Certamente a mensagem que está contida nesta imagem é profunda e cheia de insights valiosos sobre a jornada de cada um de nós para o reconhecimento e sucesso. A Proposta é transformá-la em uma dinâmica envolvente e reflexiva para uma reunião com diretores de escola. A dinâmica será dividida em três partes principais: 1-Introdução, 2-Atividade em Grupo e 3-Reflexão Final. Vamos lá então:
1-Introdução
Apresentação da Imagem: Imprima a imagem do garoto no iceberg com as palavras mencionadas e entregue a cada um dos gestores. Levante brevemente algumas questões sobre o que a imagem representa. Aqui vão algumas sugestões de questionamentos para introduzir e motivar a reflexão:
Reconhecimento Visível: O que você vê na parte visível do iceberg? Como isso se relaciona com a forma como a sociedade geralmente percebe o sucesso e o reconhecimento?
Esforço Oculto: Quais elementos estão escondidos abaixo da superfície do iceberg? Como eles se relacionam com sua própria jornada para o sucesso?
Equilíbrio entre Visível e Invisível: Como a imagem equilibra o que é visível e o que é invisível? O que isso nos diz sobre a importância de valorizar tanto o processo quanto o resultado?
Metáfora do Iceberg: Por que você acha que o iceberg foi escolhido como metáfora? Como ele simboliza a complexidade da jornada para o reconhecimento?
Desafios e Obstáculos: Quais são alguns dos desafios e obstáculos que podem estar escondidos abaixo da superfície em sua própria vida? Como você os superou ou planeja superá-los?
Empatia e Compreensão: Como a imagem pode nos ajudar a ser mais empáticos e compreensivos com as jornadas de outras pessoas? Como podemos aplicar essa compreensão em nossas interações diárias?
Influência da Sociedade: Como a sociedade e a cultura influenciam nossa percepção do sucesso e do reconhecimento? O que podemos fazer para mudar essa percepção e valorizar mais o esforço e a dedicação?
Reflexão Pessoal: O que está por trás do seu próprio "iceberg" do reconhecimento? Como você pode garantir que valoriza e celebra o processo, e não apenas o resultado final?
Educação e Liderança: Como líderes educacionais, como podemos ensinar e encorajar os alunos e professores a entender e valorizar a jornada, e não apenas o sucesso aparente?
Cultura de Apoio: Como podemos criar uma cultura em nossas escolas e comunidades que reconheça e apoie as jornadas invisíveis que levam ao reconhecimento e sucesso de alunos e professores?
2-Atividade em Grupo
Divisão em Grupos: Divida os participantes em grupos pequenos e distribua cartões com as palavras "noites sem dormir, treino, perseverança, esforço, críticas, falta de apoio, medo, iniciativas e erros".
Discussão em Grupo: Peça aos grupos para discutir como essas palavras se relacionam com suas próprias jornadas profissionais e pessoais. Eles podem compartilhar histórias e exemplos.
Criação de Icebergs: Forneça papel e canetas e peça aos grupos para desenhar seus próprios icebergs, colocando o que eles consideram ser seu "reconhecimento" na parte visível e as palavras dos cartões (ou outras que escolherem) na parte submersa.
Apresentação dos Icebergs: Cada grupo apresenta seu iceberg e explica o significado das palavras e imagens escolhidas.
3-Reflexão Final
Discussão Aberta: Abra uma discussão sobre o que foi aprendido, o que surpreendeu os participantes e como eles podem aplicar esses insights em suas escolas e vidas.
Compartilhamento de Reflexões: Peça aos participantes para escrever ou compartilhar verbalmente o que está por trás de seu "iceberg" do reconhecimento, como sugerido na mensagem.
Compromisso com a Empatia: Encoraje todos a se comprometerem a ser mais compreensivos e empáticos com as jornadas de outras pessoas, tanto em suas escolas quanto em suas vidas pessoais.
Conclusão
Encerramento: Agradeça a todos pela participação e reflexão. Reitere a importância de valorizar o processo e não apenas o resultado, e encoraje-os a levar essas lições para suas escolas e comunidades.
Faça a leitura do texto que se encontra neste link:http://www.informativogirassol.blog.br/2023/07/a-imagem-do-garoto-em-pe-na-ponta-do.html
Esta dinâmica promove uma reflexão profunda e conexão entre os participantes, permitindo que eles explorem suas próprias jornadas e aprendam uns com os outros. É uma excelente maneira de fortalecer a cultura de apoio e compreensão dentro do ambiente educacional.
Clique aqui e acesse as peças da dinâmica
Professor Deodato Gomes Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos pela sua visita!