Bullying

segunda-feira, 12 de julho de 2021

EDUCAÇÃO AVANÇA COM TREINAMENTO. SEGUIMOS BUSCANDO INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA CONSTRUIR A EDUCAÇÃO DO FUTURO. CONVOCAMOS TODOS OS PROFESSORES, ESPECIALISTAS, SECRETÁRIOS ESCOLARES E DIRETORES PARA O TREINAMENTO. Uma visão geral do Google Workspace For Educacion.



Educação avança com treinamentos! Seguimos buscando inovação e tecnologia para nossas Escolas e construindo aos poucos a Educação do Futuro!...

VISÃO GERAL DO GOOGLE WORKSPACE FOR EDUCACION   

Como ação de implementação da plataforma do Google workspace for educacion, estamos oferecendo neste primeiro momento uma visão geral das ferramentas deste sistema para todos  por meio dos Analista Educacionais do Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE da S.R.E de Teófilo Otoni. Enfatizamos que neste primeiro momento é apenas uma visão geral mesmo e que depois vamos oportunamente ir aprofundando nas especificidades. 

O momento é difícil e de muitas incertezas,  sem instrumentos, conhecimentos e a experiência prática construída pela vontade de crescer, tudo se torna muito mais intricado e obscuro. Quanto mais você experiencia o saber teórico e prático, mais apto e competente você se torna para realizar entregas de excelências educacionais  aos seus estudantes.

                            O desafio a ser enfrentado é de como ser um profissional autoeficiente e  autoeficaz neste momento de tantas imprecisões.  

Para sua participação veja com seu diretor em qual turma você está lotado e qual será o dia do treinamento de sua turma.

 Cronograma:

TURMA 1 - 4ª Feira – 14-07-2021 – 8:00  às 11:00 horas

·       Aisllan Max Caldeira - Forms, Agenda e Meet

·       Antônia Idelzira Feitosa - E-mail e Drive 

TURMA 2 – 6ª Feira – 6ª feira – 16-07-2021 – 8:00 às 11 horas

·       Aisllan Max Caldeira - Forms, Agenda e Meet

·       Antônia Idelzira Feitosa - E-mail e Drive 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES, LEIA:

1.  Entre na sala virtual somente com seu e-mail institucional

2.  Não deixe de preencher o formulário de presença para receber o Certificado de participação. Lembre-se seu Certificado vai chegar no e-mail.

3.  Protocole o Certificado de participação no serviço de protocolo da Prefeitura Municipal, para se garantir. 

4.  Por não caber mais pessoas das prevista na sala de treinamento, não pode ser  mudada a sala  indicada para o treinamento de sua turma. 

 Por Deodato Gomes Costa

       Ms-em Gestão e Avaliação da Educação Pública-pela UFJF

domingo, 11 de julho de 2021

Prefeito Nanayoski participa de audiência propositiva de busca do Ensino Médio para a Escola Estadual Olga Prates na Comunidade de Presidente Pena.



Dia 06 de Julho (terça feira) o Prefeito Nanayoski participou de  audiência no gabinete do Superintendente de Ensino em Teófilo Otoni, Raphael Neves, juntamente com Sônia Rodrigues-Diretora da Olga Prates e Deodato Gomes Costa-Secretário de Educação,  com o objetivo de encaminhar solicitação de implantação do Ensino Médio na Comunidade de Presidente Pena. Foi avaliado o benefício da abertura desse nível de ensino para a população local.  De acordo com Sônia este é um sonho bem antigo  da comunidade que é  de ter os jovens estudando no próprio local onde vive.  

O ofício assinado pelo Prefeito e encaminhado ao Superintendente,  está detalhado assim:
"Esta solicitação muito ajudará na fixação dos estudantes no meio rural. Uma Escola de Ensino Médio no distrito de Presidente Pena no Município de Carlos Chagas oportunizará a implementação de Cursos Técnicos voltados para área de pecuária que é a base econômica da nossa cidade." 

Uma ideia que vai ajudar na redução dos custos com transporte escolar uma vez que os estudantes permanecerão na própria comunidade.  Conforme pudemos verificar a Escola tem um prédio superadequado para extender sua educação básica, com ótimas instalações,  lindos jardins que proporciona um ambiente agradável e amplas salas de aulas. É notório a dedicação daquela profissional para garantir  uma escola tão bem cuidada para sua coletividade. A Escola Estadual Olga Prates já é um patrimônio daquela comunidade, por isso precisa ser cada vez mais robustecida com novos atendimentos, inclusive com Cursos Técnicos como preconiza a Diretora. Sempre pontuamos algo importante: uma cidade como Carlos Chagas focada no agronegócio do setor da pecuária não oferece nenhum curso para os jovens concentrados nesta área. 
O Prefeito acolheu a luta da Diretora Sônia e disse estar junto nesse movimento de implementação do médio no Pena, pois é uma forma de fortalecer ainda mais os laços dos jovens com o seu espaço na comunidade do distrito de Presidente Pena. 
Superintendente também foi favorável à proposta e já encaminhou a demanda para Belo Horizonte, agora é só aguardar a decisão do órgão superior. Sônia, a Diretora da instituição  ficou muito feliz ao ver a importância que foi dada à sua luta pelo Prefeito da nossa cidade e por todos presentes na audiência. 
Na oportunidade ficamos sabendo que a ordem de serviço  que vai autorizar a extensão do 2º endereço na Manoel Esteves na Escola do Presidente Tancredo Neves em Mayrink, de forma provisória até a autorização definitiva,  já foi dada e está marcada para 3ª feira dia 13 de Julho, quando vamos receber os inspetores para a realização da verificação in loco naquela comunidade.
 
