Os problemas oftalmológicos, como dificuldade de enxergar que deparamos todos os dias na escola, é fator de baixo desempenho de estudantes em sala de aula. Problemas de visão podem provocar inclusive o abandono escolar. Para contribuir com a qualidade do aprendizado e facilitar o acesso ao diagnóstico precoce, a Escola João Beraldo recebe quinta feira dia 27 de Junho de 2019, técnico para realizar uma triagem junto aos estudantes que identificará alunos com algum tipo de problema na visão e que portanto necessita ser atendido por especialista.
O objetivo é contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, a partir da prevenção e da identificação entre os nossos alunos de situações e problemas que justificam uma consulta oftalmológica. Será realizada por meio de um teste simples utilizando a escala de sinais e será feita por um técnico devidamente treinado e adequadamente qualificado. Os casos de visão diminuída identificados na triagem serão encaminhados à consulta oftalmológica com o Dr. Guilherme Dalfior de Belo Horizonte, por meio de um contato estabelecido com a família estudante.
Boa ações precisam ser divulgadas.
Lembramos aqui o relevante trabalho desenvolvido pelo Sicoob Carlos Chagas que ofereceu atendimento oftalmológico a alunos de até 10 anos de idade matriculados da rede pública estadual e municipal de Carlos Chagas e região.
Assim que era detectado alteração visual a criança era levada à consulta com o oftalmologista e, se fosse o caso a instituição fazia a doação do óculos. Conforme pesquisado, o trabalho atendeu 6.429 alunos, ou seja, muitas crianças, de 54 escolas da rede pública de ensino, em seis municípios. Foram 1.495 crianças encaminhadas, que diagnosticaram em 302 delas a necessidade do uso dos óculos, doados pelo Banco. Houve reconhecimento da atitude cidadã do Banco por este trabalho que inclusive recebeu prêmios a nível nacional.
![]() |
Mafran falando sobre o Projeto que garantiu óculos para mais de 300 crianças |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos pela sua visita!