Hoje no segundo dia do ENEM, reacendemos a vela virtual e rezamos com Santo Tomás de Aquino pelos cérebros dos jovens que buscam uma vaga em um curso superior. Ilumina Senhor, o cérebro de todos os jovens que buscam na prova do ENEM um caminho!



Com a Oração de São Tomás de Aquino, pedimos auxílio a todos os jovens que vão fazer a 2ª Prova do Enem neste domingo (10) de novembro. Ele que é um  Santo protetor dos estudantes, que foi um homem sábio e estudioso,  ensina a eles o caminho para pedir  a Deus a persistência nos estudos e a obter a  graça  do conhecimento. 

“Criador inefável,

Tu que és a fonte verdadeira da luz e da ciência, derrama sobre as trevas da minha inteligência um raio da tua claridade.

Dá-me inteligência para compreender, memória para reter, facilidade para aprender, subtileza para interpretar e graça abundante para falar.
Meu Deus, semeia em mim a semente da tua bondade.

Faz-me pobre sem ser miserável, humilde sem fingimento, alegre sem superficialidade, sincero sem hipocrisia; que faça o bem sem presunção, que corrija o próximo sem arrogância, que admita a sua correção sem soberba, que a minha palavra e a minha vida sejam coerentes.

Concede-me, Verdade das verdades, inteligência para conhecer-te, diligência para te procurar, sabedoria para te encontrar, uma boa conduta para te agradar, confiança para esperar em ti, constância para fazer a tua vontade.

Orienta, meu Deus, a minha vida, concede-me saber o que tu me pedes e ajuda-me a realizá-lo para o meu próprio bem e de todos os meus irmãos.

Amém.”


sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Estudar na UNOPAR Pólo Carlos Chagas é uma excelente opção e os estudantes da Escola João Beraldo prestam vestibular para esta conceituada universidade.


Estudantes da Escola João Beraldo prestam o vestibular da Unopar, porque estudar em Carlos Chagas e fazer um curso superior de qualidade aqui,  é sim uma grande opção. O Pólo da UNOPAR em Carlos Chagas tem aberto um mundo de grandes oportunidades pra todos os cidadãos da nossa cidade que resolvem estudar em nossa cidade.  A Universidade Norte do Paraná, ou UNOPAR, é uma Universidade particular que possui uma das menores mensalidades de todo o Brasil em todos os seus cursos. 


Tem pessoas que ainda não sabem que Carlos Chagas tem um Pólo da Universidade Norte do Paraná ou UNOPAR, como é mais conhecida oferecendo muitos cursos todos comprovadamente de qualidade. Neuma e  Rodrigo vem mantendo um Pólo desta Universidade em Carlos Chagas e merecem os parabéns por isso. Quantas pessoas da nossa cidade hoje tem seu curso superior concluído aqui mesmo,  nesta conceituada universidade e que de outra forma não teria como estudar. O Pólo da Unopar contribui imensamente para a elevação do nível cultural e de  conhecimento da nossa cidade.