A gente fica feliz por ver que  por todos os lados da nossa cidade só coisas boas acontecendo, as pessoas trabalhando e buscando o melhor para os cidadãos com todo apoio, incentivo e cobrança do Prefeito Nanayoski. Um Prefeito que tem realmente compromisso com a Educação. Carlos Chagas agora ganha o status de uma cidade limpa, organizada e educadora. 
         #tamojuntosnessacaminhadadesonhos
                   Por Deodato Gomes Costa
       Ms-em Gestão e Avaliação da Educação Pública-pela UFJF

Aqui os estudantes da Olga Prates com a sua Diretora Sônia Rodrigues, no espaço da Escola, em uma atividade de construção de competências socioemocionais, em Março de 2020 ainda antes da Pandemia

sábado, 3 de julho de 2021

Deus preparou um lugar especial para nosso amigo José Irmo e a morte é condição indispensável para o encontro do ser humano com Deus.



Que momento difícil para Ives, seu filho, parentes e amigos de José Irmo.  Apenas quem sente, sabe a intensidade dessa dor. Que Deus possa confortar o coração desse jovem pela perda do seu Pai, seu grande referencial. Nossas sinceras condolências Yves! Que você possa suportar a saudade de pessoa tão amada que deixou marcas tão profundas em sua vida. Realize em sua vida tudo que vocês dois sonharam juntos para você.

Então é essa tristeza que nos tomou hoje pela manhã! Depois de tanto tempo internado o Professor José Irmo faz sua passagem para o infinito de Deus deixando um legado humano e educacional.

Ultimamente ele exercia a função de vice-diretor na Escola Estadual Waldemar Neves de Souza, antigo Polivalente em Teófilo Otoni, na Vila São João.

Foi secretário de educação de 1997 a 2000 em Carlos Chagas, além de ter deixado uma legião de amigos nas Escolas João Beraldo e Souza Norte onde trabalhou por um bom tempo até antes de mudar para Teófilo Otoni. No período de sua gestão junto à Secretaria de Educação,  vivemos intensas reformas na Educação em nosso município. 

O SindUte Teófilo Otoni se manifestou assim: "perdemos o companheiro José Irmo, vice diretor e professor... Depois de dias internado, teve que intubar e mesmo com o quadro estável durante o tratamento, as diversas intercorrências surgidas levaram nosso companheiro a óbito. Perdemos uma pessoa ativa, jovem, animado, quando se tratava de organizar uma festa, não tinha para ninguém".

O corpo foi velado hoje (03-07) das 14:00 as 16:00, na Capela Teofilo Otoni, em frente ao Hospital Philadelphia. O sepultamento aconteceu às 16:30 no Cemitério Municipal.

Quantos amigos deixou em nossa cidade, posso afirmar com toda convicção: todos estão muito triste. Mais uma vítima da Covid-19.

Misericórdia Senhor!... Teu povo sofre! O momento é de incertezas e insegurança política, sanitária e econômica. Acho que esse clamor está no coração de todos nós brasileiros. Qual será o próximo irmão a partir Senhor!... 

Ele passou na Escola João Beraldo para deixar uma cópia de sua dissertação de mestrado na qual ele dedicou à D. Ana Purcina sua professora de Matemática.

Vou terminar aqui citando um dos versículos mais lindos da Bíblia sobre o Céu. Na minha opinião é o versículo 4 do capítulo 21 do Apocalipse. João diz: 

"Deus enxugará de seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, pois já as primeiras coisas são passadas"

José Irmo e seu filho Ives. 

Quanto orgulho ele tinha de seu filho. Na última vez que encontramos ele disse: 

"Déo, você não conhece mais Ives. Amadureceu bastante e atualmente cursa gastronomia em uma Federal". 

 Dizia isto com muito brilho nos olhos e sorriso no rosto.






quarta-feira, 30 de junho de 2021

História da Estátua das Crianças da Bomba Atômica


História da Estátua das Crianças da Bomba Atômica

História de Sadako Sassaki e da Estátua das Crianças da Bomba Atômica

Para conhecer a história e o significado da Estátua das Crianças da Bomba Atômica, primeiramente precisamos conhecer a história de Sadako Sasaki.

A estátua foi uma homenagem à ela e a todas as crianças inocentes que morreram covardemente por causa da guerra e da bomba atômica de Hiroshima e de Nagasaki. É uma história que nos toca o coração e que vale a pena conhecer!

