O natal é um momento de coincidências, concordâncias, correspondências e encontros. Na história deste menino especial que nasceu há mais de 2018 anos, a bondade encontrou a acolhida necessária para permanecer. Era o tempo divino. O que aconteceu naquele tempo não ficou naquele tempo. Chegou até Carlos Chagas neste 2018, que completou seus 80 anos. Chegou como presente em forma de luzes e criou essa atmosfera inexpressável de Paz na cidade.
O menino lindo que nasce, ensinou o prazer das instituições que se unem e dão as mãos, para iluminarem a nossa cidade e assim propiciarem a beleza das luzes de presente para sua gente. Poder celebrar, neste ambiente mágico os dois nascimentos, da cidade e desse Menino lindo, é muito apropriado.
O brilho na cidade traz um grande orgulho e propicia um verdadeiro acender da autoestima de todos os seus filhos. A iluminação de Natal, que acontece pelo segundo ano consecutivo é o prolongamento de um lindo presente que recebemos já no ano passado. Quantas manifestações de sorriso, de amor e de perdão cada uma de nossas praças testemunham silenciosamente neste tempo, porque foram vestidas com a luminosidade do Natal.
Cada cidadão que olha para o lindo presépio da praça do fórum, para cada ponto de luz instalado pela cidade é tocado e não vê ali nada mais do que ele próprio. A luz que consegue enxergar vem é dos valores pessoais e particulares que foram estimulados pelo brilho da cidade. Parece que a cidade iluminada ilumina o próprio interior daquele que se deixa iluminar. A beleza com que Carlos Chagas se revestiu transpassa e brilha nos olhos e no coração de todos os seus filhos. A iluminação que reflete piscando no rosto de cada filho desta terra se transforma em alegria e em muito sorrisos. Paulo Freire disse que temos fome de boniteza, e é por isso que ficamos mais felizes de ver a cidade assim. Quando se junta o amor pela cidade e a beleza de uma decoração do Natal, no Natal do lindo menino e no Natal da linda cidade, a dignidade dos seus habitantes se inaugura, se multiplica e ressoa.
O menino que no natal nasceu, quando cresceu, ensinou que falta muito ainda para a gente aprender que a regra maior é de viver o amor indistintamente. A cidade que comemora o seu Natal precisa também aprender com o menino muito do amor maior e de cuidado com seus filhos.
É impossível ver a cidade assim e não se sentir bem, não se sentir feliz e principalmente não sonhar. Afinal ganhamos de presente a cidade transformada em um grande presépio luminoso. A cidade iluminada assim faz a gente sonhar acordado e a buscar os sentimentos mais nobres que sempre estão escondidos em corações apressados e perdidos em um cotidiano de inconformidades. Os perversos, os que tramam contra um outro humano, irmão do mesmo barro, não encontram a paz e são incompetentes para ver boniteza. Mais sério, são incapazes de sonhar o sonho de um irmão. Ninguém que faz o mal a outro alguém encontra a felicidade, este é um ensinamento do menino.
Que a luz divina que ilumina a nossa cidade proporcionando tantos sentimentos de bondade, de humildade principalmente, possa iluminar o caminho de todos os filhos de Carluxa neste e em todos os Natais que virão. Que as luzes de Natal que se acenderam em 2017 e se acendem também agora em 2018, jamais se apaguem do coração de cada filho de Carlos Chagas. Que nossa cidade continue sendo o melhor lugar do mundo e se torne um eterno e iluminado presépio onde Jesus faça questão de nascer.
Boas festas, Feliz Natal!
Por Deodato Gomes Costa
Que texto lindo! Vc analisou cada detalhe. Que todos possam enxergar com os seus olhos a beleza do Natal e renascer para praticar o bem.
ResponderExcluir