Páginas

PÁGINAS

domingo, 29 de setembro de 2024

Setembro Azul 2024: um marco na inclusão para criação de uma Comunidade Surda em Carlos Chagas!


                         As fotos que fizemos estão aqui para voc~e visualizar

O gesto que fizemos para a foto está explicado depois da reportagem.¹

O Setembro Azul de 2024 ficará marcado na memória de nossa comunidade, com importantes ações que trouxeram conhecimento e comprometimento em prol da inclusão dos surdos. Entre os destaques, o Seminário “Compreendendo as Diversidades da Surdez: Avançando para uma Sociedade Inclusiva e Sem Preconceitos” que participamos em Teófilo Otoni e que reuniu diversas lideranças e participantes engajados na causa.

Rejane Faustina, única intérprete de Libras de Carlos Chagas, desempenhou um papel essencial, envolvendo a todos com sua dedicação. O evento contou com a participação do Presidente da Câmara, Sr. Ronaldo Barreto de Souza, que durante as discussões destacou a necessidade de políticas públicas voltadas à acessibilidade e inclusão da comunidade surda.

Histórias de superação também inspiraram os presentes, como a de Maria dos Anjos, que relatou sua experiência na criação de seu filho Diego, hoje vivendo de forma autônoma em Belo Horizonte. Rejane Faustina e Rejane, funcionária surda da Indiana em Carlos Chagas, também compartilharam suas vivências e reforçaram a importância da inclusão.

Enquanto Teófilo Otoni já conta com a Associação de Surdos (ASTO), Carlos Chagas ainda enfrenta desafios. Dos 14 surdos identificados no município, apenas um concluiu o ensino médio, e muitos vivem em isolamento social. A mobilização para integrar essas pessoas é urgente.

O seminário, realizado no auditório da Escola Irmã Maria Amália no dia 27 de setembro, às 19h, foi uma oportunidade valiosa para conscientizar e mobilizar a sociedade em torno dessa causa fundamental.

A participação de todos foi essencial e nos deixa com a certeza de que avançar na inclusão é o único caminho.

¹O gesto que nós fizemos para a foto significa “Eu te amo, na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O sinal tem origem na Língua Americana de Sinais (ASL), onde o dedo mínimo representa a letra I e os dedos indicador e polegar, juntos, a letra L. Já os dedos indicador e polegar esticados, ao mesmo tempo, representam a letra Y.

Essas três letras juntas (ILY) são as iniciais das palavras que formam a frase I love you, que significa “eu te amo”, em inglês. Apesar de a origem ser estrangeira, o sinal tem o mesmo significado no Brasil. Por isso, é usado pela comunidade surda para indicar que sente amor por algo ou alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela sua visita!