História de Sadako Sasaki

Sadako Sasaki nasceu durante a Guerra do Pacífico (Segunda Guerra Mundial).
A família de Sadako possuiam uma Barbearia e quando sua filha nasceu, os Sasaki ainda não haviam escolhido um nome para ela.

Um dos clientes da barbearia, especialista em nomes que trazem sorte e saúde, sugeriu que colocassem o nome “Sadako”. Segundo ele, esse nome a faria crescer forte e saudável.

A Guerra muda a vida de todos

Conforme a guerra se arrastava, a vida das pessoas se tornavam mais dura. No ano em que Sadako nasceu, seu pai foi convocado para o exército. Ele foi designado para ser enfermeiro, afim de cuidar de soldados doentes ou feridos no Hospital do Exército em Hiroshima. Depois de sua partida, a mãe de Sadako chamou parentes para ajudá-la a manter a barbearia.

 Família de Sadako (Foto Arquivo)



   Pai Shigeo (à direita, em pé)
   Mãe Fujiko (segurando Sadako no colo)
   Avó Matsu (mãe de Shigeo, ao lado de Fujiko)
   Masahiro, irmão de Sadako (2 anos, 3 ª à direita na frente)

06 de agosto de 1945

A primeira bomba atômica do mundo detonou no céu sobre Hiroshima.
Era uma manhã quente de verão e aviões americanos sobrevoavam a cidade.
De repente soaram sirenes para que as pessoas fugissem e se protegessem.
Sadako, sua avó, sua mãe e seu irmão Masahiro estavam tomando café da manhã juntos quando foram surpreendidos por um clarão ofuscante e logo em seguida, uma explosão estrondosa.

Nuvem Negra

Família fugindo
As paredes da casa cairam. Sadako e os outros foram jogados ao chão. Masahiro e a avó ficaram feridos, mas, milagrosamente, Sadako e sua mãe saíram ilesas. De alguma forma, todos escaparam com vida e fugiram em direção ao rio. Ao longo do caminho, a avó de Sadako retornou para pegar algo na casa. Ela nunca mais foi vista.

Os incêndios foram acendendo aqui e ali. Alguém ajudou a família, colocando-os em um bote para salvá-los do fogo. Enquanto a família estava no barco, a chuva começou a cair.
A chuva deixou manchas negras sobre as roupas de Sadako. O desespero e a sede era tão grande, que as pessoas bebiam a água negra da chuva.

1949-1954

Apesar de ser uma sobrevivente da bomba atômica, Sadako era uma criança cheia de energia, saudável, que nunca perdeu um dia na escola primária. Ela era educada e cuidava dos seus irmãos com muita ternura. Ela adorava cantar e praticava esportes. Realmente Sadako era uma criança prodígio.

O Retorno da Paz

A guerra terminou. Gradualmente, os edifícios foram construídos e as pessoas voltaram para a cidade onde o rumor se espalhou de que “nada vai crescer por 75 anos.” A família Sasaki reabriu sua barbearia no centro de Hiroshima.

Logo, Mitsue, sua irmã mais nova nasceu. No ano seguinte, quando Sadako foi para o Ensino Médio, seu irmão mais novo Eiji nasceu. A família Sasaki tinha agora seis membros. Com os pais ocupados com a barbearia, manter a casa limpa e cuidar dos pequenos ficou aos comandos do filhos mais velhos, Sadako e Masahiro. Era normal as crianças ajudarem nas tarefas domésticas naqueles tempos.

Sadako se torna uma grande atleta!

equipe de corrida de Sadako, ela está no centro na frente  Na escola, Sadako que era uma ótima aluna, passou a se destacar também nas corridas de revezamento com bastão.

Seu grupo não era um dos melhores na modalidade, porém após muitos  treinos, Sadako se tornou a melhor do grupo e foi graças à sua determinação que seu grupo facilmente ultrapassou todas as outras classes e conseguiram a vitória tão desejada. Na foto ao lado está a equipe de Sadako (Ela é a do centro).

1955 – Sadako vai para o hospital.

Dez anos depois do bombardeio atômico, a vida voltou ao normal para a cidade de Hiroshima e seu povo. No entanto, logo depois de vencer o torneio de revezamento do seu grupo, houve sinais de que algo estava errado com Sadako. Ela pegou um resfriado e sentiu uma rigidez no pescoço. Quando o frio foi embora, a rigidez ficou. O rosto de Sadako ficou todo inchado.

Após passar por vários exames, o médico disse: “Sadako tem leucemia”. Ela tem um ano de vida no máximo. “ Sadako foi transferida para o Hospital da Cruz Vermelha de Hiroshima. Sabendo da notícia, os amigos Sadako do grupo de corrida, discutiram o que poderiam fazer para ajudar a Sadako. Eles decidiram se revezar para visitá-la no hospital.

Os grous trazem esperança a Sadako

tsurus e SadakoCerca de cinco meses depois de Sadako ser hospitalizada, sua companheira de quarto, com cinco anos de idade morreu de leucemia no hospital. “Eu me pergunto se eu vou morrer assim”, disse ela comovida.

Só então Sadako, se deu conta de que a leucemia era uma doença assustadora. Aos 12 anos, Sadako lutava contra o terror da morte.

