O tema da redação estava mais adequado a outro público-alvo não aos jovens que fizeram o ENEM. Até agora estamos sem entender como se submeteu jovens vestibulandos a um tema tão específico, de grande complexidade até para pedagogo e professores. No nosso entender este tema está destinados à especialistas. É uma temática que envolve uma série de conceitos e argumentos relacionados à educação bem como ao atendimento especializado que estudantes surdos necessitam receber na escola regular. Este conhecimento se encontra distante até mesmo do professor regular que não tem especialização na área.
Veja a como foi a proposta de redação:
O
estudante ao tecer sua dissertação, precisaria tocar no problema da educação de surdos, sem ficar preso a ele. Trabalhar bem a educação enquanto
instrumento de inclusão social, apontando os processos de acessibilidade existentes deixando
claro a distinção do conceito de inclusão diante dos outros e como este acontece na prática da inserção educativa do surdo na sociedade.
Como se vê esta
temática envolve conceitos e instrumentos bem específicos que demandam um certo domínio. A educação de surdos envolve
valores específicos e objetiva a sua preparação
para a vivência de forma independente e autônoma na sociedade. A educação oferece ao surdo
hoje o professor intérprete de libras, mas existem poucos profissionais no mercado, Temos alunos surdos matriculados na escola, com vaga aberta
para este profissional, mas falta profissionais habilitados para tal. A linguagem
de libras é complexa e demanda tempo e dedicação para formação de um intérprete.
Lembro do Diego, aluno que estudou com a gente desde o 3º ano do 1º segmento do
ensino fundamental até a conclusão do ensino médio sem o intérprete porque não tinha este profissional em nossa cidade, com edital aberto para contrato de profissional em libras.
Vejam que o texto II de suporte à redação, exige uma perfeita compreensão dos conceitos de inclusão, para se fazer a leitura do mesmo.
Vejam que o texto II de suporte à redação, exige uma perfeita compreensão dos conceitos de inclusão, para se fazer a leitura do mesmo.
A função do intérprete de libras é fazer a ponte entre a Língua de Sinais e a a Língua Portuguesa, ou entre a Língua Portuguesa e a Língua de Sinais. O
intérprete de Libras é o profissional que domina a Língua de Sinais e a Língua
Portuguesa, sendo assim está qualificado para exercer a função de intérprete de libras em qualquer escola. Temos vaga aberta em edital sem profissional habilitado para esta função em nossa escola.
A
correção do MEC, em vista do exposto, como será? Vamos esperar prá ver. Será mais
leniente e flexível na cobrança com relação à temática, levando em conta a
dificuldade do jovem com o tema? O público alvo da temática são os
profissionais da educação. Ficou muito difícil para o jovem fazer uma
proposta de intervenção com relação à educação de surdos. O MEC vai
aceitar qualquer proposição vinda dos jovens?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos pela sua visita!