Queria lembrar neste 20 de novembro o grande ensinamento de Nelson Mandela:
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem, ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar".
Atividades:
https://drive.google.com/file/d/1cbo2mxpebP3pcX66E0hRt2Sc6e00pQbk/view
Por este posicionamento percebemos a importância do papel da Educação para a construção de uma sociedade onde exista a igualdade racial. Tá muito além de uma posição moral, individual. O problema do racismo no Brasil é estrutural. A falta de acolhimento, empatia e a violência de que são vítimas muitas crianças e jovens devido a sua cor tem implicações diretas nos resultados educacionais.
Hoje é dia de lembrar do 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Celebramos e relembramos a luta dos negros contra a opressão no Brasil. Na rede municipal de ensino de Carlos Chagas esta é uma data, sobretudo, de resistência e também estratégica para apresentar as ações realizadas durante todo o ano letivo para a construção de escolas antirracistas. O cumprimento da Lei 10.639/03 é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. E neste sentido, as escolas têm papel crucial na luta pela igualdade racial.
Por Deodato Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos pela sua visita!