Avaliação é uma dimensão fundamental da prática
pedagógica e cumpre importante papel no processo educacional. Conhecer os variados sistemas e tipos de avaliação é indispensável
ao professor que quer ter prática diferenciada e busca aprimorar seu exercício docente. Foi
o que refletimos em nosso encontro de sábado dia 14 de Abril. A nossa capacitação
ajudou nos compreender os vários tipos de avaliação que existem, seus objetivos
e os fins a que se destinam. O professor tem o dever de ofício de se
instrumentalizar deste saber e aplicá-lo com eficiência no seu dia a dia, uma
vez que a avaliação interfere muito diretamente na trajetória escolar dos
estudantes. Acreditamos que a prática e o ato de reflexão dessa prática exercida no seu próprio campo
de trabalho é que contribue efetivamente para o
surgimento de uma re-significação das inúmeras temáticas que envolvem o
processo ensino-aprendizagem, como por exemplo a avaliação..
Impulsionado pela necessidade de melhorarmos a nossa
prática avaliativa foi que organizamos este momento de reflexão. A aprendizagem
alcançada neste encontro alicerçará o trabalho desenvolvido sobre avaliação de
aprendizagem da escola como um todo.
A
capacitação ministrada por Rafael Neves, que é mestre pela UFVJM, professor
universitário e coordenador dos inspetores da S.R.E de Teófilo Otoni vem
amparar o sistema de avaliação da Escola João Beraldo e auxiliar na definição
de uma estrutura mais eficaz do nosso processo avaliativo. Vai ajudar também ao professor a melhorar na prática a sua técnica de elaboração de provas e a sua compreensão dos
aspectos metodológicos que envolvem a configuração da avaliação como um todo. A reflexão desenvolvida por Rafael junto ao corpo docente da nossa escola foi excelente e vai influenciar bastante o dia a dia da avaliação. Já saímos da capacitação com mudanças importantes em determinados aspectos do nosso sistema. Como dizemos de algo que foi muito bom: super-recomendamos.
Acreditamos que é através de um processo formativo
capaz de mobilizar os saberes da teoria e da prática da educação que os docentes
compreenderão e desenvolverão as competências e habilidades necessárias para a
investigação da sua própria atividade docente, especialmente agora quando o Estado de Minas se mobiliza em torno da implantação de uma nova Base Curricular.
Houve momentos importantes de interação, denotando a satisfação dos professores em participar desta capacitação o que agradou bastante Rafael que externou para os presentes este sentimento. Agradecemos a Rafael pelo brilhantismo, seriedade e conhecimento com que conduziu os trabalhos que muito nos enriqueceu.
Foi um momento de grande aprendizado. E como isso nos leva a uma reflexão da nossa prática.
ResponderExcluirValeu o esforço diretor. Acho que é preciso injetar ânimo sempre para que a fonte do professor nao se esgote.