Cerca de 1000 mil grous de papel feitos por estudantes do ensino médio de Nagoya, foram entregues aos pacientes no hospital. O quarto de Sadako, também, foi abrilhantado por centenas de dobraduras de celofane em muitas cores.

Foi assim que ela ouviu a lenda, “Se fizer mil grous de papel, seu desejo se tornará realidade”, Sadako encheu-se de esperança e começou a dobrar os grous e a cada um que ficava pronto, dizia a si mesma o seu desejo:
“Eu escreverei paz em suas asas e você voará o mundo inteiro”.

Sadako na formatura

Essa foto foi tirada pouco antes da cerimônia de graduação da Escola. Sadako recebeu uma permissão   especial para sair do hospital para assistir à festa de despedida da classe. Seus pais compraram este   quimono com estampas de flor de cerejeira, quando ela entrou no hospital.

Sadako nunca falou sobre sua dor ou sofrimento. Ela simplesmente deixou suas orações para os origamis.   Apesar de seus esforços, a doença progrediu. Ela começou a ter febres e o medo de morrer a impedia de  dormir. Mesmo assim, ela continuou dobrando tsurus com fervor e esperança de sobreviver.

Sadako não resiste

Enfraquecida, Sadako não teve força para dobrar os mil pássaros.
Em 25 de Outubro de 1955, rodeada por sua família, ela montou seu último tsuru e dormiu placidamente   pela última vez. Foi exatamente um ano depois que ela tinha vencido a corrida de revezamento. Seus colegas de classe dobraram os pássaros que faltavam para que fossem enterrados com ela. Ela tinha somente 12 anos.

Ano de 1956

A morte de Sadako foi um grande choque para os seus amigos. Muitos deles, como Sadako, tinham presenciado a bomba atômica. Eles estavam cheios de medo, arrependimento e um sentimento de desamparo.

O que podemos fazer?

Depois da morte de Sadako, seus colegas disseram uns aos outros:

“Vamos fazer algo para Sadako?”.

A culpa que eles sentiam por não terem sido capazes de impedir sua morte, deixou uma sensação dolorosa em seus corações. Alguém disse:
“Podemos construir um túmulo para ela? Se for perto, podemos visitá-lo todos os dias.”

Outro sugeriu:
“E se fizermos um monumento no Parque Memorial da Paz? Não apenas para Sadako, mas para todas as crianças que morreram por causa da bomba atômica?”

“Mas será que conseguiremos fazer algo assim?”

Os alunos estavam preocupados.

“Mas eu realmente quero fazer algo para Sadako”.
“Eu quero me livrar das bombas atômicas.”

Estas foram as emoções que moveram o grupo para tomar uma atitude.

Crianças de todo o Japão unidos pela causa

União das crianças do Japão

Os amigos de Sadako começaram um movimento para levantar fundos para o monumento. O apelo rendeu frutos que ninguém esperava. Mais de 3000 escolas de todo o Japão enviaram dinheiro e cartas, dizendo: “Por favor, use isso para ajudar a construir o monumento.”

Em janeiro de 1957, ficou oficialmente decidido a construção do Monumento da Paz às crianças no Parque Memorial da Paz no centro de Hiroshima.

A estátua de bronze possui nove metros, e tem a figura de uma menina segurando um grou gigante de papel. A estátua foi concluída no Dia das Crianças (05 de maio), em 1958, dois anos após a morte de Sadako Sasaki.

Sadako Memorial - Hiroshima Peace Park

Sadako Sassaki, nas asas de um tsuru

A inscrição gravada na pedra em frente ao monumento, diz:

Este é o nosso grito.
Esta é a nossa oração.
Para a construção da paz no mundo.

Esperança de Sadako Transportada ao Redor do Mundo

Mais de meio século se passou desde que Sadako perdeu sua vida aos 12 anos de idade. A história de Sadako tocou muitos corações. Cartas e tsurus do mundo inteiro continuam a ser enviados para o Monumento das Crianças da Bomba Atômica todos os anos.


Embora não tenha conseguido salvar sua própria vida com os mil grous de papel, sua história ainda pode salvar milhões de pessoas. Seus tsurus levantaram vôo de outra forma, servindo como símbolo do crescente movimento pela paz na Terra.

Vídeo com História de Sadako 



O que você achou dessa história? Deixa um comentário aí na caixa abaixo com seu gmail.

sábado, 26 de junho de 2021

Em parceria com O Instituto Federal Prefeito garante Cursos Técnicos e FIC para Carlos Chagas, com início já em Agosto.



O Instituto Federal do Norte de Minas (Campus) Teófilo Otoni em parceria com o Prefeitura Municipal de Carlos Chagas, oferta no 2º semestre deste anos 3 Cursos Técnicos na modalidade subsequente e 2 Cursos na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), no Pólo da Universidade Aberta do Brasil em Carlos Chagas que se encontra atualmente sob a coordenação da Professora Maísa Souto.

