Vamos dominar esta prática que promove a escuta atenta e colabora para que os conflitos se resolvam de forma mais empática e eficaz. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, oferta o treinamento para os profissionais de educação que estão distribuidos em 4 grupos para participarem de 3 encontros com especialistas neste assunto capital para nossas Escolas.
É um chamado a todos os colegas para uma séria refexão sobre esse tema que está tão em alta: comunicação não-violenta (CNV) e que muito auxilia na melhora dos nossos relacionamentos interpessoais nas Escolas e em nossas famílias.
Segundo o psicólogo americano Marshall Rosenberg, autor do livro referência nessa área, trata-se de uma prática baseada em habilidades de linguagem e de comunicação, que nos apoia na maneira como nos expressamos e ouvimos uns aos outros. Um dos pilares da CNV é a escuta, que ocorre de maneira estruturada, planejada, e que ultrapassa aquilo que emerge da situação vivida, resgatando seu histórico e as oportunidades de aprendizagens a partir dali.
Resenha da obra:
• entregar-se de coração aos relacionamentos e se libertar dos condicionamentos e dos efeitos de experiências passadas;
• identificar e expressar sentimentos;
• expressar a raiva de forma não violenta;
• transformar padrões negativos de pensamento;
• resolver seus conflitos com os outros de forma pacífica;
• criar relacionamentos interpessoais baseados em respeito mútuo, compaixão e cooperação.
Nesta nova edição, que conta com um capítulo inédito sobre mediação e solução de conflitos e prefácio de Deepak Chopra, Marshall Rosenberg consolida seu trabalho, reconhecido mundialmente, e compartilha com a gente ensinamentos testados e comprovados na prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos pela sua visita!