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domingo, 20 de outubro de 2024

Fichamento - Capítulo 1: "A Escola como Ambiente Humano e Lugar de Humanização"


Fichamento - Capítulo 1: "A Escola como Ambiente Humano e Lugar de Humanização"

Referência:

Charlot, Bernard. Educação ou Barbárie. São Paulo: Cortez, 2020.

Tema Central:

Este capítulo discute a escola como um ambiente humano e como um lugar de humanização, destacando o papel fundamental da educação na construção da dignidade humana e no desenvolvimento do ser humano.

1. Escola como Lugar Humano:

- A escola é comparada a outros espaços sociais (família, ruas, lojas), onde o respeito à dignidade humana é primordial.

- Tratamento humano envolve o respeito à dignidade de todos os envolvidos, sejam alunos, professores ou funcionários.

- O autor problematiza a noção de "amor" na escola, preferindo o conceito de "simpatia antropológica", que remete ao respeito básico entre seres humanos.

- Na perspectiva de aprendizado, a escola humana é aquela que respeita a "equação pedagógica fundamental": Aprender = Atividade Intelectual + Sentido + Prazer. Ou seja, a aprendizagem deve fazer sentido para o aluno e gerar prazer.

2. Escola como Lugar de Humanização:

- A escola é um espaço único para a humanização, onde o ser humano, embora já nasça "hominizado" (membro da espécie Sapiens), precisa ser "humanizado" através da educação.

- O processo educativo insere o indivíduo no patrimônio cultural acumulado pela humanidade, transcendendo espaço e tempo.

- A escola permite o acesso a conhecimentos e mediações técnicas, simbólicas e sociais, essenciais para a participação no mundo humano.

- Charlot argumenta que a educação é uma barreira contra a barbárie, que se caracteriza pela recusa em reconhecer a humanidade do outro.

- A escola tem o dever de preparar os jovens para os desafios do futuro, incluindo questões ecológicas, tecnológicas e sociais, e deve se opor à ciberbarbárie e ao negacionismo.

Conclusão:

O autor conclui que, para ser um verdadeiro lugar de humanização, a escola deve romper com o modelo que apenas visa preparar para o mercado de trabalho, e deve promover uma "Nova Utopia Antropológica" que inspire os jovens a se envolverem na aventura humana e intelectual.

Citações Relevantes:

- "Aprender = Atividade Intelectual + Sentido + Prazer".

- "A educação é humanização, enquanto a barbárie é a recusa de reconhecer o outro como sendo plenamente humano."

Reflexão Crítica:

Charlot apresenta uma crítica ao modelo educacional atual, que se preocupa mais em formar trabalhadores do que em formar seres humanos. Ele propõe uma reflexão profunda sobre a missão da escola, que deve ser vista não apenas como um espaço de aprendizado técnico, mas como um ambiente para o desenvolvimento integral do ser humano.

Acesse o artigo do Charlot que foi fichado aqui:https://drive.google.com/file/d/1lSN4qOAgV4I3tSrfze0n8QfTVpnQdUoD/view?usp=sharing

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