Serão ofertados:

·       Agente Comunitário de Saúde,

·       Secretaria Escolar,

·       Informática para internet,

·       Agente de Combate às Endemias-Formação Inicial e Continuada (FIC),

·       Libras Básico-Formação Inicial e Continuada (FIC).

Todos os cursos serão ofertados na modalidade de ensino a distância (semipresencial), com 01 aula presencial por semana, conforme estabelecido no Edital.

PROCESSO SELETIVO

Será de apenas uma etapa de chamamento dos candidatos para ocupação das vagas. Como é na modalidade subsequente os Cursos se destina apenas a quem concluiu o Ensino Médio. O candidato pode concorrer por vagas em ampla concorrência ou por cotas.

INSCRIÇÕES

As inscrições iniciam em 09 de julho de 2021 e vão até dia 16 de julho de 2021 e serão realizadas exclusivamente  pelo site:  https://ifnmg.edu.br/ead/editais-de-selecao-de-alunos

No ato de inscrição o candidato deve anexar PDF  em arquivo único com os seguintes documentos: 

identidade, 

cpf, 

histórico escolar do Médio ou Declaração de Conclusão.

Observação importante: no histórico ou Declaração  subida no site da instituição, devem estar informadas as notas de Português e Matemática de todos os anos cursados do Médio, para que o Instituto possa  calcular a média e realizar a classificação. 

Para o Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde o candidato além dos documentos citados acima precisa apresentar Declaração de vínculo com tempo de serviço em dias na área de saúde. Esse Curso vai trazer um impacto significativo no Programa Saúde da Família uma vez que vai qualificar o agente de saúde a ter um olhar mais capacitado para as famílias atendidas por este programa. 


ATENÇÃO PARA O CRONOGRAMA

QUADRO DE VAGAS



O Prefeito de Carlos Chagas acerta ao trazer cursos técnicos para nossa população, pois eles buscam suprir uma demanda por mão de obra especializada e qualificada que hoje tanto se necessita. Os Cursos Técnicos aceleram a entrada do estudante no mercado de trabalho além de prepará-lo para lidar com a sociedade do conhecimento que se torna cada vez mais complexa e dinâmica.

Por Deodato Gomes Costa-Me.
Secretario Municipal de Educação

EDITAL COMPLETO - CLIQUE AQUI

CAT - CERTIFICADO DE AVALIAÇÃO DE TÍTULOS


Emissão ou renovação do Certificado de Avaliação de Título (CAT) estão sendo feitas on-line durante suspensão das atividades presenciais


Documento é necessário para quem tem curso superior em outra área e pretende dar aulas na educação básica  
As pessoas interessadas em dar aula na educação básica em cargos designados, mas que não têm a habilitação para lecionar na disciplina que desejam ou não concluíram ainda curso superior que estão matriculadas, podem solicitar a emissão do Certificado de Avaliação de Título (CAT). No entanto, o pedido do documento que anteriormente era feito de forma presencial na Superintendência Regional de Ensino (SREs) de Teófilo Otoni está sendo feito, neste momento de isolamento social, através do envio do requerimento e dos documentos via  seguinte e-mail: sre.totoni.cat@educacao.mg.gov.br

Recebem essa certificação, os candidatos que atenderem às condições previstas nas legislações vigentes quanto à escolaridade mínima exigida para o exercício de professor, cuja formação deve ser condizente com a necessária para lecionar o conteúdo pretendido.

A orientação também é valida para a renovação do CAT. Após certificado, a autorização tem validade de um ano.

SRE TEÓFILO OTONI 

E-mail: sre.totoni.cat@educacao.mg.gov.br

Tel.: 33 3087-2159 - (Atendimento somente por E-mail)

Servidora Responsável:

Kelly Cangussú / Marcília Pereira

Atribuições:

  • Expedição de Autorização para Lecionar (CAT)

Quem poderá requerer:

Autorização para Lecionar (CAT)

  • Candidato portador de habilitação (concluída), curso superior bacharelado ou licenciatura, que não é habilitado para o conteúdo que pretende lecionar;
  • Candidato portador de habilitação (em curso), curso superior bacharelado ou licenciatura;
  • Candidato portador de ensino médio acrescido de curso de capacitação, para atuar nas áreas de Arte, Cultura, Língua Estrangeira Moderna.

Documentos Necessários:

  • Documentos Pessoais: Identidade, CPF, Título Eleitoral, Certificado Militar;
  • Diploma e ou Histórico Escolar da Graduação e Declaração de Conclusão;
  • Declaração de matrícula e frequência (atual) e ou Histórico Escolar (em curso);
  • Comprovante de Endereço.
  • Obs: os requerimentos e os demais documentos necessários para a emissão do Certificado de Avaliação de Títulos - CAT, deverão ser enviados para o e-mail: sre.totoni.cat@educacao.mg.gov.br
  • O prazo para entrega é de 15 dias.

sábado, 19 de junho de 2021

A Pandemia veio calar o grito bonito das quadrilhas juninas em nossas Escolas. Quando voltarmos para o presencial é preciso resgatar essa tradição...

