Para revermos as diretrizes pedagógicas e de funcionamento da Escola João Beraldo, construída coletivamente e consolidada em um Contrato Docente a equipe de professores, especialista e direção da escola promoveu no último dia 18-05-19, sábado, uma reunião técnico pedagógica. O encontro teve também o objetivo de proporcionar formação pedagógica, sendo também uma oportunidade para refletirmos sobre as nossas atribuições e nosso papel enquanto profissionais da educação.
As reuniões é uma forma de aproximação entre a teoria e a prática, pois se concebe a formação continuada como espaço de reflexão crítica e coletiva da nossa problemática, com momentos de vivências e troca de experiências, o que propõe novos desafios, e remete a nossa realidade escolar.
Na reunião revimos o nosso CONTRATO DOCENTE, refletindo sobre o uniforme do professor, a função do crachá, a pontualidade e a assiduidade, assinatura de ponto, o cumprimento dos 50 minutos de aula, a inserção no Diário Escolar Digital (DED) da frequência e da matéria lecionada, o Planejamento Anual, os momentos de permissão para alunos visitarem banheiro e tomarem água, os projetos interdisciplinares, a formatação de provas, o modelo de questões de prova, a ausência da sala de aula, por isso a necessidade da garrafinha para professor tomar água, a ética profissional, o compromisso ao aplicar a prova do colega, as atribuições do professor referência, a organização da sala de professores, a entrega da sala de aula organizada para o próximo colega, ameaças verbais ao aluno, cuidados com os equipamentos, o uso da sala de cinema, a proibição do uso do celular docente em horário de aula que não seja pedagógico, chave da sala de livros didático, o acompanhamento à escovação, a tempestividade do registro de notas no diário Escolar Digital (DED), a participação na equipe de formatura.
Organizamos o atendimento do ofício nº 19/2019, criando o Dever de Casa, quando atenderemos a organização de um Plano de Estudos voltados aos alunos rurais que não compareceram à escola no período de 07-02 a 11-03-2019, quando o transporte escolar não funcionou.
Na reunião construímos o PGDI juntamente com todos os professores, incorporando o nosso Contrato Docente.
Todos as peças utilizadas na reunião
Todos as peças utilizadas na reunião
Estudamos sobre o TDAH, quando assistimos a palestra do Dr. Marco Antônio Abud, com o objetivo de nos instrumentalizarmos sobre o assunto. Vamos mapear na escola todos os alunos que apresentam os três comportamentos que caracterizam o TDAH, conforme as explicações do Dr. Marco Abud: desatenção, hiperatividade e impulsividade, para estabelecermos um diálogo com os pais sobre a necessidade de que os mesmos busquem ajuda de um médico neurologista ou um psiquiatra para seus filhos.
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