Clique na imagem acima, para ver mais fotos.
Estive na Secretaria às 6:30 e 12:30 desse domingo último, dia 23 de Outubro, para conferir e despachar os jovens que foram para Nanuque fazer o Vestibular Seriado da UFVJM. A Prefeitura disponibilizou o ônibus.
Nesse ano de 2022, um total de 44 alunos se motivaram para fazer a prova do vestibular seriado-SASI. Esta avaliação por etapa é a grande oportunidade que o jovem tem de ingressar na UFVJM, Universidade Pública e Gratuita, que oferece vários cursos nas áreas de saúde, exatas e humanas.
O Enem assusta o jovem porque fica dependendo do resultado de uma única prova para conquistar uma vaga na Federal, ao passo que pelo SASI essa preocupação se divide em 3 etapas. A Universidade criou o SASI, exatamente para avaliar o estudante ainda quando estiver cursando o Médio, oportunizando ao mesmo participar de 3 provas, no 1º, 2º e 3º ano, de forma menos estressante e acumulando a nota que somada em resultado final, possibilita mais chance de ingresso nos seus cursos.
É um modelo de vestibular que divide a preocupação do jovem em 3 etapas sem ter que apostar o seu destino acadêmico todo em em uma única prova.
Este ano a prova está sendo em Nanuque em função do baixo número de inscritos, penso que muito pelo reflexo ainda da pandemia.
Embarcamos: 31 estudantes da Souza Norte, 4 da Cooeducar, e 7 da Escola João Beraldo além de 2 estudantes que já haviam concluído o Ensino Médio.
Os estudantes do Ensino Médio precisam entender a importância do SASI e o quanto fica mais fácil ingressar na Federal, a partir desse processo seletivo. E todos nós precisamos trabalhar na sensibilização sobre a relevância desse certame, para que mais jovens da nossa cidade possa beneficiar desse processo e assim aumentar as inscrições no SASI e a prova volte a ser aplicada novamente aqui em Carlos Chagas.
Por Deodato Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos pela sua visita!