 

E você sabe distinguir aqui em quem é São Pedro, São João e Santo Antônio. Deixe nos comentários

Junho é mês de quentão, quadrilha e de celebrar Santo Antônio, São João e São Pedro,  mas nossas Escolas já estão há dois anos sem esse festejo escolar tradicional. A comunidade educacional vive sob o impacto cultural e emocional da ausência desses festejos que tanto movimentava as nossas Escolas. Vejo a  Escola como uma guardiã da cultura popular.  Essa chamada crise sanitária veio calar o grito bonito das quadrilhas juninas em nossas Escolas, instituições que nunca deixou morrer este evento tradicional  incorporado à cultura e hoje genuinamente popular. É todo um envolvimento com esta tradição que essa pandemia veio roubar das escolas desde o momento de preparação das quadrilhas com os ensaios, a organização da Festa que mexia com toda a comunidade, até o preparo dos pratos tradicionais super saborosos típicos deste tempo, como bolo de fubá, caldos, doces, pés de moleque etc... Não se pode esquecer do quentão, que nas Escolas tem sua versão sem álcool e que faz tanto sucesso nesta época. A pandemia levou esta emoção pelo segundo ano consecutivo deixando apenas a lembrança de todos os festejos vividos nas Escolas que são despertados quando ouvimos alguma música de quadrilha.

Tenho certeza que será feito algo de forma virtual, as Escolas são muito criativas,  que até pode acender um pouco dessa tradição, mas  jamais é como as festas presenciais repletas de seus personagens caipiras, estudantes em euforia, muitas danças, quadrilhas, jogos, brincadeiras e comidas gostosas. A Festa Junina virtual ajuda a amenizar um pouco o impacto mas jamais subistitui o simulado encontro na roça, que as Escolas sabem tão bem reproduzir no espaço escolar com suas lindas decorações. 

A ausência desta tradição nas escolas, assim como as aulas presenciais deixa um vazio, e vai distanciando as novas gerações de uma festa fundamental da nossa cultura popular porque no virtual a riqueza dos símbolos e da energia não ficam totalmente garantidos. É interessante fazer virtualmente para manter ativo,  mas dessa forma, fica sempre faltando o calor humano e a vibração.

Depois desses dois anos sem festa, assim que voltamos para o presencial, todos já vacinados e o coronavírus completamente derrotado, é preciso fazer um movimento de resgate dessa tradição de festejar esses três santos que está no DNA cultural do povo da nossa cidade: Santo Antônio, São João e São Pedro.

Viva Santo Antônio, São João e São Pedro!

                            Por Deodato Gomes Costa

Na esperada Roda de Conversa dos Professores com o Secretário de Educação a conversa foi assim...


Esta semana que passou foi muito interessante para mim pois tive a oportunidade de dialogar com todos os professores da Rede Municipal da nossa cidade. Que alegria foi poder estar com eles mesmo que de forma virtual. Dialogamos muito. Falamos sobre sonhos, desejos, compromisso e vontade de ver verdadeiras mudanças na educação da nossa cidade.  Lembramos Walt Disney, cineasta e autor de várias animações que disse: "Não deixe que os seus medos tomem o lugar dos seus sonhos". Na verdade é isso mesmo. Nòs vivemos em uma época de grandes transformações, já estamos há mais de 20 anos no século XXI, o mundo análógico ficou para trás e entramos no acelerado mundo digital. Precisamos dar um passo certo e avançar para além do "do cuspe, do quadro e do giz" e encarar um mundo em mudança. Assim começou e continuou a nossa conversa.

O mundo não está caminhando está voando em velocidade espantosa, e a educação do nosso munícípio não pode ficar parada apenas em apostilas e whatsaap. É pouco demais para o que a educação representa na vida de uma pessoa. Se dessa forma seguirmos não conquistaremos qualidade em nossa educação. O professor não quer isto, ele quer avançar e tem disposição, determinação e, acima de tudo, inesgotável capacidade para sonhar. Precisamos tirar a educação municipal desse atraso para o bem das nossos estudantes e dos próprios professores. Vocês são os personagens mais importantes do teatro educacional. Atores que representam a si mesmo nas salas de aulas da vida. 

Todos já devem conhecer a história do jovem que foi acidentado em um grave acidente que o fez permanecer em coma por mais de 20 anos em uma cama. Com a evolução da ciência, o uso da tecnologia na medicina e a descoberta de novos remédios descobriu-se que ele não estava em coma. Ele teve uma paralisia total, mas durante o tempo que ficou inerte ouvia, sentia e percebia muito bem tudo que acontecia e se falava em sua volta, no entanto ele não tinha como se manifestar. Ele não tinha como expressar seus sentimentos, sua dor, seu medo ou até um um simples desejo. Acontece que hoje, após tanto tempo ele veio a conseguir comunicar-se por meios eletrônicos. Foi então que perguntaram para ele: Como conseguiu suportar tudo isso por tanto tempo?  Ele disse: 

_ Durante todo esse tempo sonhei que era possível."

