Mais um passo para o retorno da ferrovia Bahia-Minas será dado no fim deste mês. Está marcado para amanhã dia 29 o lançamento do Projeto Logístico Caravelas (Ferrovia Bahia-Minas), no município de Caravelas, no litoral-Sul baiano. No dia seguinte, será a assinatura do contrato de adesão e lançamento do marco inicial do projeto pela empresa Multimodal Caravelas (MTC), às 10h, na praça principal de Ponta de Areia.
O consultor da empresa, Fernando Cabral, informou que a próxima etapa é a licitação que contempla o projeto do trajeto. “Já estamos recebendo as propostas. Acredito que no máximo em dois meses já devemos ter selecionado a empresa”, disse. Em seguida, será a fase do licenciamento ambiental.
Ele contou que o trajeto, que fará a ligação entre Caravelas e a mineira Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, terá alteração na comparação com o da antiga ferrovia criada em 1881. A previsão é que a estrada de ferro passe pelas mesmas cidades, mas com adaptações, já que em muitos casos não tem como a estrada de ferro passar na sede dos municípios como acontecia antigamente.
A ferrovia, que contará 500 quilômetros, deve ser reconstruída e ter trechos reativados após 57 anos da interrupção. Em 1966, a estrada de ferro foi desativada por não garantir mais o lucro esperado no transporte de madeira e café.
Cabral observou que o cenário econômico hoje é bem diferente e animador, em especial, no Norte de Minas, com a extração de lítio, elemento utilizado na fabricação de baterias elétricas e considerado estratégico na transição para uma economia de baixo carbono, na qual os carros com motores a combustão seriam substituídos por veículos elétricos. “Para ter ferrovia, é essencial que haja carga para transportar”, frisou.
De fato, o Vale do Jequitinhonha tem sido o destino de investimentos do segmento de lítio e já começa a ser conhecido globalmente como “lithium valley”. E há, inclusive, uma proposta na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para criar o Polo Minerário e Industrial do Lítio nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.
Passageiros
Além do transporte de cargas, o consultor da Multimodal Caravelas conta que existe a possibilidade de a ferrovia oferecer transporte de passageiros.
A MTC, com sede na capital mineira, recebeu a autorização para a construção e exploração da estrada de ferro pelo prazo de 98 anos. A informação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de fevereiro deste ano.
A perspectiva é de que a fase de projeto e de licenciamento ambiental leve de um a dois anos. “Concluídas essas etapas, aí vem a execução”, diz Cabral. O investimento previsto na ferrovia Bahia-Minas é da ordem de R$ 8 bilhões e deve contar com o suporte de investidores europeus e asiáticos.
De acordo com o consultor, a Multimodal Caravelas tem planos de oferecer serviços logísticos que contemplem a estrada de ferro Bahia-Minas, além do porto e aeroporto, em Caravelas. Também está incluída a implantação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE)
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