Portanto pedimos aos professores em nossa conversa: jamais abandone seus sonhos, jamais deixe de acreditar que é possível. Se as coisas estão mudando precisamos mudar com elas. Ninguém pode ficar no meio do caminho. Nenhum professor, nenhum aluno. Quando sentirmos que alguém está ficando para trás precisamos trazê-lo para perto da gente.  Outra coisa: Jamais fale mal da sua profissão, foi o que você escolheu fazer de você. 

Tem uma máxima que expressa muito bem esse sentimento de estima elevada que sempre se faz necessário construir: não é o choro dos covardes que nos comove, mas o suor dos vencedores que nos motiva.  Temos que saber com convicção que o nosso pensamento tem um poder extraordinário de direcionar a vida de um estudante como não teria o poder de direcionar a nossa vida?

Já disseram também que: " Os inimigos mais temidos pelo organismo não são os micróbios, mas os pensamentos e as palavras de cada dia." Vamos focar no positivo e construir condições para avançar. 

Falamos tudo isto, mas sabemos que as coisas não são tão fáceis assim. A realidade é muito mais complexa do que imaginamos, mas para realizar sonhos, os nossos sonhos, é preciso coragem. Coragem para enfrentar desafios, para enfrentar os vampiros de plantão. Este sim,  estão sempre dispostos a sugar as nossas energias, exatamente aquelas capazes de construir, de sugar nossos ideais e aniquilar os nossos sonhos. Diga que você não escuta sempre: o que você quer não vai dar certo, isto que você tá fazendo é perda de tempo. 

Afirmo categoricamente para todas e todos vocês colegas professores, perda de tempo é não sonhar e, sonhando, não acreditar. 

Faça um grande propósito de se abrir a novas aprendizagens, transforme sua sala de aula, mude sua vida. Sou professor de história e o que sempre dizia para meus alunos repito para vocês colegas, você nasceu para fazer a sua história, e cada um de nós tem a nossa própria. Atitude positiva diante da vida. Não reclame dos alunos, dos pais, dos gestores, da sua escola, se componha com eles e vamos a luta atrás desse nosso sonho coletivo de fazer uma educação humana e de qualidade social. 

Estou com vocês em cada sala de aula e vocês estão comigo na Secretaria de Educação. É uma caminhada conjunta. Nenhuma política educacional vai prá frente se você não abraçar como sua. #TamoJuntosNessaCaminhadaDeSonhos. Temos um Prefeito sensível à causa educacional. Ele já disse que quer fazer o que for possível pela educação da nossa cidade. A hora é agora.  É preciso coragem para se expor, dar a cara. É preciso não ter medo de correr riscos para enfrentar a inveja, para sair da nossa zona de conforto. Para que a gente tenha sucesso nessa caminhada é preciso realizar sonhos coletivos. 

                                           Por Deodato Gomes Costa

domingo, 13 de junho de 2021

Antropofagia de forno e fogão Os cem anos da Semana de Arte Moderna em 2022 podem, finalmente, trazer surpresas.

 


Em 2022, a independência do Brasil fará 200 anos. É verdade que o Brasil não está para oba-obas, mas, a um ano e pouco do evento, é de estranhar o silêncio a respeito. O canhão não vai desfilar? Os escolares não agitarão bandeirinhas? Em compensação, e embora eles também só se completem em 2022, as trombetas já anunciam os cem anos da Semana de Arte Moderna. E com razão: para muitos, esta é que foi a verdadeira independência do Brasil —nossa libertação dos sonetos parnasianos e dos pronomes bem colocados.

Prepare seu coração. Para marcar o centenário da Semana, planejam-se exposições, livros, vídeos, torneios de futurismo, maratonas de teses de pós-doc, gincanas de poemas-piada e até cursos de antropofagia para forno e fogão —acabaram de descobrir a receita do famoso angu da Pagu, aquele que fez o lar de Tarsila vacilar. E muito mais. Até eu, representando os espíritos de porco, já fui chamado a dar sugestões.

Uma delas, um simpósio sobre a profunda fé religiosa de Oswald de Andrade, antes, durante e depois de 1922. Poucos sabem dela. Com sua fama de canibal, é difícil imaginar Oswald devotado a novenas, jejuns e penitências, não? Mas é verdade, e já há gente à procura das medalhinhas da Virgem que ele espetava no forro do paletó. Se pensa que estou brincando, consulte as inscrições “Laus Deo” —Deus seja louvado— na última página de “Pau Brasil” (1925) e “Laus Nossa Senhora da Aparecida”, na do “Primeiro Caderno do Aluno de Poesia” (1927). Quanto a comer o bispo Sardinha, como Oswald apregoava, esqueça —sardinha, para ele, só a Coqueiro.

Tenho escrito um bocado sobre Oswald nesta coluna, às vezes com desagrado para seus fãs. Acusam-me de não gostar dele. Ao contrário, admiro-o tanto que vejo nele dois Oswalds e sou fascinado por ambos.

Tanto aquele que seus contemporâneos conheceram quanto o que ele construiu para a posteridade.

FONTE:Folha de São Paulo

sábado, 12 de junho de 2021

O CORAÇÃO, A RAZÃO E A PESSOA

 


O CORAÇÃO, A RAZÃO E A PESSOA

        Maria Clara Lucchetti Bingemer

            O coração na história da humanidade não é concebido apenas como o músculo que bombeia o sangue através do corpo em movimentos sistólicos e diastólicos incessantes.  Não é apenas a sede das emoções e sentimentos tão utilizados pela literatura romântica para expressar aquilo que faz o coração dos apaixonados bater em diversos e variados ritmos e tons. 

            A simbologia do coração nas diversas religiões é muito rica. Demonstra que aquilo que é nosso centro vital, situado em plena corporeidade nossa e quando sofre qualquer fragilização põe em risco nossa vida, pode carregar um significado de profunda riqueza espiritual, que vai além do biológico ou mesmo das diversas paixões.

            Na mitologia greco-romana, base da cultura ocidental, o coração é símbolo do nascimento, do princípio da vida. Isso se deve a Zeus, o deus mais poderoso do Olimpo, que engole o coração ainda palpitante de Zagreu, gerando daí seu filho Dionísio. Também no Antigo Egito, o Salão do Juízo correspondia ao local onde eram pesados os corações dos mortos. E o órgão que bombeia a vida para toda pessoa era visto e considerado como sede da sabedoria e da inteligência, sendo associado à verdade e à justiça.

Também nas religiões orientais a simbologia do coração se faz presente. Na Índia, se concebe que por assegurar a circulação do sangue e ser o centro vital do ser humano, o coração é o símbolo da morada de Brama, a divindade suprema do hinduísmo.

 No Islã, o coração é considerado o trono de Deus, a sede e morada da divindade. E quando aparece um coração alado, aí se reconhece o símbolo do movimento islâmico Sufi, que acredita que o coração se situa no movimento e no espaço entre o espírito e a matéria, entre o corpo e a alma. Simboliza o amor de Deus, o centro espiritual e emocional dos seres.

No Cristianismo, o coração é entendido como centro ou núcleo do ser e dele se originam a oração, ou seja, o impulso da fé que leva ao diálogo amoroso com Deus e também as ações e condutas morais. O coração é a morada de Deus, onde habita seu Espírito que é o Único que pode sondá-lo e conhecê-lo. É o lugar da decisão, no mais profundo das tendências humanas psíquicas.  É a sede da verdade, onde o ser humano é chamado a escolher a vida ou a morte.

Como sede da personalidade moral, o coração é o lugar de onde surgem os bons e os maus impulsos, que deverão ser discernidos para tomar as decisões adequadas a uma vida plena e feliz. Porém, o ser humano, criado por Deus, não é constituído apenas de coração.  Também a razão pela qual reflete, pondera, avalia, é elemento fundamental e constitutivo de seu ser e de sua identidade.

O grande pensador francês Blaise Pascal refletiu muito sobre o coração.  Ainda que dotado de uma inteligência brilhante, atraída pelo pensar e pela atividade intelectual, valorizando portanto muito a razão,  Pascal desconfia da razão, apalpando e denunciando frequente e fortemente seus limites. Ainda que defina o ser humano e sua dignidade em conexão com a razão e o pensar, Pascal entende que o conhecimento da verdade não pode ser atingido apenas pela razão que, para ele, anda junto com a fé e reconhece o momento em que deve submeter-se. Apesar de afirmar que a substância do ser humano é feita de uma aspiração e há no fundo de cada pessoa uma espécie de presença divina que ultrapassa a natureza humana - precisamente o contato com o infinito -  afirma igualmente que se Deus existe é incompreensível pela razão humana. É neste ponto que ele afirma o conhecimento pelo coração. O coração, portanto, segundo o filósofo francês, não é apenas sentimentalidade, mas sim o que constitui o ser humano mais substancialmente, é sua natureza mais profunda.  Ali é onde pode haver uma comunicação por contato com Deus.

A frase mais conhecida de Pascal é: “ O coração tem razões que a própria razão desconhece.” Assim, opondo-se ao racionalismo e ao fideísmo, Pascal vai situar ao mesmo tempo a importância do coração na concepção de ser humano e seus limites.  Pois, se reconhece a primordialidade do coração para um equilíbrio entre o corpo e o espírito, Pascal também admite que excluir a razão é um excesso não admissível, e tão reprovável quanto magnificar-lhe excessivamente a importância.

Dois eventos nos chamam a atenção neste mês de junho.  O primeiro é o Dia dos Namorados, quando os corações apaixonados se declararão por enésima vez um ao outro e trocarão presentes e afagos.  Outra é a ênfase que a espiritualidade cristã traz neste mês em torno do coração de Jesus. Aos apaixonados de ontem, de hoje e de sempre o coração de Jesus, que pulsou e bateu no peito do galileu que fez a história girar sobre seus gonzos mostra que só se conhece bem - e portanto só se ama verdadeiramente -  com o coração.  Porém, é inadmissível que um verdadeiro amor seja feito apenas de sentimentos que podem ser superficiais se não passam pela reflexão e a ponderação da razão.

Maria Clara Bingemer, professora do Departamento de Teologia da PUC-Rio e autora de “Mística e Ascese: da tradição platônica à contemporaneidade” (Editora Vozes), entre outros livros.